Como dizem os brasileiros: Que óptimo! O Metro só valorizará a Avenida, a zona, a cidade e toda a região. Agora... é preciso que se faça depressinha porque o país não pode continuar adiado e a região tem de voltar à sua competitividade nacional e internacional. A Federação Distrital do Porto do Partido no Governo tem de trabalhar muito e bem para que as coisas se façam, fazendo mesmo... E um pacto regional interpartidário em torno disto, não seria mal pensado, se houvesse discernimento e coragem(PB)
(JN) 7.10.08 A construção da linha entre Matosinhos Sul e a Baixa do Porto, pelo Campo Alegre, obrigará à implantação do canal do metro na futura Via Nun'Álvares, forçando a Autarquia a alterar os planos que tinha para aquela artéria.
Conforme tinha já noticiado o JN, o desenho da Avenida de Nun'Álvares e da envolvente, entre a Praça do Império e a Avenida da Boavista, será escolhido através de concurso público. Uma medida que surgiu na sequência da forte contestação ao projecto original da Autarquia. Chegou a ser promovido um abaixo-assinado e nomes como Miguel Veiga, Artur Santos Silva e Alexandre Burmester fizeram-se ouvir.
O concurso ainda não foi lançado, apesar de ter estado previsto para o primeiro semestre deste ano. A decisão governamental de colocar o metro a passar por ali obrigará a Autarquia a ter de acautelar a inclusão do canal do metro, situação que não estava prevista.
Alexandre Burmester, da comissão de acompanhamento da Junta de Nevogilde (criada no àmbito da contestação ao projecto incial da Câmara), sublinha que a implantação do metro na Via Nun'Álvares é uma boa notícia.
"Sempre defendemos essa hipótese", explicou, assinalando que também era contra a Linha da Boavista. O arquitecto sustenta que a eventual largura da via, com o metro, não é obstáculo. Até porque, lembrou, o que os contestatários criticavam era o perfil da futura avenida - uma espécie de via rápida - e não a sua largura. Com o metro, a avenida ficará com um perfil mais urbano, explicou, ainda, Alexandre Burmester.
Conforme tinha já noticiado o JN, o desenho da Avenida de Nun'Álvares e da envolvente, entre a Praça do Império e a Avenida da Boavista, será escolhido através de concurso público. Uma medida que surgiu na sequência da forte contestação ao projecto original da Autarquia. Chegou a ser promovido um abaixo-assinado e nomes como Miguel Veiga, Artur Santos Silva e Alexandre Burmester fizeram-se ouvir.
O concurso ainda não foi lançado, apesar de ter estado previsto para o primeiro semestre deste ano. A decisão governamental de colocar o metro a passar por ali obrigará a Autarquia a ter de acautelar a inclusão do canal do metro, situação que não estava prevista.
Alexandre Burmester, da comissão de acompanhamento da Junta de Nevogilde (criada no àmbito da contestação ao projecto incial da Câmara), sublinha que a implantação do metro na Via Nun'Álvares é uma boa notícia.
"Sempre defendemos essa hipótese", explicou, assinalando que também era contra a Linha da Boavista. O arquitecto sustenta que a eventual largura da via, com o metro, não é obstáculo. Até porque, lembrou, o que os contestatários criticavam era o perfil da futura avenida - uma espécie de via rápida - e não a sua largura. Com o metro, a avenida ficará com um perfil mais urbano, explicou, ainda, Alexandre Burmester.
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