quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que fizeram ao SNS! O que interessa são as privadas dos Mellos e dos Espíritos Santos, as parcerias públicas-privadas sustentadas pelos contribuintes é que dão... O povo que se amanhe nos corredores...Quando havia todas as condições para tudo ser diferente e o SNS corresponder integralmente às necessidades dos portugueses... Simplesmente, não havia negócios nem negociatas...(PB)
Hospital sem camas para internamento
Doentes pernoitam nas macas e em corredores
(JN) 25.2.2010 CARLA SOARES
O Hospital de Santo António, no Porto, está sem camas para os doentes com ordem de internamento e repetem-se os casos de utentes que têm de dormir nas macas, confirma a Direcção. Ontem, um homem de 90 anos pernoitou no corredor, tal como muitos outros.
O cenário repete-se. Joaquim Ferreira da Rocha, de Gondomar, foi transportado de urgência para o Hospital de Santo António, por volta das 20 horas de anteontem. Estava com falta de ar e tudo indicava que estaria com líquidos nos pulmões.
Após ter sido visto, recebeu ordem de internamento. E passou a noite inteira deitado numa maca, no corredor, com várias dezenas de pessoas nas mesmas condições. Ontem, a meio da tarde, segundo disse um dos filhos ao JN, Joaquim Rocha continuava na maca por falta de vaga nos quartos do hospital. "Nem consegue virar-se", explicou Fernando Rocha, preocupado, uma vez que o pai tem já 90 anos de idade.
Contactada pelo JN, a administração do Santo António confirmou a falta de camas, que obriga os doentes a permanecerem horas a fio nas macas.
No que toca ao caso específico de Joaquim Rocha, fonte hospitalar disse, ontem à tarde, que continuava numa maca, mas na sala de recepção de exames, "vigiado por médicos e enfermeiros", juntamente com "outros doentes". "Não está abandonado num corredor", garantiu o responsável.
"A situação está muito difícil no internamento. Temos 20 doentes à espera de cama", lamentou. "Ainda hoje tivemos de cancelar o programa cirúrgico de ortopedia", acrescentou, notando que estavam "onze doentes à espera dos cuidados continuados".
A fonte hospitalar destacou que o serviço de internamento estava, ontem, "completamente cheio". Há 15 dias, perante um caso semelhante, a administração disse que havia "constrangimentos" devido às obras de remodelação da urgência , com o espaço mais reduzido, e que não havia vagas no internamento.

1 comentário:

Micaela disse...

Ao cuidado do Sr. pizarro. comissário político, que diz que a saúde no Norte vai de vento em popa com o novo Hospital de Gaia porque é prós privados!