terça-feira, 24 de novembro de 2009

São assim os nossos privados! Privadíssimo é o encosto de cada um ao Estado. O liberalismo à portuguesa.(PB)
Crise pode voltar se Estado retirar apoios, diz Francisco van Zeller
(JN) 24.11.09 O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) considerou hoje que "há o perigo de se regressar à crise" se forem "retirados os apoios" do Governo às empresas.
Em declarações à Agência Lusa, à entrada para o III Encontro Ibero-Americano de Interlocutores Sociais e referindo-se aos indicadores económicos positivos, Francisco Van Zeller disse que ainda "não é seguro [retirar os apoios] e é preciso manter muita atenção".
É preciso "manter os apoios que estão no lugar, porque se se retiram os apoios há o perigo de se regressar à crise", acrescentou.
O presidente da CIP manifestou, no entanto, a convicção de que se está muito melhor do que há seis meses.
Quanto à criação de emprego, Van Zeller considerou que a economia não vai gerar mais emprego do que aquele que se perde antes de um crescimento acima dos 2,5 por cento, o que atira a redução da taxa de desemprego apenas para depois de 2011, dado que as últimas previsões económicas apontam para um crescimento de 0,3 por cento em 2010 e de 1,5 por cento no ano seguinte.
Uma das soluções para atenuar o desemprego dos mais jovens que é defendida pelo 'patrão dos patrões' é a substituição dos empregados "mais velhos por desempregados jovens, normalmente mais qualificados, dando-lhes reformas antecipadas", afirmou o presidente da CIP.

Sem comentários: