sábado, 30 de maio de 2009

Professora "impedida" de acabar ano lectivo
Mais uma deste país inacreditável. E que, todavia, é o nosso...
Ainda por cima, casos destes, são às dezenas. Tanta guerra contra os professores, contagem do tempo de serviço só até ao dia do pedido de aposentação e não até à aposentação como sempre foi e, no entanto, não foram capazes de impor a obrigatoriedade do professor terminar o ano lectivo na aposentação por idade. Pior, proibição, de acabar o ano a três semanas do fim do ano, quando o professor se dispõe gratuita e voluntariamente a fazê-lo! Cabe na cabeça de alguém? E para que serve uma DRE que nem sequer por uma questãozeca destas se é capaz de responsabilizar, tomando as decisões necessárias, que não serão mais do que a exigência de uma declaração escrita da professora? Fora o resto que nem vale a pena lembrar nesta DREN de má memória? "O país do absurdo", chamava-lhe Adolfo Casais Monteiro... mas referia-se ao fascismo... (PB)
(Público) 30.05.2009, Natália Faria
Os pais da Escola EB 2,3 da Senhora da Hora estão indignados com a Direcção-Regional da Educação do Norte (DREN) pelo facto de esta não ter permitido que uma professora recém-reformada pudesse assegurar as aulas até ao final do ano lectivo. Maria da Conceição Ferraz, professora de Ciências naquela escola, pediu a reforma em Dezembro passado. Esta semana foi informada de que o pedido foi deferido, com efeito a partir de 31 de Maio. Dada a proximidade do fim do ano lectivo, a docente disponibilizou-se para assegurar as aulas até 19 de Junho, de maneira a acompanhar os seus alunos até ao fim. A escola, segundo disse ao PÚBLICO o pai de um aluno, Gabriel Silva, "aceitou de bom grado a disponibilidade da professora". O problema é que a DREN comunicou entretanto que a docente teria obrigatoriamente que se retirar do serviço no final de Maio. "As notas vão ser lançadas hoje [ontem] e, pelo que nos foi dito, os alunos não terão mais aulas. Se e quando for possível, ficam com aulas de substituição", explicou Gabriel Silva. Para este encarregado de educação, "a atitude da DREN é estranha e incompreensível", porquanto a continuidade da professora por mais três semanas "só iria beneficiar os alunos" que, na actual situação, "ficam com menos três semanas de aulas de Ciências". O PÚBLICO tentou, sem sucesso, obter uma explicação da DREN.

11 comentários:

Manuel Silva disse...

Eu também estou em apuros...posso dar o meu NIB?

Anónimo disse...

Esta senhora é a maior vergonha do PS mas se a Ministra a segurou depois de tanta asneira é do mesmo jaez.

Anónimo disse...

Simplíssimo como diz o PB. Os professores passam a só se poderem aposentar efectivamente no final do ano lectivo, sendo-lhes devido à mesma o vencimento e a pensão a que têm direito por força dos seus deanças scontos, tempo de serviço e idade. Quem njão é capaz de resolver isto tão simples, não é capaz de governar. Mostra que o diálogo entre as Finanças e a Educação não funciona. Mau.

Sérgio disse...

É aquela senhora que nem uma frase sabe escrever e é directora de educação? E que antes dava formação? Ao que chegou o desgoverno deste país

Josssé Silva disse...

Há coisas que não se percebem.
A Drª. Margarida não precisava disto para brilhar.
Será ela a culpada a equipa que escolheu que é fraca?
Vamos votar no dia 7 para termos força para exigir mudanças profundas e métodos novos.
Isto não pode andar entregue a Renatos, Victor Babtista e outros que tais.
Mas na bancada das AR Alberto Martins tem de renovar.

Sérgio disse...

Como é que a Margarida brilhava? A apanhar banhops de sol? Drª? Drª em quê? Dr. da Mula Ruça! É ela e só ela que não save escrever uma frase e puseramna à frente da educação do Norte, para lhe pagar ter traído o Narciso. Foi o Renato que a pos lá! A equipa é a dela, uns cromos ridículos como ela, quem tinha competência saiu. Se é por aqui que vamos votar no dia 7, no PS não é de certeza.

Anónimo disse...

A senhora está a coçar o quê?

josant disse...

Att.Sérgio
Desculpe a minha ignorância, mas pergunto: O que tem a ver o "tema" Margarida, com o "tema" EUROPEIAS?.
É por causa destas e de outras (confusões) que hoje se continua a discutir(incompreensivelmente)o "tema" LEGISLATIVAS.
A continuar assim é dispensável fazer campanha para estas, pois tudo é discutido em qualquer lado diáriamente pelo PSD/CDU e BE/CDSPP
Estou certo!...ou estou...errado?

Sérgio disse...

Não tenha dúvidas que no próximo domingo se vai votar como primeira volta das legislativas. Ao eleitorado pouco interessa que estejam no PE os deputados do PS ou do PSD, vão votar é por estarem contra ou a favor do PS ou do PSD no governo, com a agravante que desta vez os dois mais à esquerda contam pelos 20%. Portanto, os resultados de domingo indiciarão muito fortemente os resultados de Outubro em que as eleições são para as legislativas mas toda a gente vota para 1º ministro e governo. Mais, se o PS ganhar por muito pouco, baixando 10% ou mais em relação a 2004, ficará tremido embora fique à frente, mas sem qualquer hipótese (maneira de falar) de maioria absoluta. Se o PS perder, nem que seja por uma décima, nem sequer será o mais votado em Outubro.
Muito importante vai ser o resultado do BE e a forma como ele vai interpertar os resultados. O BE chegou a ter sondagens a dar-lhe 18% e outras a 12%. Depois disso teve uma baixa e isso foram votos que voltaram para o PS. Porquê? So pode ser por o eleitorado não acreditar ainda que sejam parte de uma alternativa. O BE tem de se apresentar como parte de uma alternativa e então será possível manter um score alto e formar governo com o PS.
Algumas pessas vão votar no domingo mas todas as que lá vão e grande parte das que não vão, estão a pensar em Outubro.
Senão ia lá muito menos gente do que a pouca gente que vai. Afinal os cidadãos portugueses alguma vez participaram diretamente na construção europeia? Ou alguma vez poderão aprovar que não haja um salário unico europeu excepto... no parlamento europeu ´´unico lugar em que se aplica o princípio de salário igual para trabalho igual.

josant disse...

Meu caro Sergio
Em tudo o que diz tem razão. Mas c'os diabos, já é mais do que tempo de se situarem as coisas. Isto é: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Só lamento que, passados que estão todos estes anos, continuemos a ser "evangilizados" por pastores com várias doutrinas e quantas mais houver, menos os "crentes" acreditam nelas.
Pergunto: que sabe a maioria dos portugueses o que é a união europeia e ou, para que serve o parlamento europeu?
O seu último parágrafo é disto um bom exemplo. Este é o busílis da questão, é que pertencemos à europa, mas não sabemos o que se pode e neste caso deve,fazer por ela.
O que o Sérgio sabe, nem todos o sabem, mas é imperioso que todos o saibam.
A conscencialização dos povos, deve ser o veio de transmissão que melhor esclareça o que é A UNIÃO EUROPEIA e para que serve.
Enquanto isto não for esclarecido a europa para certos europeus é como a Arca de Noé, salvo o devido respeito por este.
O que lamento é que os políticos continuem, por este sistema a ser os primeiros "enganadores" que sábiamente(?)vão misturando as coisas, para melhores resultados obterem, como diz,para as que vem a seguir, pois são as que mais lhes convém. O resto meu caro é o quanto pior...melhor.
A meu ver e salvo melhor opinião, o Partido Socialista enquanto partido, também "pactua" com esta
situação.

Sérgio disse...

A prova de que o PS também acha que no domingo é a ptimeira volta das leguslativas é ter jogado a cartada BPN-PSD-Roubalheira. Não é assunto europeu que se saiba...