terça-feira, 4 de maio de 2010

Governo antecipa reuniões sobre SCUT
Filomena Fontes (Público) Hoje
O Governo convocou para hoje reuniões com vários presidentes de câmara do vale do Sousa por causa da introdução de portagens nas Scut, antecipando assim encontros que estavam previstos para a próxima sexta-feira e aos quais os autarcas ameaçaram não comparecer. "O Ministério das Obras Públicas garantiu-nos as reuniões para amanhã [hoje], que nada têm a ver com o pedido de uma audiência conjunta, que continuamos a aguardar. Vamos conversar e ver o que está em causa", adiantou ao PÚBLICO Pedro Pinto, o social-democrata que preside à Câmara de Paços de Ferreira. Além deste município, terão sido contactadas, também, pelo menos, Maia e Paredes (de maioria PSD).
Após o ministro das Finanças ter anunciado que o Governo iria introduzir portagens, já a partir de 1 de Julho, nas Scut do Norte Litoral (A28), Costa de Prata (A17 e A29) e Grande Porto (A41 e A42), autarcas socialistas e sociais-democratas reclamaram uma audiência prévia conjunta, contestando os estudos técnicos que sustentam a decisão do Governo, por os considerarem erróneos. Nesse encontro, na Maia, estiveram representados Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes, Valongo (todos de maioria PSD) e de Lousada e Matosinhos (liderados pelo PS). "Tinham dito há dois anos que iriam falar antes de negociarem o contrato de concessão e parece que querem continuar essa conversa. O secretário de Estado [Paulo Campos] ainda é o mesmo, mas é público que o contrato de concessão já foi aprovado em Conselho de Ministros", afirma Pedro Pinto.
A introdução de portagens apenas nas Scut a norte desencadeou as críticas de autarcas do PS e do PSD, mas também de dirigentes socilistas. O líder do PS-Porto Renato Sampio chegou mesmo a questionar o Governo sobre a ausência de portagens na Via do Infante. Filomena Fontes

Sem comentários: