quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Duas décadas não reduziram o número dos trabalhadores pouco qualificados
(Público) 26.08.2009 - 15h49 João Ramos de Almeida
Em 2007, os trabalhadores portugueses mantinham uma estrutura de qualificações muito semelhante à verificada duas décadas atrás. Os trabalhadores pouco qualficados eram 31 por cento da força de trabalho e, quase vinte anos depois, representavam a mesma percentagem do universo total.
As conclusões retiram-se dos dados referentes aos quadros de pessoal entregues pelas empresas e foram compiladas pela CGTP. "A evolução das qualificações ao longo de quase duas décadas revela que continua a existir uma elevada expressão dos níveis a que corresponde menor qualificação", refere a nota ontem distribuída.
A boa notícia é que os trabalhadores com elevadas formações subiram significativamente. Os quadros superiores passaram de 2,3 por cento para 6,9 por cento do total do pessoal ao serviço. E o mesmo parece ter acontecido aos quadros médios - de 1,9 para 4,7 por cento do total dos trabalhadore - ou aos quadros altamente qualificados - de 4,3 para 7,5 por cento.
Mas os trabalhadores qualificados descerem sensivelmente - de 42,7 para 41 por cento.E o pessoal menos qualficado manteve um elevado peso na estrutura de qualificações - cerca de um terço. (...)

2 comentários:

M. Araújo disse...

Mais uma vez com agrado, teremos de dar razão ao Camarada Sócrates quando este se bate pela qualificação dos cidadãos num esforço, diga-se e aplauda-se, gigantesco que só peca por não encontrar no meio empresarial a repercussão necessária. Parece-me que, aos empresários interessa mais gente pouco qualificada de modo a poderem pagar muito menos pela mão-de-obra dita barata. Assim deve estender-se a estes, o processo da "qualificação" que pelo menos consiga por alguns muitos a saber ler e escrever.

Anónimo disse...

Faço um leiturqa total diferente da notícia. Infelismente não há ninguem a quem dar parabens de uma situação calamitosa de mnilhoes para formação deitados ao lixo, ou talves não fosse ao lixo. Ao finm de 20 anos estanos a na mesma a novel do povo? Isto é bom. Isto é o mais importante e cvontinuarmnos um país de desqualificados. Nos quadros houve sempre portugueese bem colocados sobre para a estatistica. O problema está na massa laboral aí9 é que h´+a a falta de prodsutiviodade e a misérioa e tudo culpa dos patrioes e dos governantes.
Esta é uma noticia muito negativa e o Dócrates, comoo resto da bloco dfentral que tem dominado o país, são culpados, mesmo que repitam sempre a mesma coisa sem resultados nenhuns, são vendedores de banha da cobra.