domingo, 9 de maio de 2010

José Luís Carneiro - “Por um Porto de Esperança”
PS-PORTO:
CANDIDATO DEFENDE TGV PORTO-VIGO E A NÃO INTRODUÇÃO DE PORTAGENS NAS SCUT
O presidente da Câmara de Baião e candidato à Federação do Porto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, defendeu ontem a prioridade ao investimento na ligação de alta-velocidade entre o Porto e Vigo e a não introdução de portagens nas “Scut´s” do Grande Porto.
O autarca falava em Rio Tinto - a maior freguesia do distrito do Porto liderada por um executivo do PS -, onde se realizou o primeiro almoço de angariação de fundos para a sua candidatura. Estiveram presentes no evento 300 socialistas e simpatizantes de todo o distrito, tendo sido arrecados cerca de 10 000 euros, graças a donativos e ao leilão de duas obras de arte doadas pelo antigo Governador Civil do Distrito do Porto, Raul Brito.
O socialista considerou a ligação de alta-velocidade entre o Porto e Vigo “vital para o reforço do tecido productivo de uma região responsável por 37 por cento das exportações nacionais” e que “deve apostar cada vez mais nos mercados do noroeste peninsular”.
José Luís Carneiro opôs-se, ainda, à introdução de portagens nas “Scut´s” do Grande Porto num momento “muito difícil para vida económica das famílias e das empresas da região”. Mostrando-se favorável ao princípio do utilizador-pagador, Carneiro entende que a introdução de portagens “deve ter em conta os níveis de desenvolvimento das regiões” e que a decisão “deve ser aplicada em simultâneo em todo o país numa conjutura de crescimento económico”.
“Estamos conscientes de que a introdução de portagens representaria uma receita de 125 milhões de euros anuais, mas por isso mesmo saudamos a decisão do governo de atrasar investimentos como a terceira travessia sobre o Tejo ou o novo aeroporto”.

DEFESA DA REGIONALIZAÇÃO E DE UMA CAMPANHA PELA POSITIVA
Também a regionalização é entendida pelo candidato ao PS-Porto como uma prioridade. “Temos que aproximar o patamar de decisão política das populações e torná-lo mais eficiente e rápido”, advogou. Para José Luís Carneiro o conhecimento acumulado ao longo do ano pelas estruturas desconcentradas do Estado deve ser a base desta reforma, permitindo obter “uma melhor afectação dos recursos nacionais”.
O presidente da Câmara de Baião entende ainda que a reforma do Estado deve conduzir à sua “libertação” para funções de participação nas instâncias e nos espaços de decisão internacionais. As autarquias municipais e de freguesia assumiriam, então, mais competências em domínios como a saúde, as políticas sociais ou o ambiente.
A propósito da campanha interna para a federação distrital, José Luís Carneiro apelou à elevação e troca de ideias como bases do debate político. “Esta não é uma candidatura contra ninguém. Queremos ouvir os militantes e adoptar os seus contributos, mobilizando-os para esta causa, porque os nossos adversários são a crise económica e financeira e as propostas dos outros partidos políticos”, referiu.
E deixou duas sugestões: “Julgo que seria importante que todas as concelhias e secções convidassem os dois candidatos para participarem em debates abertos e leais, com vista ao esclarecimento dos militantes. Em segundo lugar, anunci que iremos convidar os representantes da outra candidatura para as nossas iniciativas e sessões políticas, para que o debate seja mais frutuoso e para que se desenvolva e aprofunde o espírito de camaradagem”.

AFIRMAÇÃO DOS VALORES SOCIALISTAS E DE UMA VOZ ACTIVA
Referindo-se à sua experiência autárquica como líder da oposição e presidente de câmara, Carneiro defendeu que os candidatos autárquicos do PS devem estar irmanados por um conjunto de ideias e princípios políticos que singularizem as candidaturas socialistas. “O ambiente, as políticas sociais ou a transparência e a participação dos cidadãos no processo de decisão são ideias que corporizam os nossos ideais e que devem estar presentes em qualquer candidatura”, frisou.
Para José Luís Carneiro o PS-Porto deve ainda ter uma voz activa na reforma do sistema eleitoral, tanto ao nível do parlamento como das autarquias.

4 comentários:

Manuel Cardoso disse...

Mas o Zé Luís vai ganhar ou não?
Nop percebo como é k ainda ha tanta gente a votar no Renato? A unica coisa que o homem fez de bom foi afundar(ainda mais) o PS Porto em termos autarquicos. O PSD agradece que Renato continue por la muitos anos.

GAVIÃO DOS MARES disse...

As brasas pr'á minha sardinha.
E já agora, bacalhau a pataco!

jesui disse...

hó...Gavião; não quer ser mais explícito no seu "trocadilho"!?, para se entender a onde quer chegar!, ou faz parte do seu "código"...!???

GAVIÃO DOS MARES disse...

Oh jesui!
Quer que faça um desenho? (mas o blog não permite a inclusão de desenhos).