domingo, 24 de maio de 2009

Sabiam que Paulo Casaca, de longe o melhor deputado socialista português ao Parlamento Europeu, o 3º deputado mais produtivo dos 920 deputados do PE, um homem com um curriculum de intervenção política no PE absolutamente fabuloso em defesa dos direitos humanos e da justiça, recusou integrar a actual lista de deputados ao PE, por considerar tal condição incompatível com a de candidato à presidência da Câmara de Ponta Delgada, uma autarquia nas mãos do PSD desde 2001 e que poderá ganhar apenas com muita dificuldade? (PB)
O trabalho http://www.parlorama.eu/, apresentado hoje de manhã (22 de Abril) em conferência de imprensa no Parlamento Europeu em Estrasburgo, coloca Paulo Casaca no pódio dos melhores deputados europeus.
O deputado açoriano é o primeiro entre os portugueses, o primeiro entre os socialistas e o terceiro num universo de 920 deputados que exerceram actividade total ou parcialmente durante esta legislatura (2004-2009) por um período de mais de noventa dias. (...)

15 comentários:

Micaela disse...

Se fosse de Ponta delgada mesmo que não fosse do PS votava no paulo casaca de olhos fechados... Quantos politicos havera assim em P?ort8ugal?

Pedro Aroso disse...

É bom saber que no PS também há gente honesta.

Manuel Silva disse...

POUCOS...MUITO POUCOS...Quase em extinção...lamentável.

Deolindo disse...

Esta, a política como o Paulo Casaca faz, é a que vale a pena e a que ajuda um povo. Por isso o povo vai conficar nele mais cedo ou mais tarde. Quem joga em dois tabuleiros para ter sempre a garantia do mais rentável é oportunista e uma vergonha para a política. Anda tudo cheio desta gentalha que se apropriou da revolução e a destrui dando razão a quem dizia que as revoluções são feitas por idealistas em proveito de oportunistas.
O pior é que a seguir ao Parlamento Europeu vem pior. Vêm os candidatos às Câmaras que querem ser ou continuarem a ser candidatos a deputados à AR ao mesmo tempo, podendo até, se o Cavaco quiser, irem a votos no mesmo dia! Será, no distrito, o caso da Joana Lima na Trofa, da Isabel Santos ewm Gondomar, quiçá do Joaquim Couto em VN Gaia, não sei se mais algum deputado candidato a vereador...
Ora o PSD já rejeitou que alguém pudesse ser candidato a deputado e às câmaras, princípio que há uns 4 anos iluminava o PS, embora fossem feitas muitas excepções para amigos especiais, como o José Luís Carneiro ou o famoso Manuel Pizarro que, mal pôde, atirou-se logo ao terceiro tabuleiro, o do governo, mandando às malvas não só a Câmara do Porto como quem o lá pôs.
A questão política prática é a seguinte: querem dar a ascensão moral ao PSD dentro da luta partidária portuguesa? Querem pôr o PSD ( e talvez os outros?)como o partido dos virtuosos e o PS como o dos mamas?
Se querem, está bem! Claro que isso terá repercurssões eleitorais, uma vez que o caso da Elisa, por exemplo, não há quem não fale da acumulação de candidaturas como o ponto principal e o aspecto mais fraco.
Não venham é dizer que ninguém falou do assunto.
Nem venham falar do passado!
FRelizmente a exigência dos cidadãos em relação à política aumentou e aumentará sempre na razão directa dos sinais de degradação moral e oportunismo que os agentes vão dando.
O resto é conversa.
Se o PS quiser aparecer como um partido podre só tem que apresentar muitos candidatos a câmaras ( presidência ou vereação)que, ao mesmo tempo, para o caso da coisa falhar, vão respaldados na garantia de lugar da Assembleia da República.
Ora respaldo, respaldo, actualmente, só nos Centros de Emprego. Bem sei que as condições não são fáceios mas até foi o PS que legislou e em muitos aspectos bem.

José Silva disse...

É lamentável o que aqui se permite contra o PS. Os ladrões e desonestos estão no PS.
Quem roubo nos bancos foi o PS e o governo de Sócrates?
Quem fez as aldrabices no BPN, BPP, BCP, Portucale, Furacao, Submarins, foi o PS e o governo de Sócrates?
Quem criou o desemprego foi PS e o governo de Sócrates ou a CRISE provocada pelos neoliberais dos EUA e dos governos da UE ( dos 27 19 são neoliberais).
É lamentável que se cheguem a comentários destes a denegrir os militantes do PS que são tanto ou mais honestos que os outros.
A Ferreira Leite já explicou como negociou a venda de impostos ao City Group e quanto custa aos nossosimpostos?
Paulo Portas já explicou para que servem os submarinos?
Os 5 ex-ministros de Cavaco no BPN já explicaram como deixaram chegar o banco à ruina?
O BE já explicou se é marxista, troskistas, albanês ou estalinsta?
O PCP continua a apoiar a "democracia" da Coreia do Norte?
Que socialistas estes que aqui comenta sem argumentos, sem conteúdo e só para dizer mal do PS e d seu governo.
Lamentavel tratar com gente desta na política.
É desta que deixarei de vir a este Blog.
É mau de mais para ser verdade.

Micaela disse...

Quando o sabio aponta para a lua o pobre de espirito olha para o dedo. Que se hade fazer?

José Silva disse...

Ó D. Micaela não fale com frases feitas.Sabe se Paulo Casaca queria ser candidato? Ou tem outras ambições?
César está no último mandato e não irá até ao fim e precisa de subestituto.
Informe-se.
Olhe para a lista do CDS que os limpou a todos.
E do PP que fez quase uma geral.
E o PCP.

José Silva disse...

Onde está PP era PSD.
Quanto ao pobre de espírito lá saberá a quem serve a carapuça. Eu costumo olhar para o dedo e para a Lua, mas não ando na lua.O dedo faz-me falta ara muita coisa, até para apontar os cobardes que se escondem no anonimato e os scialistas envergonhados.
Sou realista e nao sou ingénuo.

Deolindo disse...

Cobardes que se escondem no anonomato como é o caso do José da Silva.
Acpntece é que o nosso anónimo, precipita-se. Tira conclusões do que não chega a ler! Se lesse com atenção o que escrevi, não dizia que eu dizia o que diz porque eu não digo nada disso antes pelo contrário.
O que pretendi (e fiz) foi um alerta para o PS ganhar a dianteira moral fazendo uma política decente e transparente em relação às candidaturas, não permnitindo acumulações que traem a intenção de voto do eleitorado e por isso desacreditam a política e o partido. A adverti para o perigo de, se o PS não o fizer, essa dianteira passar para o PSD o que seria incrível pelas razõpes que o José da Silva Anónimo expos e por muitas outras razões.
Tome uma camomiloinha e leia as coisas com calma antes de dizer sobre elas o que lhe apetece dizer a propósito do que quer que seja.

José Silva disse...

Ó Deolinda!!!
Eu não critiquei nem li o seu texto. Era a outros anónimos que me referia. Só sabem dizer mal. São como o Jerónimo e a Ferreira Leite. Mas propostas nada. Está quieto.
Quanto aos seus conselhos dispenso-os e enquanto não me cansar digo o que penso e o que quero. E também só leio o que me parece com interesse.
Não me faça rir. Para o PS ganhar a dianteira? De quê?
Há quatro anos que não há uma sondagem que coloque o PS fora do 1º. lugar.Os portugueses apostam forte no PS (59%)porque dizer não ter alternativa. E e verdade.
Com erros, mas com muita coisa certa, mexeram onde nimguém mexeu.
Têm, é que governar mais à esquerda para resolver os problemas do desemprego, da pobreza e dos idosos.
Uma sociedade mais justa é a que sabe destribuir melhor a riqueza.
Para terminar e o que me mete confusão, é que quem aqui escreve só vê defeitos no PS e no seu governo. Os outros como PSD/CDS que estiveram 14 anos em 25, a governar, não falam.
10 Anos de Cavaco foram uma maravilha. As reformas foram feitas, acabou a pobreza, subiram os salários, não havia desemprego, não houve recessão em 1993, o petróleo nao subiu, o pão foi sempre a baixar, as reformas aumentaram desmesuradamente.
O mal é deste neoliberalismo e desta Globalização selvagem que está a levar o Mundo ara a desgraça.
Quererem culpar o Sócrates e o PS só por brincadeira ou desconhecimento.
Pode não se gostar do homem e do político; pode não se gostar deste PS; pode não se gostar de alguns dirigentes, e eu não gosto, mas só falar mal do PS e do governo já é embirração, para não dizer cobardia.
No dia 7 vamos lá colocar o votinho ara a direita não continuar a mandar na Europa.
Não se deixem adormecer palas palavras simpátidos do novo candidato a líder do PSD.A música agora é outra e muito séria.
Ou mudamos isto agora correndo com a direita, ou vamos ter nova CRISE e muito pior daqui por 5 anos.

Anónimo disse...

O que é o PS ganhar as eleições? É ter 35% quando em 2004 teve 45%? Que indicações dará tal resultado para as eleições de Outubro? Que significa O PS de Sócrates baixar em Outubro de 2009 7 ou 8% quando no tempo do Guterres, sem maioria absuluta em 1995-99, subiu nessa altura para a quase maioria absuluta.
Só pode significar que a maioria absuluta do Sócrates foi má! O mandato dado pelo povo depois da triste espriência do Santana Lopes, não foi aproveitado por Sócrates nem pelo PS, antes foi mal-baratado.
Só poderá significar isto.

José Silva disse...

Ganhar ou perder sem abdicar das convicções. Essá é a regra que se perdeu e deu no que deu. Aqui e na Europa.
Em Democracia ganha-se por 1 voto.
O descrédito nos partidos e nos políticos é responsabilidade de alguns oportunistas e de alguns políticos que se colocam a jeito.
Os partidos são a base regime democrático. Há que os reconduzir ao seu papel.
O que andam por aí são forças secretas e escondidas que manipulam a opinião pública e a levam a acreditar nos escrutínios, nos julgamentos sumários,no descrédito das políticas e dos politicos.
Ser cidadão é ter opinião própria e participar na vida do País.

Deolindo disse...

Se deu no que deu, é nisso que se fala. Não podemos andar a criticar a situação e depois não suportarmos todos os que a criticam, tal como nós, mas sem ser por nossa iniciativa. Nem podemos ter em democracia a veleidade de controlar a critica dos outros.
Oxalá que o Paulo Casaca queira suceder ao Carlos César. Tem toda a legitimidade para essa ambição, pela forma como encara a política hoje e a República precisa de servidores desse tipo.
Não de oportunistas que querem emprego bem pago certinho.E são precisamente estes que à muito abqandonaram qualquer princípio e no caso dos novos até nunca os tiveram.
A candidatura do Paulo a Ponta Delgada rejeitando a do parlamento europeu é um rande momento da democracia. Os que querem ir a duas candidaturas são uma vergonha e fazem o jogo do PSD dando-lhes ascendência moral.
Esta é a verdade límpida mesmo que não se goste dela. Eu tambem não gosto por isso denuncio a situapção...

Anónimo disse...

Vamos acabar com os políticos mamas, carago! O PB tem razão. E ele pode falar porque disse que se fose eleito presidente da Fedraçao não seria deputado nem sairia do Porto. Nunca houve ninguem a falar assim no PS. É preciso espirito republicano mas isso depende de todos, de desmascar os mamas.

Deolindo disse...

Governar à esquerda ou "mais à esquerda" como diz o JS é precisamente fazer o contrário do que fez o Sócrates. Ou pensava que ao ganhar ( no princípio)o apoio de todo o tipo de fascistóides e parte do eleitorado do PSD, isso não se pagava, perdendo a esquerda?
E o pior foram as consequências para o país! Três anos às voltas do défice com brutal subida dos impostos, cortando o investimento publico, estagnando a economia, para nada. Estava tudo preparado para o 4º ano, mas Deus não ajudou.
A política do PS não pode ser esta política de direita. A política do PS tem de ser putra e não passa por José Sócrates antes pelo contrário.