terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Com esta informação Nuno Cardoso não tem condições, de momento, para se candidatar a qualquer órgão do partido. Se a sua candidatura parecia cada vez mais virtual, agora tornou-se completamente irreal. Ponto encerrado, ao que tudo indica, se é que já não estava anteriormente encerrado. A sua putativa candidatura à Concelhia do PS não passou, no mínimo, de um "flop" jornalístico. Vem aí a Coreia do Norte. Só vai ser divertido saber como é que vão caber todos em Pyong Pyang!... Vai ser uma "case study" de antropofagia... Se até lá não houver uma qualquer explosão nuclear... Ou não os obrigarem a vacinarem-se todos para uma pandemia que nunca existiu! (PB)
Nuno Cardoso julgado por lesar Câmara do Porto em 2,5 milhões de euros
(JN) NUNO MIGUEL MAIA
Está assente: o ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso e três vice-presidentes do FC Porto vão mesmo ser julgados por suspeita de terem lesado o erário público em pelo menos 2,5 milhões de euros, no negócio de permuta do Plano de Pormenor das Antas.
A decisão foi ontem tomada pela juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, no termo de uma fase processual que durou quase três anos, após o Ministério Público (MP) ter deduzido acusação por crime de participação económica em negócio.
Durante este período em que os arguidos tentaram evitar a ida a julgamento, foram efectuadas mais duas perícias de avaliação aos terrenos em causa, para tirar dúvidas sobre avaliações - das Finanças e da autarquia -, já existentes no processo.
A magistrada de instrução criminal concluiu pela existência de indícios de crime e que eventuais dúvidas devem ser resolvidas em julgamento. Dos sete arguidos inicialmente acusados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto apenas foi ilibado um engenheiro da autarquia do Porto. Estava acusado de ter feito parte de uma comissão de avaliação que atribuiu aos terrenos em causa valores considerados suspeitos. Mas veio a apurar-se que, na verdade, não fez parte de tal trio de avaliadores.
Assim, vão ser julgados seis arguidos: Nuno Cardoso, três dirigentes do FC Porto, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente, e ainda dois engenheiros municipais autores de uma avaliação que terá ido de encontro aos interesses do clube portista e do então autarca.

8 comentários:

Pedro Aroso disse...

Lamento profundamente esta situação. Tornei-me amigo do Nuno Cardoso quando eu era vereador na CMP e ele desempenhava funções de assessor do Dr. Fernando Gomes. Mais tarde, já na qualidade de Presidente da Câmara, revelou sempre um enorme respeito pelos arquitectos e pelo seu trabalho. Além do mais, também sou portista. Espero que, de uma vez por todas, este caso sirva de exemplo àqueles que gostam de ver o futebol e os políticos de mãos dadas.

Anónimo disse...

No caso do Benfica foram 60 ou 65 milhões ?
Vai uma grande distancia para estes 1,5 milhões.
Claro que na comunicação social anti-Porto serão percebidos como 150.

Paulo MB disse...

De facto, e para ser fiel ao que sempre defendi, é com mágoa que vejo esta notícia, pois ainda sou dos que acham que o Nuno Cardoso deveria aceitar o desafio de dirigir a concelhia do PS Porto.
Faço votos para que a justiça não demore meses a fio até deslindar este processo e que, entretanto, surja um candidato credível para dar vida nova a todos os que querem ver o PS a ser influente, no bom sentido, na nossa cidade.

Anónimo disse...

Dos actuais dirigentes do PS no Porto, conheço muito poucos com moral para dizer que Nuno Cardoso não tem condições para se candidatar à Concelhia por estar acusado pelo MP. Sabem porquê? Porque são os mesmos que impuseram o candidato do PS à Junta de Freguesia da Sé depois de estar acusado, tendo já sido condenado a 2 anos e meio de pena suspensa e perda de mandato. Quando uns podem, porque não hão-de poder os outros? Afinal, estamos no PS/Porto, o partido da "bandalheira"...

terramar e ar disse...

a aranha tece a sua teia...cor de laranja...

Noticia são as decvisões dos tribunais..e não o teor parcial dos articulados separados do todo processual...

Fortuna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O "terramar e ar" tem razão quando diz que "notícia são as decisões dos tribunais. " Aquilo que me preocupa é ver essas decisões desrespeitadas, como aconteceu no caso das "Face Oculta" em que, tanto o Procurador Geral da República, como o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ordenaram a destruição das escutas que envolviam o Primeiro-Ministro, ignorando as recomendações do Procurador do Tribunal de Aveiro, que recomendava a abertura de uma investigação paralela. Será que isto também foi obra da "teia laranja"?...

Fortuna disse...

Eu sou sempre a favor da multiplicidade de opções para quem vota. Quanto mais candidaturas, desde com conteudo relevante, melhor. Neste caso, e apesar de não contar com o meu apoio, a candidatura de Nuno Cardoso seria uma boa forma de por no terreno visões muito distints do que se quer para a cidade do Porto e seria, portanto desejavel. O que me parece é que a candidatura não avança, com noticias ou sem elas.