terça-feira, 22 de junho de 2010

Adesão ao buzinão contra portagens superou expectativas
22.06.2010 - 21:55 Por Lusa
Buzinas, cartazes, panfletos, tarjas, apitos e até vuvuzelas. Tudo serviu para os participantes no buzinão que hoje decorreu no Porto se manifestarem contra as portagens nas Scut do Norte, protesto que superou as expectativas das comissões de utentes.
O buzinão organizado pelas comissões de utentes da A28, A29, A41 e A42 contra a introdução de portagens nestas Scut começou na rotunda AEP, no Porto, às 18h00, tendo durado cerca de uma hora e trinta minutos, tempo durante o qual milhares de automobilistas se manifestaram, para desespero de alguns que apenas queriam chegar a casa.

As “buzinadelas” constantes durante a manifestação deram força a um protesto que conseguiu até reunir as – odiadas por muitos amantes do futebol – vuvuzelas.
Frases como “Reaja a tempo, trave este disparate”, “Contra as portagens nas SCUT: buzine e proteste”, “Naturalmente... NÃO às portagens na A28” apareciam nos diversos cartazes, panfletos, tarjas e até t-shirts que os manifestantes envergaram.
O porta-voz das comissões de utentes, José Rui Ferreira, disse à Lusa que o balanço deste protesto é “muito positivo”, tendo esta sido a manifestação que conseguiu “uma maior adesão” de todas as organizadas por este movimento.
“Esta adesão revela que a proximidade da data da introdução de portagens nas Scut do Norte levou a que as pessoas entendessem que chegou a altura de não poderem mais cruzar os braços”, considerou.
José Rui Ferreira confessou ter ficado “surpreendido” com os milhares de pessoas que se juntaram a este protesto, garantindo que independentemente da revogação ou não dos chips na quinta-feira na Assembleia da República, a luta vai continuar.
“Um dos objectivos de termos promovido este buzinão na antevéspera da discussão na Assembleia da República é para apelar aos senhores deputados para que introduzam bom senso nesta questão e suspendam este processo. Está nas mãos deles”, garantiu, considerando que se isso acontecer “é uma vitória do movimento”.
António Castro, de 63 anos, é de Matosinhos juntou-se ao buzinão por estar contra esta medida do Governo em tempo de crise que é “uma carga mais que vem mexer nos bolsos dos trabalhadores” do Norte.
Vítor Monteiro, de 46 anos, é utilizador habitual das Scut do Norte e teme gastar cerca de mais 200 euros por mês com a introdução de portagens, considerando que os protestos têm “feito o Governo recuar” nesta decisão.
“Como disse o presidente da Câmara do Porto, o povo do Norte está mesmo chateado e quando o povo se chateia as revoluções fazem-se”, avisou

1 comentário:

ADM disse...

Enquanto os protestos se realizarem no Porto serão sempre música celestial para os ouvidos do governo de Lisboa...