quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Norte tem de ter força política para o impedir... Tem de ter uma força polítíca autónoma capaz de impedir este e os outros desmandos do centralismo colonial contra o Norte... (PB)
Carlos Lage desafia Norte a dizer "basta"
(JN) José Vinha Hoje
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDRN) está contra a aplicação de "maus critérios" que justificam a introdução de portagens nas SCUT do Norte. O que não aconteceria se o Norte tivesse força política para o impedir.
Carlos Lage considera que o episódio é revelador da "falta de lucidez" e, ao mesmo tempo, mostra que "a região Norte não tem um poder regional suficientemente forte e enraizado para dizer basta!".
Durante um debate sobre a regionalização realizado em Penafiel, na terça-feira à noite, explicou que "é na região Norte que está a questão regional".
Nesse sentido, "se o Norte não for capaz de reclamar, de forma sensata, forte e decidida, a constituição de uma das cinco regiões de Portugal, elas não serão criadas, porque ninguém está para se incomodar com o assunto".
Questionado sobre a introdução de portagens nas SCUT, polémica que tem vindo a mobilizar autarcas, Lage advertiu que "está em causa a falta de equanimidade na implantação de portagens".
"Não acho que fosse intencional introduzir portagens no Norte para prejudicar as populações do Norte, mas foram maus os critérios que levaram a este resultado. Espanta-me que fossem buscar critérios que valem zero para considerar que auto-estradas no Norte devem ser pagas e auto-estradas noutras zonas no país não devem".
"Fizeram para aí umas contas esquisitas e difíceis de testar para provar que os municípios, na região litoral, tinham um poder de compra superior aos municípios… sabe-se lá de onde, por ventura do Algarve, o que é absurdo", frisou.
O segundo critério para introdução de portagens "é um sofisma completo".
"Estipulou-se que para introduzir portagens nas auto-estradas é preciso haver alternativas. Isso é a inversão de toda a lógica: as auto-estradas foram construídas para serem alternativas às estradas tradicionais, e não o contrário.
Este processo "mostra que, não obstante os protestos, o Norte não tem um poder regional suficientemente forte e enraizado para dizer basta, isto não pode ser".

6 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Lage sempre foi um regionalista convicto e sempre lutou pela regionalização. Retomou, com coragem a sua luta de sempre. Li com o maior apreço o seu artigo. Espero, muito sinceramente que muitos o sigam sem medo. Carlos Lage é um socialista que merece o maior respeito e consideração, por muitos exemplos que tem dado e pelo seu serviço às cuasas da cidadania. É preciso unir a nossa voz à dele. Parabéns Carlos
JUlieta Sampaio

coelho dos santos disse...

Como diz Julieta Sampaio, Carlos Lage é um político, que desde há muito reconhece a mais valia do Norte,no todo nacional.
Foi pena que tenha "arrefecido" um pouco e durante algum tempo, o seu entusiasmo pela regionalização.
Ainda bem que "voltou!" e o recado que dá, merece ser bem compreendido e melhor interpretado.
Realmente merece que os regionalistas e todos os cidadãos do Norte unam as vozes e as vontades, para fazer da Regionalização um desígnio nacional
Junto a minha voz à de Julieta Sampaio, também ela uma lutadora pelas boas causas, para saudar Carlos Lage.

AM disse...

Parece-me muito significativa a seguinte passagem:

"se o Norte não for capaz de reclamar, de forma sensata, forte e decidida, a constituição de uma das cinco regiões de Portugal, elas não serão criadas, porque ninguém está para se incomodar com o assunto"

O que vem de encontro aquilo que eu também entendo, ou seja, o Norte (no nosso caso) deve preocupar-se em conseguir criar (conquistar) a SUA REGIÃO e esquecer o desiderato de fazer aprovar a Regionalização como modelo para o País, dado que a dupla "Marcelo/Guterres/Cavaco" (é como o quarteto dos três irmãos, Pedro e Paulo) criaram a seu tempo as condições para impedir "ad eternum" a sua aprovação.

Se isso se consegue com um partido ou movimento de carácter regional, se por petições sobre petições ou por um levantamento a reboque de outros factores (exemplo scuts, crise, desemprego, miséria) é algo a aprofundar e, se calhar, terá que ser uma soma de tudo, para garantir uma mínima hipótese de sucesso.

Isto entre Benfica campeão, Papa à solta por aí, mundial de futebol, etc. etc. em cima das telenovelas do dia a dia, a malta só acorda quando vir os filhos com fome.

Abraços
António Moreira

Anónimo disse...

A ver vamos o que pensam os socialistas do PS Porto quando tiverem de eleger o novo Presidente da Federação. Irão continuar a apoiar o que nada fez pela Região?
E o Carlos Lage para que lado se virará?

Paulo MB disse...

Por qualquer lapso, o meu texto saiu como anónimo. Aqui fica a correcção.

Anónimo disse...

Sim, vamos ver nas próximas eleições quem é que este senhor apoiará...falar é fácil, e deixar tudo na mesma também...caberá aos militantes escolherem deixar tudo na mesma (e continuar tudo nesta maravilha), ou não