domingo, 6 de junho de 2010

Mais uma vez o Norte no topo dos problemas sociais mais graves!!! E dos partidos tradicionais, nem uma palavra! "Ainda bem!" Deixem-se estar assim, mais um bocadinho e verão! PB
160 mil desempregados à beira de um beco sem saída
(JN) HojeALEXANDRA FIGUEIRA
Entre os desempregados, há 160 mil pessoas que não trabalham há mais de dois anos, diz o INE. Poderão ser perto de 300 mil as famílias envolvidas. Quanto mais tempo passam longe do mercado de trabalho, mais difícil é lá voltar, dizem os especialistas.
Têm menos de 44 anos, pelo que não podem passar à reforma; completaram, na melhor hipótese, o 9.º ano na escola, ou seja, terão poucas qualificações; e, pelo menos no Norte, estavam numa fábrica antes de ir para o desemprego (no resto do país, estavam numa qualquer área dos serviços). É este o retrato do desemprego de longa duração, um dos maiores problemas do mercado de trabalho português, entendem especialistas em Trabalho como Luís Bento, professor da Católica.
Entre este grupo de desempregados, há um ainda mais grave, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) do primeiro trimestre do ano: o das pessoas que estão há mais de dois anos sem trabalhar. Porquê? "Quanto mais tempo estão fora do mercado de trabalho, mais difícil é lá regressar", resume Luís Bento.
O número destas pessoas tem disparado desde 2008, quando a começou a crise. Há dois anos eram 123 mil; agora são mais 37 mil. E, se o Norte continua a ter perto de quatro em cada dez pessoas nestas circunstâncias, já o Centro viu quase duplicar o seu número. Em compensação, em Lisboa baixou.

Sem comentários: