quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dirigente do PS diz que o partido vive sob uma "ditadura do silêncio" e que Sócrates quer accionar "o rebanho"
Margarida Gomes e Maria José Oliveira
Os sinos tocam a rebate no PS. O secretário-geral, José Sócrates, decidiu convocar o secretariado, a comissão nacional e o grupo parlamentar para contrariar a falta de diálogo no PS. Mas há quem discorde desta atitude e lamente que Sócrates só se lembre do partido quando está em dificuldades.
O ex-deputado socialista e actual membro da distrital do PS-Porto Pedro Baptista afirma que "o PS não é propriamente um rebanho que avança quando os sinos tocam a rebate só porque o líder está a passar por um momento difícil".
Acusando Sócrates de desrespeitar os estatutos do partido ao não convocar dentro dos prazos fixados a comissão nacional do PS ("que não se reúne há nove meses"), Baptista pergunta: "Por alma de quem é que de repente querem pôr a funcionar as estruturas do partido, quando está meses sem se reunir, e ainda por cima convocando estruturas que não existem nos estatutos, como acontece, por exemplo, com o plenário de militantes da distrital do Porto?" "Isto é um paradoxo!", diz, declarando que o partido "tem vivido numa ditadura do silêncio e agora, porque o líder tem um problema, carrega-se no botão e acciona-se o rebanho".
Baptista classifica de "patéticos" os apelos do secretário-geral para reunir todos os órgãos directivos e frisa que "este não é o Partido Socialista Nacional Alemão". Por fim, pede o funcionamento regular dos órgãos do PS e lamenta que Sócrates tenha apelado ao diálogo "apenas e só por se encontrar numa situação difícil".
A mensagem de que o primeiro-ministro não quer desistir das suas funções foi sublinhada por António Vitorino, anteontem à noite, no programa Notas Soltas, da RTP1. "Sócrates não tem perfil de desistente, não vai abandonar o lugar, por muitas pressões que existam. Já tem uma boa endurance de resistência e vai reagir. É isso que vem aí, é a reacção dele", afirmou. Vitorino descartou também a possibilidade de o Presidente da República, perante o desenvolvimento da divulgação das escutas do caso Face Oculta, avançar para a dissolução do Parlamento, argumentando com o facto de Cavaco Silva estar na "rampa de lançamento para as presidenciais" e para a sua "recandidatura".
Por outro lado, Nuno Morais Sarmento, em declarações à Rádio Renascença, defendeu que o PSD não deve provocar uma crise política, uma vez que o "ciclo" do primeiro-ministro irá terminar com "uma derrota pessoal e feia".
Para o presidente do conselho de jJurisdição nacional do PSD, Sócrates não será "derrotado" pelo seu "desempenho político", mas pelo "comportamento da sua personalidade": "A derrota será de José Sócrates e não do PS, será de José Sócrates e não do Governo, de modo que, também na derrota, vai ser a pessoa, e não o conjunto, que vai estar em causa. E pela primeira vez na história da democracia não vai ser o desempenho político do primeiro-ministro que vai estar em causa. Vai ser o desempenho de carácter e o comportamento da personalidade", vaticinou

40 comentários:

Anónimo disse...

Tenha juízo, Pedro Baptista... você vive numa realidade que não existe. Não vale tudo para aparecer nos jornais.

Pedro Aroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Aroso disse...

Juízo deviam ter todos os cobardes anónimos que não têm coragem para dar a cara.

Pedro disse...

É preciso ter muita coragem para contrariar o líder do seu partido. Assim, gostaria de felicitá-lo.

Pedro disse...

PS: O comentário do primeiro anónimo, deve ser da PIDE, perdão, da censura socrática

Fortuna disse...

Aqui está a prova provada que não existe falta de liberdade de expressão, nem sequer no interior do PS e nem sequer no seio dos seus orgãos. Toda a gente diz absolutamente o que lhe apetece e o que quer que lhe passe pela cabeça

Sérgio disse...

No interior do Ps não há falta de liberdade de expressão porque nem expressão há. Fala o chefe o resto são gagos. E como disse o Pedro Batista na TVI há os que valem e os que balem.

Sérgio disse...

E não se esqueçam do que diz o primeiro anónimo: Tenha juízo senão...

Inês Patrocínio disse...

O Fortuna até mete pena no seu "trabalho" de bajulador. O Dr. Pedro Baptista toma posições, porque é um homem e um socialista a sério e sofre as consequências disso que é ser marginalizado quando o Partido e o país precisava era de pessoas como ele. Só que não tem medo nem de ser marginalizado, porque ao contrário da carneirada, não anda à procura de tacho

Pedro disse...

A única prova é que EXISTE falta de liberdade de expressão! Caro Fortuna, nem sequer leu a notícia pois não? O PM diz que não há, o Fortuna vai atrás, numa espécie de rebanho, onde os militantes (ovelhas brancas) dizem amén. Contudo, no meu do rebanho que o pastor socrates quer construir, existem ainda algumas ovelhas negras, como Alegre e Pedro Baptista.

Dica: Leia a notícia com olhos de ver e sem desvios tendenciosos e vai perceber

Miguel Castro disse...

Contra factos não há argumentos! Alguns só demonstram interesse pelos Estatutos e pelo regular funcionamento dos órgãos do Partido quando se torna conveniente, por algum motivo.

Daniel, não haverá muitos a duvidar que ainda existe liberdade de expressão neste País (no PS, a conversa já é outra) e sequer coloco a hipótese de ela vir a ser, em algum momento, definitivamente afastada. Certo é que, na politica como no Direito, em determinados casos, a tentativa também é punível.

José Manuel Cordeiro disse...

Essa do "tenha juízo" não é a versão actualizada do "quem se mete com o PS, leva" ? De facto, tendo juízo – como o "boy" Rui Pedro Soares – é que se vai longe …

Pedro disse...

O comentário da Inês Patrocínio fez-me lembrar o post que escrevi acerca do assunto:
O poder é o elemento que mais une os partidos. daí que aqueles que dentro do PS buscam poder dizem amén a jose socrates. no outro dia no facebook vi um socialista socreteniano a comparar portugal com a venezuela, no assunto da liberdade de expressão. Credo!!!

Fortuna disse...

Pedro, já percebi que é gente de carne e osso, e isso é bom. Já percebi tambem que tem tendencias de direita, o que não é mau, mas justifica a forma insultuosa com que se refere a pessoas que nem sequer conhece (note que eu podia responder que rebanho e ovelha é a p..., mas não o faço). A direita em Portugal perdeu completamente os minimos de educação e cortesia e limita-se a vociferar insultos, como se pode ler nas caixas de comentários dos seus principais blogues.

Fortuna disse...

Portanto, para inicio de conversa, convem que clarifiquemos estas e outras coisas. Quando se referir a mim lembre-se que não me conhece, mas pode ter a certeza de uma coisa, eu dou sempre a cara e respondo sempre pelas minhas posições, sejam elas pró ou contra o governo sócrates.

António Pinho disse...

A liberdade é o oposto da necessidade. É o ABC da Filosofia. E dá para perceber quase tudo dentro do PS.

Fortuna disse...

Mas não se deixe enganar, olhe que por aqui há muitos, aliás, muitas que nem gente são. Micaelas, Miquelinas, Ineses, etc. A coisa está armadilhada.
Agora, voltando às suas palavras, pelo que pude perceber tem um blogue, como eu, escreve aqui comentários, como eu, fala e diz em todo o lado, como eu, se calhar escreve em jornais, como eu já escrevi, não sei se vai à televisão... mas sei que o que quer que diga, ninguem o impede de dizer ou escrever. Até sei mais, sei que, como eu, recebe todos os dias vários e-mails a caricaturar o PM. E ninguem o impede. Isto é liberdade de expressão, por mais que lhe dê jeito dizer que não.

Fortuna disse...

Mas ainda lhe digo mais, já que o facto do autor deeste blogue escrever tudo aquilo que lhe vai na alma sem nenhuma especie de constrangimento não lhe serve como prova. Digo-lhe que vocês, da direita, passam a vida a criticar o PM por este apresentar como bandeira da acção do governo a expansão acima da média comunitária dos computadores com banda larga (magalhães incluidos). Que governante com intenções totalitárias e com vontade de cercear as liberdades é que entretinha a distribuir pelos cidadãos precisamente os meios de acesso à informação? Só se fosse tolo, não é? Pergunte lá ao presidente do irão se ele vive bem com a banda larga? Pergunte lá aos norte-coreanos se tem banda larga. Pergunte.

Fortuna disse...

Não se engane, meu caro, o que está aqui em causa nada tem que ver com liberdade de expressão. Até porque o jornal que publicou as escutas pode faze-lo com todo o à vontade (já não publicou em angola, mas isso é outra história). Na verdade, o que nos devemos perguntar é porque é que só publicou agora, quando já as tinha desde o ano passado. O que nos devemos perguntar é a quem serve este clima de estado de sitio e porque imediatamente a seguir ao PS ter finalmente encostado a oposição às cordas quando não resistiram à demagogia no caso da lei das finanças regionais.

Anónimo disse...

A propósito de "direita" oferece-se o prémio (merecido) de administrador da PT a quem explicar qual é a diferença entre o PS e o PSD.

José da Silva disse...

Deiem o prémio ao Fortuna que ele também merece, tem um blog que ninguem sabe que existe e vai para os outros para ver se alguém repara quele existe o que é outra miragem.
O que está em causa é o plano da PT com a golden share do Governo assaltar os diversos media, atráves de amiguinhos do Fortuna (que ao contrário dele, coitado, estão cheios)a tal ponto que o Granadeiro se disse encornado!
O que está em causa no artigo publicado no blog é o que o Doutor Pedro Batista diz QUE O PS NÃO EXISTE A NÃO SER QUANDO O SÓCRATES ASSOBIA para chamar às manifestações da brigada do reumático.
O Fortuna gosta sempre de estar a meter o bedelho neste blog, aproveitando a paciência do Doutor Batista,para se mostrar e desviar os debates. Terá a ver com o plano que o Eduardo Damaso hoje denuncia de controle a Blogosfera nas últimas eleições a partir dos acessores das Secretarias de Estado? Mas ele ainda não é acessor nem do ascensor como o Joel.
Põe-re a pau Joel.Se não fosse o PS de Sócrates estar a acabar o ciclo e teres de ir trabalhar como os outros, o Fortuna ainda te tirava o lugar...

Fortuna disse...

Olha a Micaela de calças a defender o doutor Pedro Baptista...
Eu não lhe disse Pedro, que isto aqui está armadilhado?
Mas a Micaela de calças está mesmo tonta de todo. então não está bom de ver que o doutor Pedro Baptista nunca pertenceria a uma organização de arrebanhados como a que descreve. Só quem não conhece a tempera do doutor Pedro Baptista. Alguma vez ele pertenceria a um partido onde andam todos a trás do apito do chefe? Desculpe lá, mas você não ficou a dever muito à inteligencia...´É a mesma história do PM que quer cercear a informação e distribui computadores por toda a gente. tontices, é o que é.

AM disse...

A ver se eu entendo bem isto...

O meu amigo Pedro Baptista disse o que achou que devia dizer e disse muito bem.

E eu estou de acordo a 200% com o que disse (apesar do não ser militante, nem.....) e mais do que isso acho que disse muito bem o que deve ser dito.

Mas é também evidente que se o meu amigo Pedro Baptista o disse, a TV o passou, os jornais o escreveram é PORQUE PODEM, ou seja, porque não existe qualquer constrangimento FORMAL e LEGÍTIMO à liberdade de expressão, e aí o meu amigo Daniel Fortuna tem carradas de razão, e ainda bem que assim é.

Que existem centenas,ou milhares, ..., de jornalistas e quejandos que não passam da voz do dono (apesar de irem mudando de dono) isso é verdade, mas são apenas vítimas da sua cobardia, da sua sabujice, da sua ambição, em suma da sua falta de princípios.

Que existem centenas,ou milhares, ..., de militantes do PS (e do PSD e do CDS, etc.) que igualmente não passam da voz do dono (apesar de irem mudando de dono) isso é também verdade, mas são apenas vítimas da sua cobardia, da sua sabujice, da sua ambição, em suma da sua falta de princípios.

Que os mais sabidos (ou os mais capazes segundo o ponto de vista) chamem-se Sócrates, Cavaco, Durão, Portas, Rangel, Rio ou o raio que os parta, construam as suas ambições (e a nossa miséria) com base nessa MERDA, isso não é mais do que a definição plena da tal nossa "democracia" que quer o Fortuna de uma forma, e o meu amigo Pedro Aroso, de outra, defendem e aplaudem, e que o Pedro Baptista vai tolerando mas dando uma agora no cravo, outra depois na ferradura.

Mas isto só lá vai quando nos juntarmos com umas cervejas e umas francesinhas para tirar tudo isto a limpo....

Para quando?

António Moreira

Anónimo disse...

Este Fortune é mesmo b... Tanto, que até pensa poder fazer de nós b...

José da Silva disse...

Caro AM:
Não está em caua em momento nenhum saber-se se em Portugal há não há liberdade de expressão. A discussão é a das actividades da PT e, outra, a das actividades do PS e d Sócrates de não ligar patavina ao Partido e, qundo ELE precisa, chamar manifestações de desagravo que como diz o M. A. Pina. parece a manifestação da Brigada do Reumático

Pedro Baptista disse...

Caríssimo Amigo António Moreira: Intervenho pela especialíssima consideração que tenho por si. Mas não me venha dizer que eu dou uma no cravo outra na ferradura porque nem sou ferreiro nem tenho nenhuma cavalgadura para ferrar; e se alguma vez dei uma no cravo outra na ferradura foi em algum momento em que o animal não estava quieto com a pata.
Grande Abraço

Inês Patrocínio disse...

Liberdade no PS? Exemplo, Pedro Baptista, poder falar? deixem-me rir. Ainda não atropelam pessoas, nem ameaçam partir as rótulas, mas MARGINALIZAM QUALQUER UM QUE PENSE PELA SUA CABEÇA E AJA EM CONFORMIDADE!!!!!! That's the question!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Porque é que o Sócrates não demite os gajos da PT? Simples, porque, tem medo que eles falem...

AM disse...

Caro José da Silva

Claro que está em causa saber-se se em Portugal há ou não liberdade de expressão.
Quer se queira quer não é essa a mensagem que a campanha em curso quer que passe para a massa anónima, inculta, desinformada e desinteressada que decide quem ganha as eleições!
É isso e apenas isso que está em causa.

Controlo do meios de comunicação social pelo poder (seja ele político, económico, politico/económico, religioso ou outro) sempre houve e vai continuar a haver.

Quanto maior é o poder de condicionar as tais massas por parte dos "media" e, com o desenvolvimento tecnológico, cada vez esse poder é maior, maior é aluta pelo seu controlo.

Quanto ao facto do Sócrates não ligar nenhuma ao PS e, quando precisa tocar a rebate para chamar o rebanho, pois, a vida partidária (tirando alguns Fortunas, Avelinos e Pedros Baptistas) é mais do que isso?

Abraço
António Moreira

AM disse...

Caríssimo Pedro Baptista

Ainda bem que lhe consegui despertar a atenção :)

E os meus sinceros agradecimentos pela manifestação de consideração que, também sinceramente, sabe que retribuo.

Peço desculpa por lhe falar com franqueza.

Mas o que escrevi não é necessariamente a Verdade, mas apenas a percepção que eu dela tenho.

É evidente que estou de acordo consigo (e ponho-me a jeito para ser acusado do mesmo) que se "o animal não pára quieto com a pata" qualquer um manda com uma no cravo e outra na ferradura.

E o que temos visto é que o "animal" (principalmente desde que perdeu a maioria absoluta) ora manda a pata prà direita ora prà esquerda e assim não há ferreiro que acerte...

Mas as cervejas e as francesinhas lá ficaram sem resposta...

Um Grande Abraço para si também
do amigo
António Moreira

Pedro Baptista disse...

Vamos às cervejas e francesinhas quando quiser, Caríssimo, de preferência em Abril, porque em Março estou com 3 conferências e já devia estar a trabalhar nelas a 100%, o que vou tentar fazer, mesmo com estes apelos políticos e outros cívicos a que não sei dizer não.
Um abraço amigo do
Pedro Baptista

AM disse...

Então só falta o Fortuna e o Pedro Aroso alinharem, para se poder dar início à tertulia desalinhada.

Venha de lá mais um Abril :)

Outro abraço
António Moreira

Pedro Aroso disse...

Caríssimo António Moreira

Contem comigo. Se há coisa que eu aprecio são francesinhas e uma boa tertúlia desalinhada.
Espero que o Pedro Baptista (que é meu vizinho) me dê uma boleia para o restaurante, porque eu já não ando de carro.

Fortuna disse...

pois em tertulias eu alinho sempre! Vamos lá a esse debate...
Amigo Moreira, é não esquecer as francesinhas e as cervejas...

Nelson Oliveira disse...

É claro que PB pode falar, e isso nota-se com toda esta envolvência noticiosa.

Contudo, como socialista (ainda muito novinho e com pouca experiência) acho que os problemas devem ser resolvidos dentro de portas.

Na minha opinião pessoal, não há necessidade de se vir para os jornais usar termos como "rebanho" etc. Mais parece o AJ Jardim quando fala mal de tudo e de todos, no seu partido.

É claro, que PB tem o seu direito de opinião e à indignação, contudo acho que devem ficar pelos locais próprios.

Se há um secretário-geral, é para ser apoiado, ajudado ou criticado e atacado mas, em sede própria.

Se não concordarmos com ele ou a confiança nele for colocada em causa, nas eleições seguintes no PS votamos noutra pessoa ou apresentamos candidatura alternativa.

Não queiramos fazer o PS parecer o PSD.
Cumprimentos

Manuel Machado disse...

Meu Caro Nelson Oliveira:
O meu amigo teria razão em dizer que o PB deveria falar primeiro dentro do Partido, se o Partido funcionasse como partido democrático que diz que é mas não é. Só três exemplos. A Comissão Nacional que foi agora convocada para sábado já não o era há mais de nove meses e no entanto os eswtatutos (Art. 68º) são muito claro sobre as reuniões de 4 em 4 meses. A Comissão Política Distrital do Porto cuja convocatória chegou ontem aos membros convocanda para a próxima segunda-feira portanto sem o prazo legal de antecedência( vão dizer que o mal é ds correios)já devia ter reunido há 1 mês, pois tem de reunir de 3 em 3 meses e já não o faz há 4. Nessa reunião cada membro vai ter direito a falar 3 minutos, sem direito a réplica, quando o regimento lhe garante 10 minutos em 2 intervenções. Na base há secções que reunem de 4 em 4 anos para indicar o candidato á Junta, sendo assim há 10 anos, e seguindo os exemplos que vêm de cima. Não há pois espaço para ninguém falar nem ninguém debater nada!
Além disso, se os "altos" dirigentes sem credibilidade no povo podem dizer o que lhes apetece nos media, porque é que o PB que tem credibilidade porque sempre combateu e nunca se vendeu não haveria de falar nos media que o procuram? Então os Renatos , os Lelos e quejandos podiam disparatar á vontade envergonhando os socialistas, justificando por exemlo o roubo das verbas do QREN ao Norte, e o PB não poderia porquê? No PS não há gente da alta e gente da baixa. Ainda bem que ele pôs o dedo na ferida. Toda a gente sabe que não há discussão aberta no PS e as pessoas têm medo de exprimir o que sentem, não porque ohes batam, mas porque são marginalizadas quando não dizem amen com o chefe e isto é novo no PS. Basta ver a última lista de deputados que só integrou a cor do Renato, contra a tradição do PS de fazer participar as várias sensibilidades...
Por último o PB não chamou a ninguém rebanho. Disse que o PS não é um rebanho.Defndeu o partido contra os que o querem transformar em rebanho. Bem haja por isso. Oxalá não se engane. Um abraço.

Pedro disse...

Caro Fortuna acha que o insultei?
Acho que os seus comentários são bastante mais agressivos! Não será isso uma tentativa de tentar "moderar" as caixas de comentários dos blogs??!
Lembre-se que você também não me conhece!

Em relação à liberdade de expressão, é sinal de muito mau estado quando é preciso recorrer a exemplos como a Coreia do Norte para dizer que em Portugal existe liberdade de expressão...

E agora aponto-lhe uns nomes (curiosamente a maior parte começados por M) e pergunto-lhe o que têm em comum e o que lhes aconteceu, objectivamente, sem juízos de valor?
- Mário Crespo
- José Eduardo Moniz
- Manuela Moura Guedes
- José Manuel Fernandes

Liberdade de expressão não é fazer circular uns emails e escrever umas postas num blog. Isso é liberdade de expressão na Coreia ou na Venezuela. Num estado democrático como Portugal (ou como deveria ser) liberdade de expressão é ter programas e colunas como Mário Crespo ou Manuela Moura Guedes (por mais que eu não goste) e não terem de ser um problema com necessidade de resolução.

E porque que Mário Crespo é um problema que necessita de resolução? Porque escreveu, entre muitas outras coisas, um artigo que directamente chamou palhaço ao socrates e a muitos outros.

Sérgio disse...

A falta de credibilidade do Sócrates está a dar cabo do país. Não é mais capaz de mobilizar ninguém porque nele só acreditam os que dependem dele.
É hora do PS pensar noutra solução. E dum Congresso clarificador. O PS não está melhor que o PSD. Com a diferença que o PS está amergulhar na crise e o PSD talvez a sair dela

Manuel A. Martins disse...

O Pedro Baptista tem toda a razão ´
e unico que os tem no sítio e que mostra desprendimento. É o único com capacidade deloiderança porque só ele consegue fazer passar um discurso de moralidade e de carácter

Anónimo disse...

Qual quê, estamos todos unidos, no sábado é a peregrinação á Alfândega, sempre é mais perto do que Fátima.