segunda-feira, 5 de abril de 2010

Remunerações atingiram 3,1 milhões
António José Seguro considera “obscenos” valores pagos ao presidente da EDP em 2009
04.04.2010 - 16:10 Por Lusa
O dirigente socialista António José Seguro considerou hoje “obscenos” os valores das remunerações referentes a 2009 pagas ao presidente executivo da EDP, António Mexia, que terão atingido 3,1 milhões de euros

15 comentários:

Anónimo disse...

É de facto um escândalo aquilo que o Sr. Mexia recebeu em 2009. Pena é que o António José Seguro não se tenha pronunciado sobre os prémios pagos a alguns boys do PS colocados na GALP, REN, CP, Caixa Geral dos Depósitos, etc.

Pedro Aroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Aroso disse...

Esqueceu-se do mais importante: Portugal Telecom.

LAM disse...

Pedro Aroso,
Apesar da obscenidade dos números serem similares, há diferenças em relação à intervenção do estado nas diferentes empresas:

a PT é uma empresa privada, sem participação do estado (estatutária...o resto é outra conversa), que detém apenas a chamada golden share (acções que permitem apenas ao estado o direito de veto mas não interferência na gestão). Não pode portanto o estado interferir na remuneração dos membros da administração da PT, (como não pode também tomar qualquer decisão nas decisões estratégicas da empresa). Assim, os membros do CA da PT são eleitos pelos accionistas, inclusivamente o presidente.
Ao contrário, na EDP, o estado tem participação accionista maioritária (25%) que lhe permite inclusivamente nomear o presidente do conselho de administração.
É o caso de Mexia, que foi nomeado presidente da EDP pelo PSD, lugar que ocupou após ter saído do governo em 2006.

Pedro Aroso disse...

Caro LAM

Como é que é possível o PSD ter nomeado o Mexia presidente da EDP em 2006, se o Eng. José Sócrates tomou posse como 1º Ministro no 1º semestre de 2005?

AM disse...

Caríssimos

Que diferença Vos faz qual o partido a que pertencem os parasitas?

O que foi revelado é que Pedro Mexia (um de muitos parasitas) ganha mais num só DIA, que a imensa maioria dos Portugueses num ANO.

O homem (como tantos outros) até pode ter competências excepcionais (duvido, mas enfim) mas nada justifica este esbulho que mais não é que um ROUBO a todos os Portugueses que trabalham e pagam impostos.

Quero lá saber se é do PS ou do PSD, é um LADRÃO protegido pelos LADRÕES que roubaram o ESTADO aos CIDADÃOS.

Apenas isso.

Enquanto TODOS não tiverem o mínimo, estas situações são fectivamente OBSCENAS.

António Moreira

Pedro Aroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Aroso disse...

Inteiramente de acordo com o António Moreira. Só uma correcção: o nome do homem é António Mexia. Para mim, esse senhor só tem um partido, que é o PD (Partido do Dinheiro)e não nos esqueçamos que foi um dos primeiros a roer a corda ao Pedro Santana Lopes.
Aproveito a oportunidade para manifestar o meu nojo em relação ao engenheiro técnico José Sócrates, colega do engenheiro técnico José Lelo. Enquanto deputado em regime de exclusividade, assinou 21 projectos execráveis feitos por diferentes desenhadores (pouco mais do que analfabetos) e sem qualquer qualificação para o exercício da Arquitectura. Ele diz que os clientes eram todos amigos e que não recebeu um cêntimo. Mesmo que isso fosse verdade, os clientes eram obrigados a pagar o IVA correspondente (está na lei). Para mim, acabou-se o beneficio da dúvida em relação a José Sócrates.
O Xanana Gusmão disse um dia que se o Ali Alatas lhe contasse uma verdade e o Diabo um mentira, acreditava mais depressa no Diabo. É exactamente isso que eu sinto em relação ao nosso primeiro-ministro.

LAM disse...

Pedro Aroso,

pois, como é que foi nomeado presidente em 2006(?).
(onde eu disse PSD, deveria ter dito nas "quotas" do PSD...)
Mas é verdade. São as trocas e distribuição de favores e tachos no centrão. O ex-ministro da economia Manuel Pinho saberá explicar melhor...

Pedro Aroso disse...

Há uma coisa que está acima dos partidos, que é o carácter e a seriedade. Como escreveu o António Moreira, não me interessa se fulano é do partido A ou do partido B. A partir do momento em que o Sr. Mexia atribuiu a si mesmo um prémio de 3 milhões de euros, num cenário de crise económica sem precedentes, para mim transformou-se num paspalho que não merece um mínimo de consideração. Aliás, o mesmo se aplica ao presidente da GALP, que recebeu 300 000 contos de indemnização quando saiu para a UNICER, para mais tarde voltar ao mesmo lugar.

AM disse...

Boa Tarde

Com as minhas desculpas ao Pedro Mexia (que também existe) corrijo o nome do parasita para António Mexia.

Quanto à questão dos partidos, também aqui se passa algo semelhante ao dos clubes de futebol.

Esta gente é profissional, tanto lhes faz estar no PS, como no PSD ou no CDS, o que interessa é estar onde possam "jogar" e, naturalmente, onde "pingue".

Assim, mas sempre em nome dos "princípios", tivemos um Paulo Portas que passou pelo PSD, para vir a fazer vida no CDS, um Sócrates, também do PSD, para fazer pela vidinha agora no PS, um Rangel do CDS para o PSD, uma Zita do PCP para o PSD, para não falar da FEC(ML) do Pacheco Pereira ou do MRPP do Barroso (e fico por aqui que a lista nunca mais acabava)...

Como diria a insígne deputada brasileira:

"Cafagestes"

António Moreira

Anónimo disse...

tudo o que se lê neste blog envergonha o cidadão de bem. Lamento que o Dr. Perdro Batista, inteligente, culto e educado permita que tudo isto seja possível.
Encontraram neste blog uma forma de mostrar a falta de educação e de caracter. Dr. Pedro Batista não permita o que em nome da falsa liberdade de expressão, se escreve num espaço que podia e devia ser de reflexão séria e nunca de insulto.

Pedro Aroso disse...

Quem devia ter vergonha é o anónimo que não tem coragem para dar a cara, isto apesar de vivermos num país democrático e com liberdade de expressão. Isso é que é falta de educação e de carácter.
O Dr. Pedro Baptista pertence a uma geração que preza acima de tudo o debate político, que durante tantos anos nos foi negado (eu tenho 56 anos) e, como tal, jamais lhe passaria pela cabeça comprar um lápis azul.

Vítor disse...

O amigo Am.M está mal informado sobre o passado da luta anti-fascista e revolucionária. O Pacheco Pereira nunca fez parte da FEC-ML, antesd pelo contrário. Para que conste. E para honra dos FeCs.

AM disse...

Caro Vitor

Peço desculpa se de alguma forma ofendi a honra dos FeCs :)

A verdade é que (no meu) tempo do "PREC" os grupos "qualquer coisa"(ML) eram mais que muitos e se o PP não era da FeC(ML) era doutro qualquer, o que, para o sentido do meu comentário, vai dar ao mesmo (sem qualquer ofensa).

"sobre o passado da luta anti-fascista e revolucionária" efectivamente estarei mal informado dado que (felizmente) o 25 de Abril apanhou-me ainda com 18 anos, na Faculdade de Ciências (e no Piolho), assim a minha experiência não ia além de umas "manifs" e dumas corriditas meio desportivas a fugir ao cassetete.

Um abraço
António Moreira