sexta-feira, 29 de maio de 2009

Socialistas divididos sobre acusações de Vital Moreira
(DN) Susete Francisco 29.5.2009
A presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN, a socialista Maria de Belém Roseira, demarcou-se hoje das declarações do cabeça-de-lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, que na noite de quinta-feira associou “figuras gradas do PSD” à “roubalheira do BPN”. “Não me revejo nesse tipo de declarações”, afirmou ontem a deputada, sublinhando que o PSD “tem tido uma participação activa e contribuído para o consenso” nos trabalhos da comissão. Para Maria de Belém Roseira, os sociais-democratas têm tido uma acção “a todos os títulos louvável” no inquérito ao BPN.
Já o coordenador socialista na comissão, Ricardo Rodrigues, atribui os termos usados por Vital Moreira (como “roubalheira”) à actual fase de campanha eleitoral. Mas não deixa, à semelhança do que fez o cabeça-de-lista do PS ao Parlamento Europeu, de fazer uma relação entre o caso BPN e a política: “Não tenho dúvidas de que o BPN serviu interesses político-partidários.” “Não tenho de fazer afirmações de ‘roubalheira’, mas toda a gente percebeu que figuras estão envolvidas no caso BPN”, afirmou hoje aos jornalistas, no Parlamento.
Na noite de quinta-feira, num comício em Évora, Vital Moreira associou o PSD ao que qualificou como o “escândalo” BPN: "Certamente por acaso, todos aqueles senhores são figuras gradas do PSD. E estamos à espera que o PSD se pronuncie sobre essa vergonha, que é justamente a roubalheira do BPN”.

1 comentário:

José Silva-atento disse...

São infelizes as declaraçoes de Maria Belém como Presidente da Comissão.
Já posições a favor de Vital Moreira: José Lello, do secretariado nacional e Ricardo Rodrigues coordenador da Comissão.
Maria de Belém, como já li algures, vai ter de se pronunciar quanto às acusações do CDS para ser isenta.
Mas os mais de 2 mil milhões que desapareceram foi Constâncio que ficou com eles?
E os casos BPP e BCP, eram altas figuras do PS?
O PSD vai ter de falar sobre o caso BPN e a sua líder vai ter de dizer se Portugal está a ser "enxovalhado".