segunda-feira, 29 de março de 2010

PRIMEIRA DEMISSÃO NO SECRETARIADO DA F.D.P. do PS-PORTO
Caro camarada Renato Sampaio
Presidente da Federação Distrital do PS Porto,
Fui confrontado nos últimos dias com noticias dando conta de declarações públicas, proferidas por si, sobre uma camarada nossa, que no presente e desde Novembro de 2009 desempenha as funções de Presidente da Câmara Municipal da Trofa, eleita numa lista do Partido Socialista.
Inicialmente não quis acreditar no teor das noticias, no entanto, porque considerei grave o que era publicado tentei aprofundar a veracidade das mesmas, o que se veio a verificar após visionamento de um vídeo que registou as suas declarações, disponível na versão online da Revista Visão.
Como já tive a oportunidade de lhe transmitir pessoalmente, entendo que estamos perante um comportamento politico inadmissível, que lesa não só a imagem e credibilidade dos intervenientes, bem como do Partido Socialista, não só localmente, como também no distrito do Porto, na região Norte e no país.
O desempenho de cargos político-partidários exige um elevado padrão de exigência ética, não só no que se prende com a dimensão mais profunda dos valores e dos princípios que devem guiar as relações humanas, mas igualmente na dimensão da esfera pública onde todos os comportamentos dos agentes político-partidários produzem sempre consequências.
Podemos sempre relativizar a gravidade destes episódios, mas se o fizermos estaremos a dar um sinal terrível e de consequências imprevisíveis aos cidadãos, que por ora, ainda em maioria participam na vida democrática das nossas comunidades.
De facto, por mais voltas que dê não consigo compreender como é possível lançar tão graves e ofensivas acusações à honorabilidade de uma jovem autarca do Partido Socialista, ainda por cima recém eleita, pois desempenha funções à menos de quatro meses, e que em nome do Partido Socialista travou o único combate eleitoral autárquico onde o nosso partido conseguiu derrotar a direita no distrito do Porto.
Acreditei que uma retratação pública seria inevitável, até porque o cargo que ocupa, enquanto presidente da maior Federação Distrital do PS, implica e acarreta elevada responsabilidade no plano cívico – politico. O que pensarão de nós os cidadãos que em nós confiam?
No entanto, o tempo entretanto passado e o silencio ensurdecedor sobre a essência do que está em causa, não deixam margem para quaisquer dúvidas. O camarada está mesmo convicto que o cargo que desempenha lhe permite invectivar camaradas da forma como o fez, de forma absolutamente impune, como aliás teve oportunidade de mo reafirmar. Ora tal situação é deveras preocupante, pois sabemos como começa mas nunca saberemos como acaba!
Nestas condições, repudiando tão grave comportamento politico, entendo que não me devo solidarizar consigo pelo silencio, pelo que, com tristeza comunico a demissão do cargo de Secretário Distrital no Secretariado Distrital do PS Porto, que integro desde o inicio do ciclo politico – partidário presidido por si e em relação ao qual dediquei com entusiasmo e seriedade parte considerável dos meus últimos 4 anos.
Sei que está a ponderar uma segunda recandidatura ao cargo, não sei que decisão irá tomar, mas de facto recordo bem que tinha toda a razão quando se candidatou pela primeira vez em 2006, afirmando publicamente em diversos momentos, que só estaria disponível para dois mandatos.
Independentemente da decisão que venha a tomar, gostaria de lhe deixar o conselho de fazer uma reflexão individual profunda sobre os motivos que o levam a dar o dito por não dito, e se os mesmos servem os superiores interesses do Partido Socialista no Distrito do Porto.
Com as minhas saudações socialistas,

José Manuel Ribeiro

16 comentários:

josant disse...

Para que serve a Comissão Federativa de Jurisdição???

Para que serve a Comissão Nacional de Jurisdição???

Paulo MB disse...

E os outros? Que estão lá a fazer?

Anónimo disse...

O problema é muito mais abrangente e pertinente. Não se podendo negar os facos, pode-se perceber o aproveitamento oportuno que o camarada Ribeiro utiliza na sua demissão. Quem sempre foi e continua a ser um calculista que joga sempre na equipa que julga ir vencer o jogo, encontrou nesta gaffe do Presidente, os mil motivos para se colocar do lado onde sopram os ventos. São mais os finórios amigos do Presidente que hão-de abandonar o barco ao primeiro sinal de naufragio.Amanhã, com todo o desplante deste mundo, lá estará o Ribeiro a jurar a mesma fedelidade a quem julga que vai ganhar.

josant disse...

Att. anónimo
Aquilo que diz infelizmente é uma verdade...que, a ser encarada e desculpada à sua maneira,colocando nos outros o ónus da questão, considerando o motivo, uma gaffe (mais uma) do presidente, denunciando com razão os finórios mas esquecendo a "máxima" que diz quem...que atire a primeira pedra, fazendo juizos de intenção, quem sabe justos mas esquecendo a "máxima" que diz só os...é que não mudam, é tentar cobrir o sol com a...!
Infelizmente as borboletas interesseiras e interessadas que desde há muito habitam na FDP são a razão única para a imagem que o PS hoje tem no Porto, no Norte e na Região.
É para esta situação que o caro anónimo, voluntária ou involuntáriamente está a contribuir.

jesui disse...

Parabéns Josant.
Essa é a verdade, verdadeira.
Pelos vistos o anónimo faz parte da família dos interessados, razão pela qual me admira que, embora não negando os factos, colabora com êles.
O que é preciso é correr de uma vêz por todas com os infiltrados e com os que comem e vivem à custa do partido.
Que vão trabalhar e deixem de ser parasitas militantes.
Sirvam o partido e não o contrário.

Anónimo disse...

Peço desculpa se não me fiz compreender. O que eu pretendi dizer foi o seguinte: Pode o chefe ou Presidente não ter suficiente capacidade para gerir a Federação mas isso nunca foi novidade. Os seus agora próximos, neste caso o Ribeiro, sabia bem em que aventura embarcavam e, se não me falha a memória, nunca manifestou qualquer preocupação com isso. Veio a primeira gafe, a segunda, a terceira, a quarta, a quinta, a sexta, a sétima e ele calado como um rato e, só agora, pressentindo o prenúncio do crepúsculo da ave sagrada, que repudia este esse falhanço estrondoso como se fosse o primeiro. Ele não representa para mim algo em concreto, utilizei-o apenas para advertir quem vem a seguir, para as esperadas colagens e exemplificar de quantos como ele ajudaram com forte contribuição para o estado lastimoso a que chegamos. Apenas esse sentimento de preocupação me move, não vá o diabo tecê-las. Não valerá muito a pena vir sobre mim com os tais " juízos de valor" e outras considerações menos elegantes, pois a razão assiste-me; fui vítima do sentido perverso desses senhores e tenho-os na mira do meu total descrédito.

Anónimo disse...

Uma imagem vale por mil palavras, e esta com que o P.B. ilustra este comentário é bem disso fiel e elucidativo testemunho. O naufrágio do “Titanic” que Sócrates, apesar dos muitos avisos, apadrinhou, mostra com especial evidência como um homem forte e determinado pode sucumbir nas mãos dos seus bonecos articulados. "Nunca deixes crescer uma cobra, ela acabará por te morder"

josant disse...

Meu caro anónimo, mas o anterior.
Utilizei "juizos de valor" no sentido abstrato do termo e em plano inclinado, que não pretendia fosse o seu até porque lhe dou o benefício da dúvida.
Não sei se conheço o Renato, mas sei que ixistem muitos Sósias.
Tudo o que diz e bem, não é novidade.
O mais importante da sua mensagem e que merece ser realçado é o facto das "colagens" descaradas.
O sentimento e a preocupação que manifesta é igual ao de muitos, que desejam que tude mude, mas receiam que na mudança, tudo fique na mesma.Este é o risco,que desde há muito tem acompanhado o partido.
Quanto ao ter sido vítima do "aparelho" essa coisa perversa, meu caro acredite que não é o único.
Peço desculpa se do meu escrito anterior, retirou algo que entenda por menos correto,não foi minha intenção. Mas nestas coisas como sabe, corremos o risco de ser por vezes mal interpretados, como foi o meu caso. Interpetei-o mal.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Este Zé Ribeiro é mesmo uma anedota!... O individuo que disse que o Narciso Miranda como autarca era um gigante mas como homem era um anão tem cá uma moral para rasgar as vestes!

Anónimo disse...

Este Ribeiro é um tipo sem caracter.De uma ambição desmedida só faz asneiras.Serve-se dos amigos
para trepar na política para de seguida os trair.Vejam o que anda a fazer em valongo espetando facas nas costas ao Afonso Lobão e aos que o defenderam nas listas para deputados.Atacou-o a siPB várias vezes só para cair nas boas graças,mas agora como os ventos pareciam mudar deu à sola.Se calhar
engana-se.
O Jose Luis Carneiro que se cuide com este tipo de gente...

Anónimo disse...

E esta de fazer da Joana Lima uma virgm ofendida. Como se não se soubesse das chatagens e perseguições que ela fez para angariar apoios. Para a Trofa não estará mal, mas não dignificda nada o poder local, principalmente porque quem gere a Câmara não é ela mas alguém que tendo deixado de ser presidente de câmara a tutela nas suas decisões. Um retrato triste...

jesui disse...

Para este último...sem nome.
Falar vai dos queixos, dizer as atordoadas que diz só por dor de cotovêlo, ou porque foi dos perseguidos, logo afastado da sua estratégia.
Joana Lima não é perfeita como muitos outros até alguns que você defende, mas também não é tão mazinha como quer fazer querer. Digo isto porque a conheço ao que parace, bem melhor que você.
Na sua maneira de ver(?) o que é preciso é que haja mais autarcas género presidente da junta da Sé, para o poder local...ser mais dignificado.

Anónimo disse...

Esse Ribeiro não é o mesmo que andou a chorar por um lugarzito e foi depois Director Geral de quê?É mais do tipo de um tal Rui Soares que só enterram o PS com a arrogância e fanfarronice e os lautos ordenados.Se fossem trabalhar em vez de andar a coçar o rabo nas cadeiras da Assembleia da Republica

Anónimo disse...

Caro jesui
Não sou dos perseguidos nem dos afastados, até porque não dei tempo à "Doutora" Joana para isso. Mas garanto que ao contrário de si, pelo que vejo, conheço bem a peça. Um caudilho. (ponto)
Quanto ao Presidente da Sé, sem comentários... mas um não limpa o outro dois erros de palmatória. Estamos entendidos?

Anónimo disse...

Quanto ao Presidente da Sé, sem comentários... mas um não limpa o outro dois erros de palmatória. Estamos entendidos?

Não percebi esta frase.

Anónimo disse...

Este José Manuel Ribeiro é o jovem que foi Presidente da Distrital do Porto da JS salvo erro por volta de 1998-2000 ou 2001, conviveu bastante de perto com Marcos Perestrelo, Sérgio Sousa Pinto, Rui Pedro Soares, Fernando Rocha Andrade, etc, etc ,etc, que eram os dirigentes nacionais da JS nessa altura, aliás, apoiou sempre esse grupo de pessoas. Também traiu vários camaradas do Porto nessa altura de JS, portanto se continua a trair em Valongo ou na Trofa ou seja lá onde for, é coerente... eh eh eh