domingo, 5 de setembro de 2010

ETA anuncia cessar-fogo
A ETA anunciou hoje, domingo, um cessar-fogo numa mensagem que foi transmitida pelo canal televisivo britânico BBC, noticia a edição online do jornal espanhol El Pais.
A mensagem da ETA foi transmitida pelo canal britânico BBC
Esta decisão, segundo o site da BBC, com base no vídeo que a organização separatista basca enviou, terá sido tomada "há alguns meses" com vista a "pôr em marcha um processo democrático".
Segundo o texto do vídeo divulgado pelo jornal espanhol El Mundo, a ETA "reafirma o compromisso com uma solução democrática (...) para que, através do diálogo e da negociação, os cidadãos bascos possam decidir o futuro de forma livre e democrática".
"Se o Governo de Espanha quiser, a ETA está disposta, hoje como ontem, a chegar a acordo sobre os mínimos democráticos necessários para empreender o processo democrático", adianta.
A organização separatista basca considera que a solução da autonomia está "esgotada" e que "chegou a hora de o povo basco realizar a mudança política".
"O Estado espanhol está ciente de que a Euskal Herria [País Basco em basco] está numa encruzilhada e que ainda pode optar pela independência. Daí semelhante ofensiva fascista. Querem que as condições de mudança política apodreçam na desesperança do bloqueio: desviar o debate político para evitar a resolução democrática e afogar o desejo popular nesta situação de emergência", considera.
A organização separatista basca apela ainda à comunidade internacional "para que responda com responsabilidade histórica à vontade e compromisso da ETA, para que participe na criação de uma solução duradoura, justa e democrática para este secular conflito político".
Aos cidadãos bascos, a ETA apela a que se "envolvam e continuem a luta. Cada qual na sua área, cada um com o seu nível de compromisso". "(...) para que com a inundação composta pelo conjunto das gotas de todos possamos derrubar o muro da negação e dar passos irreversíveis no caminho para a liberdade", adianta.
Termina dando vivas ao "País Basco Livre", ao "País Basco Socialista", "até conseguir a independência e o Socialismo".
A ETA, que nos últimos meses tem estado sob pressão com a prisão de vários dirigentes, causou mais de 800 mortos em quarenta anos de luta violenta pela independência do País Basco.

4 comentários:

Pedro Aroso disse...

Mas será que alguém ainda acredita nos anúncios de cessar-fogo da ETA? Já todos sabemos que isto são apenas manobras de diversão (recorrentes) para reorganização das brigadas terroristas.

GAVIÃO DOS MARES disse...

Vai haver operacionais da ETA no desemprego.
O partido do norte poderia contratá-los e aproveitar o seu know-how para criar e treinar (no parque da cidade, p.e.)as "brigadas das tripas".
Eis uma janela de oportunidade para impor ao poder centralista de Lisboa, que nos esmaga e asfixia, um calendário de negociações.

Viva P.B., o lehendakari da Foz!!!
Viva!!!

Ant. Machado disse...

Gavião do Mares, és um pobre idiota!

GAVIÃO DOS MARES disse...

Machado és tu o poeta sevilhano re-encarnado?

Se és, fico envergonhado!
Se não és... vai camiñando e haciendo camiño. Faz-te falta.