terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rússia anuncia fim da ofensiva militar

(JN) Em Linha 12.08.08
O presidente russo Dmitri Medvedev anunciou o fim à operação militar na Geórgia, avançaram as agências de notícias russas. Pelo menos 100 mil pessoas foram deslocadas devido ao conflito.
"O objectivo da operação, de impor a paz, foi cumprido. A segurança das tropas de paz e de cidadãos russos está garantida", declarou Dmitri Medvedev, segundo a agência russa Interfax.
Este anúncio surge no dia em que Nicolas Sarkozy, enquanto presidente em exercício da União Europeia, se deslocou a Moscovo para reunir com o presidente russo com o objectivo de alcançar uma solução para o conflito que teve início na Ossétia do Sul e se estendeu à Geórgia.
O porta-voz do chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, já confirmou entretanto que o presidente russo comunicou a cessação das operações militares numa conversa telefónica.
Pelo menos 100 mil pessoas foram deslocadas nos últimos dias devido ao conflito entre a Rússia e a Geórgia, em torno da Ossétia do Sul, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em Genebra.
O conflito na Geórgia causou a morte de um jornalista estrangeiro na região, morto num bombardeamento russo da cidade de Gori. "Durante um bombardeamento da cidade de Gori, Stan Storimans, repórter de imagem da RTL, foi morto. O nosso correspondente, Jeroen Akkermans, foi ferido na perna", escreve o canal holandês no seu site.

Sem comentários: