quinta-feira, 24 de junho de 2010

Utentes da A28 aplaudem chumbo dos chips e apelam à revisão de todo o processo das portagens
24.06.2010 - 21:14 Por Lusa
O porta voz dos utentes da A28 congratulou-se hoje com a revogação do diploma do Governo sobre a obrigatoriedade de chips nas matrícula, sublinhando estar aberto o caminho para a revisão de todo o processo das portagens nas SCUT.
“Estou muito satisfeito por os chips não terem sido aprovados, e penso que agora estão criadas as condições para o Governo, com calma e ponderação, rever todo o processo de introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador)”, disse, à Lusa, Jorge Passos.
O activista continua a defender que a A28 não devia ter portagens, por falta de alternativas e por servir uma região com índices de desenvolvimento abaixo da média nacional, mas reconhece que esta posição “tem vindo a perder força, politicamente”.
“Os partidos do arco da governação têm-se manifestado a favor do princípio do utilizador pagador”, explicou.
No entanto, considera que, se forem implementadas as excepções anunciadas pelo primeiro-ministro, isso já significaria “um passo de gigante” na melhoria das condições de implementação das portagens.
Na quarta-feira, José Sócrates propôs a cobrança de portagens “em todas as sete SCUT”, desde que os residentes ou os que tenham “actividade económica registada” na área atravessada pela via fiquem isentos de pagamento.
“Ponhamos portagens em todas as sete SCUT e naquelas que venhamos a realizar, mas com uma salvaguarda: é que ninguém dos residentes na área dessa auto-estrada nem aqueles que têm actividade económica registada deva pagar nessa auto estrada”, referiu.
Hoje, PSD, CDS, Bloco de Esquerda e PCP aprovaram os diplomas que previam a revogação dos decretos lei do Governo, aprovados na anterior legislatura, que obrigavam à instalação de dispositivos eletrónicos de matrícula (“chips”) nos veículos automóveis.
As iniciativas da oposição baixam agora à comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para discussão na especialidade, seguindo-se depois a votação final global.
Com a revogação deste sistema de identificação de veículos, fica em causa a cobrança de portagens a partir de 1 de Julho nas vias sem custos para os utilizadores (SCUT) do Grande Porto, Norte Litoral e Costa da Prata.

4 comentários:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Como já todos perceberam não morro de amores pela candidatura do camarada Manuel Alegre a Presidente da República..Mas acabo por concordar com as suas últimas declarações acerca do Sr Silva...O economicismo do prof Cavaco Silva, aliadá ao negativismo que foi Manuela Ferreira leite está a atirar a imagem publica do portugueses no mundo para a lama...
.. E acabo por considerar que mal por mal é preferivel tem um presidente minimamente poeta a ter um super economista, mesmo que excepcional...

Pedro Aroso disse...

O engenheiro técnico José Lelo, que é secretário nacional do PS, afirmou que as pessoas do norte "sempre que se revoltaram foi por causas muito nobres", referindo-se ao processo de introdução de portagens nas SCUT.
Ou seja, para Lelo, os nortenhos devem acatar a imposição das Scuts e ficar caladinhos a aguardar por uma causa nobre para se revoltarem:
http://noticias.pt.msn.com/Economia/article.aspx?cp-documentid=153875677

LAM disse...

Pedro Aroso,
O agente técnico José Lello não sabe de engenharia, muito menos de história para estar a qualificar as intervenções sociais das pessoas do norte. Aliás, nem do norte nem de lado nenhum, porque se há alguém que viveu grande parte da vida encostado e debaixo do capote dos poderes de ocasião, foi o sr. José Lello.

Carla Martins disse...

Tendo em conta que os chips foram reprovados, a minha dúvida é a seguinte, então afinal as portegens entram em vigor no dia 1 de Julho? É que justamente nesse dia terei que me deslocar à Povoa da Varzim, com um carro que não é meu e que provavelmente será a 1 e última vez que passara nessa scut, e nãos ei o que fazer!