quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais uma seta para cima
Mário Almeida apoia "buzinão" contra a introdução de portagens na A28
Ângelo Teixeira Marques (Público) Hoje
Comissões de utentes convocaram concentrações contra a introdução de portagens. O presidente da Câmara de Vila de Conde apoia este protesto sonoro
O socialista Mário Almeida, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, apoia a realização, amanhã, de um "buzinão" contra a introdução de portagens na A28, entre o Porto e Viana, uma das vias Scut (sem custos para o utilizador) onde o Governo pretende introduzir a cobrança de circulação. "Todas as formas de fazer chegar ao Governo a discordância pela introdução de portagens são positivas", defendeu o autarca na sessão da Assembleia Municipal de Vila do Conde da última segunda-feira.
O histórico autarca socialista leu, na mesma sessão, um ofício enviado pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo ao ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, António Mendonça, no qual solicitava "informações sobre os estudos sobre as medidas mitigadoras" de uma eventual cobrança de portagens. O ofício foi enviado também em nome dos municípios de Esposende, Póvoa de Varzim e Matosinhos, num claro sinal de concordância entre autarquias dirigidas por diferentes partidos.
Recorde-se que os presidentes de câmara de alguns destes municípios já se encontraram com o ministro António Mendonça, mas, desde esse momento, ainda não obtiveram os esclarecimentos que pretendiam, nomeadamente quanto a eventuais contrapartidas decorrentes da instalação de portagens nas auto-estradas que atravessam os seus municípios. Isto porque, refira-se, a possibilidade de haver isenções locais chegou a ser equacionada como muito provável. Na opinião de Mário Almeida, caso as tais "medidas mitigadoras" se venham a confirmar, tratar-se-ia de "um mal menor". "Entendo que não deve haver portagens em toda a área metropolitana do Porto", sublinha o presidente do município de Vila do Conde e explica porquê: "Somos praticamente só uma cidade e, se queremos um desenvolvimento harmónico desta área metropolitana, não deve haver portagens".
O protesto contra as portagens foi agendado pelas comissões de utentes das concessões Costa de Prata (A29), Grande Porto (A41 e A42) e Norte Litoral (A28) e marcado, em diferentes horários do dia, nos municípios de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Aveiro, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira.
No caso da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, os automobilistas concentram-se amanhã, pelas 18h, numa rotunda junto à Avenida de Vasco da Gama, na primeira cidade, e seguem depois para o município vizinho.

18 comentários:

Jos´da Silva disse...

Espero que todos os socialistas apoiem o protesto até por causa das decisões do último Congresso Distrital.

Paulo Rocha disse...

Por muito que buzinem, as autoestradas de 'borla' têm os dias contados.

Num país onde o Estado atravessa uma grave crise financeira que pode ter consequências extremamente gravosas para o bem estar dos portugueses, as portagens nas autoestradas são o nosso menor problema.

Claro que ninguém gosta de pagar pela utilização das autoestradas. Claro que vamos ver muitos políticos, por razões sobejamente conhecidas, a protestarem muito. Claro que não há vias alternativas com a qualidade.

Mas, um país que nos últimos 6 anos teve que pedir emprestado mais de 50.000 milhões euros para fazer face aos seus sucessivos déficites orçamentais, alguma coisa tem que fazer para inverter esta situação.

Pedro Aroso disse...

Ou seja, o PS vai adoptar a lei que o PSD quis aprovar no tempo em que o estava no Poder...
A culpa desta situação é do Eng. Guterres, que habituou o povo português a ser governado ao sabor das sondagens e dos "buzinões".

Sílvio Lima disse...

E o povo não deve ser habituado a liberalidades, não é Sr. Aroso?

Pedro Aroso disse...

Sr. Lima,

O que são "liberalidades"? Será que quis dizer liberdades? Confesso que não entendo a sua pergunta.

Sílvio Lima disse...

Liberalidade, s.f. ( do lat. liberaritate). Inclinação,disposição para dar, mas com discernimento; generosidade. // O dom que faz a pessoa generosa; dádiva; largueza.// Grandeza.// Magnificiência. (Grande Dicionário da Língua Portuguesa)

Pedro Aroso disse...

Obrigado Sr. Lima, confesso que não conhecia o termo.
Aquilo que lhe digo é que, num Estado de Direito, é no Parlamento que estas questões devem ser discutidas, e não na rua. A menos que o Sr. Lima seja um daqueles nostálgicos que sonham com o regresso ao PREC...

Micaela disse...

Os mouros que paguem a crise!!!

Anónimo disse...

Sr Aroso a mim quer-me parecer que o senhor é um daqueles nostálgicos que sonham com o regresso ao tempo salazarista

Pedro Aroso disse...

Este anónimo, se fosse homem, identificava-se. Como deve ser híbrido... No entanto, palpita-me que às vezes assina o nome e eu até imagino quem seja.

Paulo MB disse...

Nesta questão apoio o Pedro Aroso, pois tem aqui uma posição sensata.
Os que acham que é na rua que se resolvem os problemas das finanças públicas, estão enganados no país. Devem emigrar para a Coreia do Norte ou para Cuba.
Por cá, goste-se ou não, governa quem tem a aceitação da AR e do PR.
Eu até compreendo os autarcas, já que defendem a sua "quinta", mas a missão do Governo é defender o país.

Manuel Martins disse...

Em Cuba e na Coreia do Norte nada se resolve nas ruas porque não há liberdade de manifestação. Tudo se resolve nas instituições... e nas prisões. Perce que alguns querem o mesmo caminho para Portugal pondo em causa o direito, a coreccção e a eficácia do direito de manifestação. Têm de estudar umas coisas sobre democracia...

Pedro Aroso disse...

Caro Manuel Martins

É sempre bom debater ideias com alguém educado e civilizado.
Como deve imaginar, só quem está de má fé é que pode inferir das minhas palavras que eu sou contra a liberdade de expressão. Para mim, todas as manifestações são legítimas. No caso das SCUTS, aquilo que está em causa é uma coisa complemente diferente porque, se bem se recorda, foi o Eng. Guterres que subverteu o princípio do utilizador-pagante. Acha justo que sejam os nortenhos a pagar a via do Infante, que serve apenas os algarvios? Acha justo que sejam os alentejanos a pagar a scut Porto/Viana do Castelo? E acha que Portugal pode dar-se ao luxo de ter a melhor rede de auto-estradas da Europa, em que grande parte delas são gratuitas?

Miguel Castro disse...

José da Silva: "Espero que todos os socialistas apoiem o protesto até por causa das decisões do último Congresso Distrital."

Também fui delegado ao último Congresso Distrital, lembro-me perfeitamente da moção aprovada acerca desta matéria, mas o José da Silva não acha, de facto, que no PS actual alguém quer saber (realmente) a opinião dos militantes, ou acha?

José da Silva disse...

O que o PS é depende de todos mas também de cada um

Miguel Castro disse...

Pura utopia...

Anónimo disse...

Amigo Pedro Aroso, anónimo é a melhor forma de nos expressarmos politicamente... imagine lá que os deputados do PS votavam por voto secreto.. ehehe

Anónimo disse...

O Renato Matos vai estar neste cmbate pelo qual sempre pugnou? Ou com o tacho que lhe deram, arrependeu-se? Veremos...