terça-feira, 5 de outubro de 2010

Standard & Poor's prevê recessão em 2011 em Portugal
(JN) A Standard & Poor's prevê que o produto interno bruto (PIB) português sofra uma contracção de 1,8% em 2011 e estagne em 2012.
A agência de notação financeira, citada pela Bloomberg, justifica esta previsão de 2011 com a "expectativa de que o consumo venha a ser penalizado pelo aumento da carga fiscal e pela escassez de crédito na economia portuguesa".
O Governo português prevê para o próximo ano um aumento de 0,5% do PIB.
"As medidas de consolidação orçamental para 2010 e 2011 anunciadas por Portugal na semana passada representam, na nossa opinião, um passo crucial para estabilizar o rácio de dívida face ao PIB do país", considera a agência de notação financeira.
Neste sentido, a Standard & Poor's elogia os cortes nos salários da função pública e o aumento do IVA de 21% para 23%.
Relativamente a 2010, a Standard & Poor's assinala que a metodologia que utiliza para avaliar défices estatais não toma em consideração a transferência dos fundos de pensões da operadora (Portugal Telecom) para a Segurança Social.
De acordo com o relatório da agência de notação financeira, Portugal terminará o ano com um défice de 8,8%, um valor superior ao estimado pelo Executivo de 7,3%.
A agência tem uma notação "A-" para a dívida portuguesa, a qual continua "sob vigilância negativa".

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem empresta dinheiro aos bancos para estes emprestarem dinheiro aos paises?Como é que o banco europeu podeemprestar o dinheiro do povo europeu aos bancos a 1% e depois esses mesmos bancos com o nosso dinheiro irem cobrar-nos mais 5% ? temos que demitir alguém e esse alguém é quem está á frende do banco central europeu...No minimo exijam aos bancos cinco por cento ou financiem os paises directamente...