terça-feira, 22 de junho de 2010

O argumento miudinho de Cavaco
(JN)00h31m
O presidente da República faltou ao funeral de um dos maiores vultos de sempre da cultura portuguesa. Pode gostar-se ou odiar-se o que Saramago fez, disse e escreveu, mas isso não tira um milímetro à competência, internacionalmente reconhecida, do comunista que faleceu na passada sexta-feira. Daí que a opção de Cavaco Silva seja estranha, para dizer o mínimo.
Como se sabe, o chefe de Estado é um institucionalista dos sete costados. Gosta de definir tudo com regra e esquadro, de cumprir tradições e não enjeitar obrigações, para que o espaço da crítica seja reduzido. Por isso, a sua ausência nas exéquias de Saramago choca com a sua prática de sempre. E choca porquê? Choca, porque, por uma vez, o presidente da República Cavaco Silva não soube separar-se do cidadão Cavaco Silva. E isso é lamentável.
E mais lamentável ainda quando se lê o argumentário em que o chefe de Estado se respalda para justificar a falta. Há o lado institucional: diz Cavaco que escreveu uma mensagem elogiosa (imagina-se o que lhe deve ter custado colocar a assinatura por debaixo dos encómios...), que enviou os seus chefes das casas civil e militar ao funeral, que mandou uma coroa de flores e que promulgou os dois dias de luto nacional aprovados pelo Governo.
Evidentemente, nada disto chega para cobrir a falha: é inimaginável um chefe de Estado faltar ao funeral de um português que ganhou, pelo uso da sua língua materna, um Prémio Nobel. Eanes, Jorge Sampaio e Mário Soares perceberam isso com clareza. Melhor: não é somente inimaginável. A partir do momento em que Cavaco Silva justificou a ausência com uma promessa que tinha feito "à família, filhos e netos, de lhes mostrar a beleza da região" dos Açores, o argumento passou a constar na prateleira das justificações mais ridículas e miudinhas do século. Coisa que, como se percebe, só apouca o chefe de Estado.
Em boa verdade, Cavaco detestava Saramago, que um dia lhe chamou, numa estação televisiva, o "génio da banalidade". Ironia: na hora da morte de José Saramago, o presidente da República voltou a ser "banal", quando aquilo que se lhe exigia era, apenas, grandeza institucional.

3 comentários:

Luis disse...

Vi com agrado, a opinião do Padre e Professor Correia das Neves, sobre a obra e o Homem Saramago.
Cavaco é mesquinho e pequeno demais para a obra que Saramago deixou.
Cavaco vai ficar para a história como o homem do alcatrão.
Saramago fica no coração dos amantes da Literatura Mundial e como o único até agora, prémio Nobel da Literatura Portuguesa.
O pior cego é aquele que não quer ver.

GAVIÃO DOS MARES disse...

"Quem não se sente não é filho de boa gente".
O Saramago tratou o Cavaco-Comandante Supremo abaixo de cão.
Fez o gajo muito bem em não lá ir.
E se fosse ainda corria o risco de ser apupado.
Só não mostrou tê-los no sítio com a explicação esfarrapada que inventou.
"Não vou porque não gosto do gajo e nunca li nem quero ler as patacoadas do artista". Assim é que o Comandante Supremo deveria ter dito. Ou melhor ainda: "Saramago? Connais-pas!"

Luis disse...

Esta do cavaco " comandante supremo" só pode sair da mente de um mentecapto.
Só se for comandante duma cambada de filhos da puta, como diria Saramago!
Nem sei porque é que esta gayvota das piscinas vem para aqui botar faladura.