terça-feira, 7 de outubro de 2008

Discussão em alta tensão sobre o trânsito na Av. Serpa Pinto em Matosinhos

É bom que o presidente ouça as pessoas e siga a tradição de diálogo em Matosinhos; o que é mais pena é que os responsáveis não tenham começado por ouvir ninguém, nem sequer olhado para o local, pois o que fizeram - mecos proibitórios, interdições de viragens e separadores zebra a diminuir um espaço já por si exíguo, não cabe na cabeça de ninguém que conheça e observe o local, só na cabeça de quem que o real o passe a ser só por se inscrever no papel. E os semáforos ainda não chegaram a Serpa Pinto? É chato por se ter de esperar? Ora, ora, então como é a vida moderna?
Esperemos é que a reunião com a população não coincida com a nossa sessão na Sede da Concelhia marcada para as 21,30, pois gostaríamos de lá ter, desta vez, entre outros, o presidente da Concelhia que é o presidente da Câmara e muitos socialistas que certamente estão preocupados com o que se passa em Serpa Pinto e querem assistir à nossa Sessão de perguntas e respostas(PB)
(Público) 07.10.2008, Aníbal Rodrigues
O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, promete receber, "na próxima sexta-feira", os moradores e comerciantes da Avenida de Serpa Pinto que têm vindo a protestar devido aos novos separadores centrais que foram instalados naquela artéria. O autarca admite, contudo, que poderá ter algum impedimento de agenda nesse dia e, desse modo, o diálogo - apenas com "moradores e comerciantes" -, conforme faz questão de sublinhar, deverá ocorrer "na segunda ou terça-feira" da próxima semana. O presidente da Câmara de Matosinhos comentou ontem os recentes protestos (incluindo tentativa de corte da via) pela nova sinalização horizontal colocada na Avenida de Serpa Pinto no final da reunião do executivo. Na sua perspectiva, a nova sinalética foi ali colocada com o intuito de "melhorar a segurança", principalmente de crianças e idosos que, conforme enalteceu, passam agora a correr menos riscos ao atravessarem aquela avenida. "O que as pessoas se queixam é de que os elementos que foram lá colocados não permitem fazer um conjunto de movimentos ilegais como estacionar em segunda fila ou fazer inversões de marcha extremamente perigosas", assegura Guilherme Pinto, que diz ter ouvido muitos comentários de aprovação aos novos sinais por parte de moradores e taxistas. No entanto, o autarca realça o carácter ainda "experimental" desta nova sinalização e a sua predisposição para acatar os argumentos de moradores e comerciantes. "Se a solução fosse definitiva, tínhamos posto ali um separador central com árvores", ressalva. Guilherme Pinto diz ainda que, com 15 acidentes em 2005, a Serpa Pinto foi identificada como um dos pontos mais perigosos do concelho a nível de segurança rodoviária.

Sem comentários: