quarta-feira, 24 de março de 2010

José Luís Carneiro quer elevação no debate e desculpas de Renato Sampaio
Porto, 23 mar (Lusa) - O candidato à liderança da Federação do PS/Porto, José Luís Carneiro, considerou hoje que o presidente da distrital, Renato Sampaio, deve um "pedido de desculpas público" à presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, a quem apelidou de "caudilho de saias".
Na edição do Público de hoje, numa notícia intitulada "Renato Sampaio avisa que não quer caudilhos de saias no PS", o líder da distrital acusou Joana Lima de ser o "mandarete" de José Luís Carneiro.
"Estamos aqui sem sofismas. Nós não aceitamos coações nem retaliações. Eu sei o que se passa na Trofa e quero aqui manifestar o meu total repúdio. Não foi para isso que o PS foi fundado”, afirmou [Renato Sampaio], deixando um aviso: "Estou aqui porque não aceito caudilhos. Nunca aceitei caudilhos na vida politica e não é agora um caudilho de saias que se pode implantar aqui na Trofa", refere a notícia.
José Luís Carneiro lamentou, à Lusa, estas palavras, garantindo que nunca assistiu "a uma declaração política tão infeliz" na sua "vida politica de 17 anos de ligação ao PS, como a proferida pelo presidente do PS/Porto em toda.
"Dados os sinais que ultimamente têm vindo a público relativamente à conduta politica de alguns dirigentes do PS/Porto será desejável que se possa realizar uma comissão política distrital para debatermos alguns dos valores, dos princípios e das regras que deverão nortear a nossa conduta política no futuro", sublinhou o candidato à distrital.
Para José Luís Carneiro, esta comissão política distrital deveria "ocorrer o mais rapidamente possível" uma vez que o partido vai "entrar futuramente num processo eleitoral interno".
"Tudo farei para que o debate ocorra com elevação e em torno de ideias e de projetos políticos", concluiu.
"Esta declaração coloca em causa a honestidade cívica e o sentido de responsabilidade política de uma autarca que pelas suas qualidades pessoais, cívicas e políticas constitui um orgulho para o partido socialista", salientou Carneiro.
Questionado se esta seria "uma reação ao facto da Joana Lima ser sua apoiante", José Luís Carneiro afirmou ter "absoluta convicção disso mesmo", acrescentando que deve "ser feito um pedido de desculpas público a Joana Lima".
"Trata-se, no meu entender, de mais uma demonstração de falta de diálogo e de tolerância para com aqueles que não querem estar com esta direção distrital", acusou.
O presidente da Câmara de Baião disse-se "convencido que Joana Lima, na sua conduta política e cívica, constitui um bom exemplo para todos aqueles que desempenham funções políticas no país e muito particularmente no interior do Partido Socialista".
Joana Lima manifestou hoje, em declarações à Lusa, que “as suas energias devem estar direcionadas para a Câmara da Trofa”, recusando, por agora, comentários às palavras do líder da distrital do PS.
A Lusa tentou contactar Renato Sampaio sem sucesso até ao momento.

Renato vai contar a "verdade toda"quando for à Trofa
Porto, 23 mar (Lusa) - O presidente da Federação do PS/Porto, Renato Sampaio, disse hoje à Lusa que irá contar "a verdade toda aos militantes, quando for à Trofa" sobre as questões relacionadas com o seu diferendo com a presidente da câmara local, Joana Lima.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como o desvio não é grande, seria interessante que passasse pelo Marco, para contar A VERDADE.
Os marcoenses ficariam gratos

jesui disse...

Mas...será que em Renato Sampaio, existe alguma verdade, que possa ser dita em lugar algum???
No que ele é mestre, é passar de "gatuno" para roubado com uma "pinta", que só convence quem quer ser convencido...!
É uma tristeza este PS do Porto.

Anónimo disse...

caudilho
s. m. Chefe de facção, de partido ou de bando armado (que defende uma ideia).

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - dicionário de português europeu, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas da língua portuguesa contemporânea...

Notas acerca desta NOTA

1. MOTIVO

- Consideração pela carreira de PEDRO BAPTISTA (à vista);
- Análise apartidária, no âmbito da ciência política, com elevada estima pelos clássicos (entre outros e neste caso, Vilfredo Pareto, abaixo); E
- Português (abaixo)

Assim, OS COMENTÁRIOS SÃO MUITO...
… e MUITO:

I. (engraçados) INTERESSANTES, todavia em ANÁLISE DE CONTEÚDO À LUZ das Teorias de Vilfredo Pareto

II. Extraordinariamente reveladores
De AUSÊNCIA(s) de CONHECIMENTO da Língua; de CONHECIMENTO desse desconhecimento (da língua); E de qualquer preocupação em saber do que se fala antes de comentar (o que é ainda mais extraordinário... na cegueira)

De EXISTÊNCIA(s)de cegueira da “partidocracia borregante”, desde logo.

A par da definição do termo caudilho, com que se abre esta NOTA, sublinho também o uso de "OU" e não "E" na definição de "caudilho" - já agora, do espanhol caudillo, por sua vez, do latim capitellus, diminutivo de cabeça.

[agora pergunto do uso da palavra "sublinho"... se caudilho foi mal interpretado por junto às "saias"... que não se pense sequer num caudilho escocês!]



Questões ao Professor Pedro Baptista

Não seria a ideias acentuar o carácter da acção intrínseca (de acaudilhar) e a pouca margem que deixa à escolha pelo livre pensamento e decisão?

Porque é que estão todos a fazer de conta e a ler nas entrelinhas o resultado de nivelar por baixo?
Será esse o nível (apenas) acessível à massa-colégio eleitoral?

Não seria mais interessante perceber porque é que um antes apoiante entende que o anterior apoiado deixou de merecer a sua confiança?

Isso (mudança) fará desta pessoa melhor ou menor em valores?

Vira-casaca para benefício próprio; ou livre pensador que atento evolui e assim faz pelo todo?

Estaria a Senhora de Calças ou seria mais “matcho” noutra época em que teve o apoio de quem agora vê ter apoiado quem depois da eleição não concretizou?

De FACTO, pessoas, independenetemente de ser homem ou mulher:
A pessoa eleita desenvolveu o que prometeu ou não?
Merece confiança das bases ou merece que as bases dêem lugar a outra pessoa?

Agradeço ao Professor a oportunidade na existência do Blog. Se houver respostas “sim” ou “não” para cada uma das questões atrás, agradeço porque são o bastante.

Mais que isso é gastar tempo que se podia usar a Ver com Olhos de Ver.

Quem anda na Blogosfera, bloga-se!
Até já.