terça-feira, 27 de abril de 2010

Comissão de inquérito PT/TVI
Depoimento de Vara preocupou socialistas
João Pedro Henriques (Diário de Notícias) Hoje
Vara acredita que "seria praticamente impossível Sócrates nada saber sobre o negócio em curso". Mas não formalmente
O PS ficou ontem muito preocupado com o depoimento de Armando Vara na Comissão de Inquérito ao caso Sócrates/PT/TVI, admitiram ao DN fontes da direcção da bancada.
A verdade é que o ex-ministro socialista, amigo pessoal do primeiro-ministro, ex-vice do BCP e arguido no processo "Face Oculta" (suspeito de tráfico de influências) admitiu que Sócrates pode ter tido conhecimento informal do negócio antes deste ter sido publicamente revelado (em 23 de Junho de 2009, pelo jornal i). Dito de outra forma: que faltou à verdade quando, no dia seguinte, no Parlamento, garantiu que nada sabia.
"Seria praticamente impossível que ninguém tivesse conhecimento informal do que se estava a passar, eu admitia a hipótese que ele informalmente conhecesse alguns detalhes como todos nós, mas que formalmente não tinha conhecimento do negócio tanto quanto eu podia apurar", afirmou. Garantiu, porém, no mesmo contexto, acreditar que Sócrates não conhecia "oficialmente" os "detalhes" do negócio: "Não acredito que [Sócrates] dissesse 'não conheço' [como disse na AR um dia depois da revelação] se conhecesse."
Além do mais, quando o caso foi revelado, Manuela Ferreira Leite garantia "veementemente" que Sócrates estava a mentir. Vara disse ontem ter pensado assim: "Independentemente do que ele [Sócrates] disser, as pessoas vão achar que ela está a falar verdade e ele está a mentir. Foi esse o meu comentário", explicou, referindo-se às escutas em que foi interceptado dizendo a Rui Pedro Soares que tinha sido "trágico" que Sócrates não tivesse admitido um conhecimento "informal" do negócio.
O depoimento de Vara foi marcado pela repetição, inúmeras vezes, da expressão "Não tenho ideia". "Alguma vez falou com Rui Pedro Soares sobre a compra da TVI pela PT", perguntou-lhe João Semedo (BE). "Por estranho que pareça não tenho ideia", respondeu Vara. Pacheco Pereira, do PSD: "Falou com Rui Pedro Soares sobre o financiamento [da compra da TVI pela PT]?" Vara: "Não tenho nenhuma ideia sobre isso." Novamente Pacheco Pereira: "Falou com Rui Pedro Soares sobre qual seria a estrutura de poder [da PT] na Media Capital?" Vara: "Não tenho ideia de ter tido essa conversa."
João Semedo: "Alguma vez Rui Pedro Soares aludiu a José Sócrates nas conversas que teve consigo?" "Não lhe sei dizer. Eu e Rui Pedro Soares não falamos assim tantas vezes. Se falamos de José Sócrates é normal, se não falamos também é normal." Mais tarde admitiu ter "seguramente" falado com Rui Pedro Soares sobre Sócrates. Mas sem que o ex-administrador da PT tenha utilizado, como admitiu na CPI, utilizado "abusivamente" o nome do primeiro-ministro: "Tenho dele boa opinião."

1 comentário:

Anónimo disse...

O conhecer já ñ significa conhecer?
H.Xavier