sábado, 6 de fevereiro de 2010

Notícia do semanário "Sol"
Despachos do caso Face Oculta revelam plano do Governo para controlar a TVI
05.02.2010 - 11:03 Por PÚBLICO
O primeiro alerta sobre as alegadas ingerências do Governo e de quadros da confiança do Governo na comunicação social, que transpiravam da investigação do processo face Oculta, foi lançado pelo despacho do director da Polícia Judiciária de Aveiro, Teófilo Santiago.
No documento enviado ao procurador João Marques Vidal, no âmbito das escutas do Face Oculta, Teófilo Santiago reportava “entre outras situações”, que existiam “no auto indícios claros de que a administração da Portugal Telecom, por determinação, solicitação ou desejo manifestado por decisor político de primeiro níve [...] iniciou e desenvolve um processo de aquisição da TVI com o objectivo de tomar posição dominante e alterar a orientação daquela estação televisiva, que entendem hostil aos seus interesses políticos, fulanizando mesmo a questão numa jornalista”.
Depois, num despacho de Junho passado, o procurador João Marques Vidal – titular do processo Face Oculta, que investiga uma alegada rede de corrupção envolvendo negócios com resíduos – sustenta que das escutas telefónicas “resultam fortes indícios da existência de um plano em que está directamente envolvido o Governo” para interferir em alguns órgãos de comunicação social, afastando “jornalistas incómodos”.
Este plano, segundo o despacho citado pelo "Sol", envolvia o controlo da TVI, o afastamento do seu director-geral, José Eduardo Moniz, e da jornalista Manuela Moura Guedes, e a aquisição dos jornais PÚBLICO e "Correio da Manhã".
O procurador fala num “esquema” para interferir “em órgãos de comunicação social considerados adversários, visando claramente a obtenção de benefícios eleitorais”. Isto, segundo o procurador do Ministério Público de Aveiro, indiciaria um “crime de atentado contra o Estado de direito”. Marques Vidal solicitava, por isso, a extracção de cópia de uma série de escutas telefónicas.
O juiz de instrução António Gomes, de Aveiro, foi mais longe e, no seu despacho em que autoriza as cópias, menciona o envolvimento directo de José Sócrates. O despacho, citado pelo "Sol", diz haver “indícios muito fortes da existência de um plano em que está directamente envolvido o Governo, nomeadamente o senhor primeiro-ministro”.
Excertos das escutas reveladas pelo “Sol” revelam ainda nomes de intervenientes favoráveis às alegadas jogadas do Governo para controlar a comunicação social como a escolha do “homem da informação, o Paulo Baldaia”, referindo-se ao director da TSF, rádio da Controlinveste, que detém também o “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”.
E revelam ainda a estratégia de Zeinal Bava, director da Portugal Telecom, para que, na aquisição de parte da Media Capital se arranjasse “maneira de, não dizendo que não ao Sócrates, fazer a operação de forma que ele nunca aparece”, através de engenharias participadas pelos bancos.
Posteriormente, a suspeita lançada em torno do conteúdo das escutas foi arquivada pelo Procurador-Geral da República.

5 comentários:

Anónimo disse...

É só desgraças...

Anónimo disse...

Como já disse antes, José Sócrates é um homem perigoso.

Anónimo disse...

Admira como tanta liberdade e inteligência, designadamente dentro do PS, não dá frutos, neste momento para muitos e para poucos bem angustiante. A política dominante bateu no fundo como já não se via há décadas, ou seja, há cem anos dos antigos. Restam algumas vozes com pouco poder real (actualmente).

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Só gostava de saber quem foi o "inteligente" que me cortou ainternet todo o dia de anteontem sábado até ás 16 horas e picos - sou cliente sapo.pt - alegando que eu devia em atrazo prestações mensais, quando na verdade não devia nada...É sabido e conhecido que sou apoiante do Socrates, que não apoio Manuel Alegre... e que sou convicto da existencia da referida "cabala" contra o PS e seus dirigentes ---ontem ferro rodrigues, hoje josé sócrates e amanhã outro qualquer---E essa cabala é mmontada pelos meios de controle da comunicação social e seus vasos comunicantes...
Por isso... cuidado com o controle económico dos meios de comunicaçaõ social e empresas de telecomunicações....è que os donos dessas empresa podem insinuar o que quiserem ,fazerem todas as manigâncias e até colocar on line escutas ou deixar colocar..que nem sequer deveria m ser reveladas...

é que eu fiquei de sobreaviso...Então como é que uma empresa que me da acesso à internet, me controla ao ponto de me calar pura e simplesmente...ponderei apresentar queixa crime contra "desconhecidos" por me terem impedido o livre acesso a telecomunicações que é um direito de qualquer cidadão...Não me conforma que qualquer empresa possa ter assimacesso aos meus dados e até ao meu computador..pois verifiquei que ao cortar-me a ligação tinha controle sobre partes do que figurava dentro do meu próprio computador...Ao que me pareceu o programa que bloqueia o acesso é uma espécie de hacker ou bloqueador de funcionamento deixando deter acesso adadom meus gravados no próprio disco e relacionados com a propria entidade...Claro que invocava erro 808...mas o qu eé isso?

AM disse...

Eles andam aí....

Tenham medo....

Tenham muito meeeedddddoooooo :-O

AM