sábado, 22 de agosto de 2009

No ataque a My Lai, em 1968, terão morrido 500 pessoas
Antigo militar norte-americano pede desculpa por massacre no Vietname
22.08.2009 - 16h22 AFP, PÚBLICO
Mais de 40 anos após o massacre de My Lai, durante a guerra no Vietname, um oficial norte-americano que participou no ataque pediu publicamente desculpas. “Não há dia nenhum desde então que não sinta remorsos pelo que aconteceu”, disse o tenente William Calley. O massacre ocorreu a 16 de Março de 1968 e não há certezas sobre quantas vítimas causou, mas terão sido entre 350 e 500, a maioria civis.
O massacre foi um momento de viragem na opinião pública norte-americana sobre a guerra no Vietname. Agora com 66 anos, William Calley foi convidado a dirigir-se a um pequeno grupo de uma comunidade em Colúmbia, Georgia, e acabou por referir-se ao que aconteceu naquele dia de uma forma que nunca tinha feito em público.
“Sinto remorsos pelos vietnamitas que morreram, pelas suas famílias, pelos soldados americanos envolvidos e pelas suas famílias. Lamento muito.”
Calley tinha sido condenado a prisão perpétua em 1971 pelo seu envolvimento no massacre, mas o Presidente Nixon alterou a pena para três anos de prisão domiciliária. Na altura do massacre, o exército norte-americano estava envolvido em operações para “procurar e destruir” os rebeldes vietnamitas. A companhia de Calley não terá encontrado inimigos, mas acabou por cercar vietnamitas desarmados e disparar sobre eles.

Sem comentários: