sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reunião do grupo parlamentar do PS marcada por críticas de deputados à introdução de portagens nas Scut
(Público) HojeMargarida Gomes
A contestação à introdução de portagens em três Scut do Norte do país dominou ontem parte da reunião da bancada parlamentar do PS. O deputado Defensor Moura, que em Março passado votou ao lado do BE, PCP e Verdes contra a introdução de portagens, levantou ontem a voz contra a intenção de o Governo introduzir portagens a norte em várias auto-estradas sem custos para o utilizador, medida que foi anunciada na semana passada pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Mas Defensor de Moura não esteve sozinho. Dois outros deputados, eleitos pelo Porto, José Ribeiro (líder da concelhia do PS de Valongo e próximo de José Luís Carneiro, presidente da Câmara de Baião) e Lúcio Ferreira (que mantém afinidades com Mário de Almeida, o histórico presidente da Câmara de Vila do Conde) também contestaram a medida.
Considerando "injusta para as populações afectadas" a introdução de portagens, Defensor Moura, eleito por Viana do Castelo, defende que "seja feita uma reavaliação, um estudo, para ver onde há alternativas e onde há indíces de desenvolvimento, nomeadamente das regiões que são atravessadas". "Caso as alterações financeiras do país justifiquem que haja introdução de portagens para aumentar a receita do Estado entendo que esse esforço deve ser distribuído pelas sete Scut e não sacrificar só três que se situam na área do Porto, uma zona que está em regressão como toda a gente sabe", afirmou Defensor de Moura. O deputado referiu que a medida representa o "incumprimento do programa do Governo, na medida em que as Scut que vão ser portajadas não reúnem as condições mínimas de alternativas".
O parlamentar confirmou que a questão foi discutida na reunião do grupo parlamentar e mostrou-se satisfeito pelo facto de não estar sozinho neste combate. "Há mais gente preocupada com a situação", afirmou. Sem pronunciar nomes, revelou que "todos os deputados eleitos pela área do Porto, Braga Viana do Castelo e Aveiro (as zonas afectadas) partilham dessa preocupação".
Horas mais tarde, foi a vez de José Luís Carneiro, presidente da Câmara de Baião e dirigente nacional do PS e candidato à liderança da distrital do Porto, pedir ao Governo para suspender a introdução das portagens nas Scut, adiando em alternativa a construção da nova travessia sobre o Tejo e a ligação TGV entre Lisboa e Madrid, dando prioridade à linha Porto-Vigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse Sr.Deputado do PS José Ribeiro
em Valongo(Assembleia Municipal)foi o unico a votar contra a moção da CDU que condenava a introdução de portagens nas Scutt.Afinal agora arrependeu-se.Ainda bem.Oportunismo a quanto obrigas.O que pensarão os seus camaradas disto?
(site Cduvalongo)