terça-feira, 14 de setembro de 2010

Na delegação do Porto do PS, antiga Federação Distrital, mais disparate menos disparate, a regionalização está na ordem do dia até... ao próximo dia 8 de Outubro. Encerrada a disputa interna nas urnas (e nos chapéus), quem vai para urna é de novo a regionalização, tal como nos últimos anos... Não passa de fogo de artifício... Até porque o Reichfuhrer não deixa e a malta é sensata... PB
Dirigente socialista quer região-piloto no Norte
(JN) Hoje Carla Soares
As declarações do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, contra a existência de uma região-piloto antes de um referendo à regionalização mereceram, ontem, segunda-feira, o repúdio de Afonso Lobão, dirigente do PS/Porto e membro da Comissão Nacional, para quem o Norte deve ser a região experimental.
E também de Rogério Gomes, presidente da Urbe (Associação Nacional do Ambiente e Organização do Território), que sugeriu ao PS que encontre alguém “mais qualificado para discutir estas questões”.
José Junqueiro esteve anteontem na “rentrée” do PS de Valongo, onde Afonso Lobão foi candidato à Câmara. Ao JN, este dirigente disse que “o processo de regionalização não avança porque não há vontade política”.
Contestando a posição transmitida ontem, ao JN, pelo secretário de Estado, disse concordar com a criação de uma região-piloto até para demonstrar as vantagens da reforma à população. E defendeu que “seria melhor no Norte, pelo grande consenso político” que existe. A José Junqueiro acusou de “querer lançar areia para os olhos”.
Também a posição de que todas as regiões devem avançar em simultâneo mereceu críticas de Rogério Gomes, organizador da conferência sobre territoriais que, amanhã, decorre em Sintra.
O investigador, que já defende uma ou mais regiões-piloto antes de um novo referendo, considera ser “uma tristeza que, perante uma proposta de região-piloto” e numa matéria “tão importante como a regionalização”, alguém, “cujo papel deveria ser o de receber propostas e opiniões”, tente, pelo contrário “fechar o debate” e “insultar” as pessoas que têm visões diferentes. Rogério Gomes considera que não faz sentido “lançarmo-nos, com a irreflexão que o secretário de Estado propõe, numa aventura”.
Critica ainda a sua postura “de chefe de secretaria que só sabe olhar para a lei existente”.

2 comentários:

Anónimo disse...

estou de acordo com o dirigente do ps.esse secretário de estado é uma abecula.

Anónimo disse...

É tudo guerra interna, o Lobão ficou a dormir quando ele lá foi e o Renmato obrigou-o a dizer aquelas coisas porque a abecula como diz o anónimo anterior apoia o outro candidato