sábado, 20 de fevereiro de 2010

Até da minúscula Holanda nos chegam bons exemplos...
Holanda: Missão no Afeganistão faz cair Governo
O governo de coligação holandês, em desacordo sobre um prolongamento da missão das tropas holandesas no Afeganistão, caiu, anunciou o Primeiro-ministro Jan Peter Balkenende.
"Vou apresentar à rainha, mais tarde durante o dia, a demissão dos ministros e dos secretários de Estado do PvdA", o partido trabalhista, declarou Balkenende, durante uma conferência de imprensa em Haia.
Os ministros dos três partidos da coligação de centro-esquerda estiveram reunidos desde sexta feira para analisar o pedido da NATO.
A Aliança Atlântica desejava que a Holanda permanecesse mais um ano no Afeganistão, até Agosto de 2011, com uma missão "de pequena dimensão".
No Afeganistão desde 2006, a Holanda destacou 1.950 soldados para Uruzgan.
A sua retirada deve começar em Agosto e terminar no fim do ano, segundo uma decisão tomada em 2007 pelo governo e ratificada pelos deputados.
O partido trabalhista (PvdA), do ministro das Finanças Wouter Bos, um dos três partidos da coligação, opôs-se categoricamente à manutenção de uma missão holandesa em Uruzgan, província onde a rebelião talibã está muito presente.
O Secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, pediu por carta, a 4 de fevereiro, à Holanda para manter em Uruzgan, até Agosto de 2011, uma missão encarregue de formar as forças de segurança afegãs

Sem comentários: