
(JN) 8.6.09
Tribunal de Contas detectou despesa pública irregular de 1.288 milhões de euros em 2008, um valor superior em cerca de 60 por cento, face ao valor detectado em 2007.
Segundo o relatório de actividades do Tribunal de Contas (TC), presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, neste valor encontram-se situações "muito diversificadas" nos vários níveis da administração - central, regional e local - que ilustram a intensificação da acção do tribunal no decurso da reforma realizada em 2006.
Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados, efectuados por recurso a operações específicas do Tesouro e a contabilização indevida de fundos "empolando" os resultados operacionais.
O TC, cuja missão é fiscalizar as contas públicas, diz ter efectuado ao longo do ano passado 1.787 acções de controlo prévio a actos, contratos ou outros documentos, relativos a uma despesa de 5,7 mil milhões de euros.
Em 2008, o Tribunal de Contas recusou o visto a 68 actos e contratos relativos a 631,5 milhões de euros, o que representa mais de 11,1 por cento da despesa global submetida a visto.
1 comentário:
Só anjinhos...
Eu é que fui anjinho...
O Cravinho é que tinha razão...
Enviar um comentário