quinta-feira, 18 de março de 2010

Red Bull Air Race de novo no Porto, a meias ou a peúgas com Maraquexe, Patagónia ou Cochinchina? Só se, no Porto, tivermos perdido a vergonha toda na cara. O carácter não se negoceia. Esses tipos, com gente com carácter à frente da cidade, nunca mais aqui pousavam os membros anteriores para negócios com as instituições representativas. Muito menos os posteriores. É o mínimo que a cidade tem de exigir de si mesma! É muito mais importante a dignidade do que uns aviões de plástico a fazerem cabriolices em cima do rio. Do rio ou do Rio? (Pedro Baptista)

30 comentários:

Sérgio disse...

É assim mesmo PB até que enfim que vejo alguém tomar posições com dignidade. Depois da indiganção da traição dos gajos, íamos baixar a bola. Que se f... os aviões. Parabens.

Pedro Aroso disse...

António Costa e Rui Rio mostraram ontem ao país aquilo que é ter sentido de Estado, colocando o interesse das suas cidades à frente do seu orgulho pessoal e de vaidades provincianas. Tanto um, como o outro, vão se assumindo discretamente como sérios candidatos à liderança do futuro governo de Portugal.

M. Machado disse...

O que Rui Rio mostra é não ter qualquer sentido da dignidade do "ser portuense". O que já se sabia, pois caiu nesta sem contar e com a ajuda da incúria e vassalagem a Lisboa do PS-Porto. Assim um serventuário da Linha acabou por se transformar em paladino tripeiro. Quanto a Costa mostrou o sentido imperial, a sua disposição para governar o país mantendo e reforçando o centralismo em democracia formal. Tornou-se um paladino de Lisboa, o que sempre foi, de resto, honra lhe seja. Deu um chito ao Porto e o Senhor vem falar de sentido de Estado! Como se os interesses de carreira pessoal ( dando como boa a sua análise) fosem os do Estado! As instituições que no Porto se afirmaram através dos séculos não foi assim. O que o Porto tinha a fazer era desprezar os austríacos da empresa do evento e nunca mais querer nada com eles, como exemplo para eles e para o país. A incapacidade de Rio para arranjar "eventos", de preferência culturalmente mais úteis, é o que leva a esta atitude rastejante. Alguns são assim: arrogantes com os fracos, rastejantes com os fortes. Este não é o espírito do Porto! Mas alguns põem o espírito do motor acima de qualquer outro!

Anónimo disse...

E os comerciantes, não contam? E a hotelaria e a restauração, não contam? E depois admiram-se que o Rio tenha ganho 3 eleições seguidas.

Manuel Machado disse...

E tudo se mercandeja? Os valores, a dignidade? E a cidade é para estar animada uma vez por ano? O que é preciso é animação permanente a cidade cultural qu o Porto teria sido, e estaria em grande neste momento, se não fosse a interrupção chamada Rui Rio!

Anónimo disse...

Já foi o Costa e o Rio que negociaram a vergonha do túnel a sair em cima do Soares dos Reis. Um negócio sujo com muitas cartas em cima da mesa e algumas na manga. Qual estadista, a mentalidade de Rio foi sempre a de lacaio de Lisboa!

Anónimo disse...

Não deixa de ser irónico alguns xuxas querem dar lições de dignidade ao Rio.

coelho dos santos disse...

A este último anónimo pergunto: como e com quê, se mede a dignidade de alguém???
O que o Porto CIDADE precisa, é de um presidente de camara que se identifique com ela, coisa que Rui Rio não demonstra.
Sentir a cidade, não está ao alcance de todos...!

AM disse...

Apenas intervenho por um comentador anónimo ter lembrado, e muito bem, que já há anos tinham sido estas duas personagens a negociar "a vergonha do túnel a sair em cima do Soares dos Reis".

Foi-me dito então que do negócio teria feito parte a aceitação, por parte de r.rio, do nome de P.Burmester para a Casa da Música tendo sido descartado o terceiro item do negócio, o caso do Metro no H.S.João, com a sentença "A bragaparques que se f***.

Já passaram alguns anos, a então ministra da cultura, já não o é (que saudades do Carrilho pré Bárbara...) decerto andam "por aí" alguns que sabem bem todos os contornos dessa triste história e do papel miserável destes dois pássaros, que, não tenho dúvidas de fazer fé no que afirma o amigo Pedro Aroso, se preparam para um dia virem a ser PM.

Duas faces da mesma moeda, não da boa moeda, nem da má moeda...

DA MOEDA FALSA.

Valem o mesmo, e demonstram que entre (este) PS e (este) PSD a diferença é nenhuma.

Lamentável.

António Moreira

Pedro Aroso disse...

Eu até compreendo alguns comentários descabidos em relação ao Rui Rio, porque muito boa gente ainda não conseguiu digerir a sua terceira vitória consecutiva para a CMP. Aquilo que me surpreende é a animosidade contra o António Costa, que já deu sobejas provas de ser inteligente, competente e sério, atributos que vão rareando entre as hostes socialistas, como se vê pelo estado de completo descrédito a que chegou o nosso país.

AM disse...

Caro Pedro Aroso

Até posso concordar consigo (se faz questão) quanto à inteligência e à competência quer do Rio quer do Costa.

O que discordo completamente é no que respeita à seriedade, pois a minha inteligência e a minha competência são mais que suficientes para me permitir concluir que, quer um quer outro, já deram sobejas provas de NÃO serem sérios, nem um bocadinho, nem perto disso.

Assim, longe de ser uma oportunidade, o facto de se tratar de duas personagens "inteligentes e competentes" é, infelizmente, uma grave ameaça.

O completo descrédito a que chegou o país deve-se a, para além destes, existirem "resmas" de outros que tais, espalhados pelo PS e pelo PSD, igualmente inteligentes, competentes e sérios.

(E já agora, mais outros 3 (iguais a estes)) se perfilam a ver a quem sai o brinde , no (seu?) PSD).

Um abraço
António Moreira

AM disse...

E (mais um já agora):

"...muito boa gente ainda não conseguiu digerir a sua terceira vitória consecutiva para a CMP..."

A minha digestão é tão difícil, tão difícil, que, no meu subconsciente, até ja tinha esquecido uma...

Outro abraço
António Moreira

Anónimo disse...

O Dr Pedro Batista tem estatuto por todo o seu passado, por todo o seu presente e certamente por todo o seu futuro para dar todas as lições do mundo de dignidade a gente como o Rui Rio e a muio mais boa gente!!!!

LAM disse...

Completamente de acordo com o post de PB que, creio, não estará só (e ainda bem) nessa crítica à falta de dignidade dos presidentes das câmaras das duas margens. Se fosse uma questão meramente pessoal, que apenas dissesse respeito aos envolvidos, é óbvio que poderiam perder a face, a dignidade e o mais que quisessem. Não podem é aviltar os valores dos munícipes das cidades que representam. Ainda para mais quando, perante questões efectivamente significativas para as cidades, que não se resumem ao fogo de artifício de 2 ou 3 dias, metem invariavelmente o rabo entre as pernas.

Já sobre os putativos benefícios que a prova dos aviões possa trazer, permitam-me duvidar da veracidade e até do rigor com que alguns números são atirados (atirados é o termo), sobre essa matéria. Exceptuando a Unicer e alguns comerciantes que nesses dias vendem umas cervejas (e por razões compreensíveis a Ass. de Bares da Zona Histórica...), nunca ouvi, mesmo de comerciantes com estabelecimentos junto ao rio uma tal vontade quanto ao regresso da Air Bull.

Anónimo disse...

Se concordam com a estratégia de PB pergunto porque não o elegeram para a FDP?Foi pena, mas agora derramam lágrimas de crocodilo. Quanto às considerações em relação ao António Costa afirmo que é lamentável o que se escreve, sem qualquer responsabilidade sobre as pessoas, porque estas pensam de forma diferente. Mas então não há direito a pensar de forma diferente? Parece que para alguns não há. E como é sentir o Porto? Será com o FCP? Ou será com a Avenida da Liberdade sem verde? Ou ainda e só com os que nasceram no Porto? Haja bom senso e respeite-se a liberdade de pensamento. António Costa não precisa que o defendam, mas revolta tanta malidecência.

Anónimo disse...

Há alguma mentira no que foi dito sobre o Antonio Costa? A cena do Soares dos Reis é mentira? Não foi trocado com o Rio pela gestão da Casa da Música? São os factos! Onde está desrespeito pelas opiniões? É demagogia barata! Rio e Costa estão sempre a entender-se, o primeiro como capacho, o segundo como sapato. O Porto está no charco, o único que inda estrebucha é o Menezes porque o Ps isso nem existe

AM disse...

Caro anónimo de 21/03 às 15:21 (desculpe ter que tratá-lo desta forma).

Vou responder à pergunta com que inicia o seu comentário:
"Se concordam com a estratégia de PB pergunto porque não o elegeram para a FDP?"
No que me diz respeito a resposta é simples:
Porque não sou militante do PS, e por isso, penso que os estatutos não o permitiriam.

(ainda pensei em inscrever-me apenas com esse objectivo, mas ficará para outra vez, dado que, em algumas situações, o direito à livre expressão do pensamento, ou simplesmente à cidadania, ainda pode acarretar custos muito elevados)

"Quanto às considerações em relação ao António Costa" afirma " que é lamentável o que se escreve sem qualquer responsabilidade sobre as pessoas, porque estas pensam de forma diferente"...

Leu mal e entendeu pior, caro anónimo de 21/03 às 15:21 (desculpe ter que tratá-lo desta forma), pessoalmente critico o sr. António Costa não pelo que PENSA mas sim pelo que FAZ, e o que FAZ, nomeadamente o que FAZ conluiado com o R.Rio é criticável e, do meu ponto de vista deve ser criticado.

Se há o direito a pensar diferente?
Claro que sim.
O que não há é o direito a FAZER de acordo com o que se pensa (ou com o que dá jeito, por isto ou por aquilo) contra as regras da DEMOCRACIA, contra as regras da ÉTICA e contra as regras da DECÊNCIA.
E isso, meu caro anónimo de 21/03 às 15:21 (desculpe ter que tratá-lo desta forma), é o que COSTA e RIO fizeram em relação ao túnel de Ceuta/Casa da Música, é o que RIO tem feito tantas e variadas vezes e, não tenho qualquer dúvida, COSTA decerto também.

E não, meu caro anónimo de 21/03 às 15:21 (desculpe ter que tratá-lo desta forma), "a Avenida da Liberdade sem verde" não é uma questão de GOSTO nem de OPINIÃO, é uma questão de DEMOCRACIA, de ÉTICA e de DECÊNCIA (como aliás a projectada ampliação do Palácio de Cristal, etc. etc. etc).

António Moreira

Pedro Aroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Aroso disse...

O António Moreira afirma:
"Foi-me dito então que do negócio teria feito parte a aceitação, por parte de r.rio, do nome de P.Burmester para a Casa da Música tendo sido descartado o terceiro item do negócio, o caso do Metro no H.S.João, com a sentença "A bragaparques que se f***.".
Pergunto:
1. Quem é que lhe disse isso, foi algum ministro ou foi um ilustre amigo seu que ninguém conhece, mas que gosta de mandar palpites?
2. António Costa alguma vez foi Ministro Obras Públicas ou Presidente do IPAAR para se poder imiscuir no projecto do túnel de Soares dos Reis? E o túnel é uma vergonha porquê, não melhorou substancialmente o trânsito?
3. E o Pedro Burmester, não é a pessoa mais indicada para estar à frente da Casa da Música?

AM disse...

Caro Pedro Aroso

Vamos lá então brincar às "comixões" de inquérito (sou como o Sócrates, respondo por escrito):

"1. Quem é que lhe disse isso, foi algum ministro ou foi um ilustre amigo seu que ninguém conhece, mas que gosta de mandar palpites?"

Resposta: Não é ministro, acho que é meu amigo (e seu) eu conheço (e o Pedro Aroso também), não sei se gosta de mandar palpites.
Não digo quem foi pois também tenho o direito a proteger as minhas fontes :)
mas o Pedro Aroso até poderá perguntar ao seu amigo R.Rio e ajudar a esclarecer este assunto, ou não?

2. António Costa alguma vez foi Ministro Obras Públicas ou Presidente do IPAAR para se poder imiscuir no projecto do túnel de Soares dos Reis? E o túnel é uma vergonha porquê, não melhorou substancialmente o trânsito?

Respostas (são duas perguntas)
2-a) - António Costa, ao tempo era ministro (acho que da administração interna) mas terá actuado como negociador por parte do seu (dele) partido e não como ministro, da mesma forma que o R.Rio terá actuado, não como presidente da CMP, mas como agente do partido dele (e seu(?)).
Ter-se-á tratado assim de um "negócio" entre partidos do "centrão" tratado por dois "agentes" e não de uma forma séria e institucional de resolver os assuntos.

2-b)- O Túnel é uma vergonha por muitas e variadas razões, a começar por ser uma obra cara e INÚTIL, depois por ser uma obra ILEGAL, a continuar por ser um aborto em termos arquitectónicos (e o Pedro sabe muito bem que assim é, pois é arquitecto), por ser um atentado ao ÚNICO MUSEU NACIONAL que existe no Porto, e por, mesmo em termos de mobilidade ser (na minha modestíssima opinião) a pior de todas as soluções.
Torno a bater na mesma tecla:
Caso as autoridades aplicassem a lei com um mínimo de rigor, deixaria de ser necessário esbanjar dinheiro em túneis e viadutos e ainda se obteria receita via multas, mas claro, isso não serve os empreiteiros...

3. E o Pedro Burmester, não é a pessoa mais indicada para estar à frente da Casa da Música?

Resposta: A esta não lhe sei responder, mas penso que se for "a pessoa mais indicada para estar à frente da Casa da Música" então seria boa ideia que estivesse.
Mas penso que "à frente da Casa da Música" estará se calhar algum amigalhaço do R.Rio, aparentado com o dono da Sonae e que até já lá abriu um quiosque a vender telemóveis...

Acho eu de que....

Abraços
António Moreira

Sérgio disse...

Toda a gente sabe que o neg+icio foi tl qual o AM o apresenta. E agora o do red Bull igual. Como o Costa e os austríacos não conseguia organizar este ano o Red Bull em LX o Rio foi salválos aviltando o Porto.
E do Museu Soares dos Reis há mesmo quem só seja capaz de ver o trâncito automóvel

Pedro Aroso disse...

Meu Caro António Moreira,

Se o meu amigo alguma vez fosse chamado a responder a uma Comissão de Inquérito a propósito deste tema, as suas respostas valeriam zero, porque não apresenta uma única prova, apenas suposições.
Dizer que António Costa "terá actuado como negociador", não é uma prova, é um palpite. Mas, se isso realmente aconteceu, então temos de felicitá-lo e agradecer-lhe o facto de ter resolvido aquele imbróglio entre a ministra e o presidente da Câmara do Porto.
Quando ao túnel, recordo-lhe que isso foi uma obra lançada no tempo do Eng. Nuno Cardoso. Caso o túnel não tivesse sido prolongado até ao museu, já pensou no caos que seria o acesso ao Serviço de Urgência do Hospital de St. António? E já agora, acha que a fachada do edifício ficou assim tão prejudicada? Na minha opinião tem hoje uma visibilidade e exposição que não tinha anteriormente, assumindo-se claramente como uma landmark.
PS: Pedro Burmester é o responsável pela programação da Casa da Música.

Um abraço

AM disse...

Meu Caro Pedro Aroso

Claro que se "alguma vez fosse chamado a responder a uma Comissão de Inquérito a propósito deste tema, as suas respostas valeriam zero,..."
E daí?????
Qual a diferença em relação ao que vamos vendo?

Mas o meu amigo está numa posição privilegiada para saber a verdade, basta-lhe perguntar ao seu amigo R.Rio, esse sabe o que se passou e, como é "sério", decerto não lhe vai mentir.
Depois fica ao seu critério esclarecer-nos, ou não.
Estamos combinados?
E nunca houve qualquer imbróglio com a (pobre) da ministra, apenas uma grande embrulhice criada pelo R.Rio, que, ao Sócrates, até deu jeito para se resolverem algumas coisas e entretanto que se destrua o que tiver que ser destruído, sejam pedras, memórias, pessoas, ou que que para eles menos vale, VERDADE e DIGNIDADE ...

Quanto à sua opinião sobre o túnel e a sua maior ou menor valia para o trânsito, e fundamentalmente quanto ao CRIME que foi cometido contra o MNSR, podíamos estar a discutir uma eternidade sem chegar a qualquer acordo, pelo que não vale o esforço, OK?

Outro abraço
António Moreira

Anónimo disse...

Verdade, dignidade e virgindade!

Pedro Aroso disse...

Sabe uma coisa António Moreira? A verdade vem sempre ao de cima. Há tempos, no blog da Baixa do Porto, o Sr. Rio Fernandes insinuou que a Câmara do Porto tinha trocado a perda do Red Bull Air Race por um apoio (do ICEP?) às corridas dos carros antigos. E quando lhe perguntei em que se baseava para lançar esta suspeita, respondeu-me que tinha sido "de acordo com fonte no PSD". Claro que aquilo não passou de uma bojarda, sem qualquer fundamento, como agora ficou provado. Provavelmente foi a mesma "fonte" que informou o António Moreira acerca do negócio do túnel. Como lhe lembrei no meu post anterior, a obra foi lançada (e bem) pelo Nuno Cardoso e, se houve uma "embrulhice", como lhe chamou, não foi seguramente o Rui Rio que a criou.
O António, que tanto preza a VERDADE e a DIGNIDADE, tem que aprender a ser mais objectivo e intelectualmente honesto, e não deixar que os seus ódios de estimação lhe diminuam o discernimento.

Um abraço

Sérgio disse...

Isto ainda foi muito pior! O Costa só deu ao Rio o Red Bull este ano porque não eram capazes de o organizar em Lisboa este ano!E para 2011 não convém ao Rio por causa carrinhos... Está tudo clarinho. Tanto como o negócio do túnel em troca com a gestão da Casa da Música. Os jornalistas souberam só que nessa altura com o Sócrates em cima estava tudo controlado e foi abafado embora o encontro tivesse sido noticiado...
Ou então como é que foi resolvido o caso quando A ministra e o Rio estvam incompatíveis e um grupo e funcionários todos os dias punhas pancartas a insultar a Ministra? E porque foi corrida a Ministra?

Anónimo disse...

Este Sérgio é um tratado. Por este andar, ainda vai substituir o Rui Pedro no lugar deixado vago na Portugal Telecom... mas antes, tem de aprender a escrever!

Outro Anónimo disse...

E, no entanto, tudo o que ele diz, é a mais pura e conhecida das verdades. Só realmente meia-dúzia de astronautas é que não sabem o que se passou. Quanto à escrita, temos de o aconselhar a tirar um curso de Português técnico. É fácil que até se faz por fax do emprego...

AM disse...

Caro Pedro Aroso

Não adianta continuar a "bater no ceguinho"

Em meu nome pessoal agradecia que perguntasse ao seu amigo R.Rio como é que as coisas se passaram realmente e, depois, viesse aqui esclarecer definitivamente este assunto, OK?

Algumas fontes do PSD me foram relatando diversas das "embrulhices" do R.Rio, mas essa com o Costa, não foi fonte do PSD (mas que foi um seu amigo, lá isso foi).

Quanto a desonestidade intelectual meu caro amigo, é acusação que não mereço, não aceito e não tolero, muito menos de quem se arvore em paladino de R.Rio, que considero um dos expoentes máximos da desonestidade intelectual e política (pelo menos).

E, pela minha parte, esta discussão fica por aqui.

António Moreira

Pedro Aroso disse...

O António Moreira escreveu:
"R.Rio, que considero um dos expoentes máximos da desonestidade intelectual e política (pelo menos)".
No dia em que o António me apresentar uma prova da desonestidade de Rui Rio (basta uma), nessa altura retiro tudo o que escrevi. Até lá, não altero uma única vírgula.

Um abraço