terça-feira, 24 de novembro de 2009

Veremos...
Sócrates afasta qualquer aumento de impostos
(JN) 24.11.09 Primeiro-ministro diz que não haverá aumento de impostos, frisando que a proposta de Orçamento do Estado para 2010 terá como prioridades o emprego e o crescimento económico.
José Sócrates falava aos jornalistas após inaugurar uma central fotovoltaica do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, no concelho de Loures.
Nas últimas intervenções públicas, o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, tem admitido que Portugal necessitará de aumentar os impostos para reduzir o défice (estimado em oito por cento em 2009) até 2013.
"A principal preocupação da política económica do Governo é a recuperação económica e o emprego. Nesse sentido, não é compaginável com esses dois objectivos um aumento de impostos", declarou o primeiro-ministro.
Fonte do executivo adiantou à Agência Lusa que o programa do Governo afasta qualquer aumento de impostos até ao final da legislatura, em 2013.
Perante a insistência dos jornalistas sobre a evolução da carga fiscal em Portugal, José Sócrates reiterou que "não haverá aumento de impostos, porque a prioridade deste orçamento e dos próximos tempos será, sem dúvida, o crescimento económico e o emprego".
"Pelo contrário, se o Governo tivesse margem, a sua política até seria no sentido de diminuir os impostos para estimular a crescimento económico e o emprego", acrescentou.

Sem comentários: