sexta-feira, 5 de junho de 2009

EUROPEIAS: as quatro últimas sondagens

Fonte: Margens de erro

Eis o mapa, excluindo os votos nos partidos mais pequenos, movimentos e brancos ou nulos, em sondagens, por isso, sem os totais a 100%.

Se tivermos em conta apenas os 5 partidos que poderão eleger deputados, o mapa dos resultados será o seguinte:


Sendo as diferenças pequenas, se tivermos em conta a fiabilidade de 95% os resultados finais são compatíveis com todas as sondagens.

33 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o Vital Moreira com o último video que deixou no youtube acaba por ganhar as eleições. lol

http://www.youtube.com/watch?v=kDME7QHJNTc

Força avô Vital!

Sérgio disse...

Belo trabalho que este blog faz. Parabens Professor Pedro Baptista. Não é dos que só aparecem nas eleições internas.

Anónimo disse...

As minhas previsões. Aposto a um copo!

PSD: 34%
PS: 32%
BE: 9,5%
CDU: 9%
CDS: 5,5%

José Silva disse...

Não fugi ó anónimo inconsequente. Andei a trabalhar na cqampanha do PS. Eu não sou dos que falo a dar palpites e a apoiar os comunas.
Eu não sou dos que "malho" no Sócrates e no governo para favorecer o PSD.
Eu não sou dos que batem e escondem a mão.
Tenho convicções. ética e carácter.
Sou José Silva, qual Norteamos qual quê?,, e com cartão do Ps e quotas em dia até Dezembro de 2009.
Fiz o meu trabalho, andei mais de 2 mil klms e à minha custa. Meti férias.
Mandar aqui labercas e só dizer mal já estou farto.
Razão tem o senhor JOSANT. Esse é dos meus. Fala por ele.
No dia 7 vai ser dificil, mas vamos conseguir.
Para terminar e para que se saiba, descobri que aqueles comunas que atacaram Elisa e Ana Gomes, esqueceram que Ilda Figueireo é candidata a Gaia. HIPÓCRITAS. FALSOS. ESTALINISTAS.
só se aplica ao anónimo mal educado.
O Primo não vai gostar mas é bom rapaz. às vezes extravia.

Anónimo disse...

Voltou o discurso do anónimo Silva. Chamar comunas a quem não está de acordo é o discurso típico dos fascistas e dos pides. Devia perceber que com esta verborreia inquisitorial só mostra que não tem argumentos e é indigno de participar num debate entre socialistas e outras pessoas intelectualmente decentes.

Primo de Amarante disse...

Não sabe que a raiz do socialismo foi a mesma do comunismo. Não percebe que , como seu anticomunismo primário, só dá razões para que se diga que desapareceram os socialistas. Não sabe que a política deve ser orientada por uma ética. Não entende que fazer do espaço público do debate de ideias um mero espaço de luta pelo poder é entrar no maquiavelismo que sempre caracterizou as práticas mais reaccionárias da política. È, por isso, que amanhã, não votarei neste tipo de socialismo: não quero que uma bandeira da fraternidade continue a ser usada por quem só lhe interessa o poder pelo poder.

Que pelo menos leia José Gil, hoje, no caderno do Jornal “i” e perceba o que é um "chico-esperto" da política.

Ou então, o poema de Bertold Brecht:

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

António Simas disse...

Vamos ao que interessa, aceitam-se apostas para amanhã:
Minha previsão:
PS 36% 8 deputados
PSD 35,5% 8 deoutados
BE 10% 2 deputados
CDU 9,5 2 deputados
CDS 4% 1 deputado
MEP 3,5% 1 deputado

José Silva disse...

Do anónimo mal educado já não espero nada.Não tem uma ideia, não tem argumentos, esconde-se no anonimato, é um social-fascista camuflado de socialista.São indivíduos como este, seres menores, que desacreditam o socialismo democrático.
Para Primo de Amarante, com todo o respeito e consideração que sempre tenho, porque verifico que é um Homem às direitas, um pensador, um seguidor de José Gil que aprecio mas que nem sempre aceito, quero felicitá-lo pelo poema de Bertold Brecht, que me parece poucos leram ou souberam interpretar.
Veja se consegue demonstar-me onde foi experimentado o socialismo real ou cientifico, como queira, ou o sociaismo democrático. A divisão das esquerdas permitiu e vai continuar a deixar reinar o capitalismo cada vez mais selvagem.
Nenhuma ideologia de raiz democrática se implementa por lei ou por decreto. Conquista-se com suor e lágrimas. às vezes com sangue.
É votando nos partidos democráticos que se pode avançar para uma sociedade mais justa e mais fraterna. Os radicalismos só servem a direita e a extrema-direita. É da História e dos últimos 100 anos. Com este PS em mudança ou fora dele para o obrigar a mudar, temos de lutar e não baixar os braços. Se não for dentro temos de criar movimentos que por fora obriguem a uma política de verdade e sem cedências ao capital. Se nos dividirmos ganham as franjas e a direita agradece.
Permita, porque verifico que é um
Homem culto, interessado e bem informado (às vezes radical q.b.)que lhe fale do socialismo democratico e de um novo mundo.
"O Socialismo Democrático" de Giles Radice, apenas dois arágrafos:
"O socialism democrático foi fruto de extrema miséria e exploração das massas trabalhadoras no 1º. estagio da Revolução Industrial. Desenvolveu-se à medida que pensadores como OWEN, FOURIER, SAINT-SIMON e, principalmente, Marx denunciaram essa situação e despertaram no proletariado a consciência da sua força política. Em fins do século XIX essa denúncia tomou um carácter mais activo com a formação dos primeiros partidos socialistas.

Por essa mesma época, o socialismo sofria a 1ª. cisão, dividindo os seguidores de Marx, para quem o estado socialista só podia ser atingido pela luta de classes, e os revisionistas, que pensavam atingi-lo pacificamente,, pelo controlo dos órgãos representativos junto aos quais iriam obter sucessivas reivindicações que levariam ao socialismo. Essa divergência fundamental, bastante clara desde a época de BERNNSTEIN e seu socialismo evolucionário, se acentuará a partir da Revolução Russa".
Depois é tudo que sabemos e conhecemos. O capitalismo com a globalização e os neoliberais venceram mais uma vez e colocaram os socialismos em descanso.
Uns meteram-no na gaveta por pensarem que assustavam os donos do dinheiro. Outros renderam à Economia de Mercado como a ex-URSS e a China. Estamos num momento de viragem e da possibilidade de grandes mudanças ideológicas a favor da Esquerda Democrática.
Mas para o conseguir não odemos estar sempre a amplificar as vozes da direita. Temos de exigir dos nossos que mudem a agulha.
(1ª. Parte) segue a 2ª.

José Silva disse...

2ªParte
"Um Novo Mundo-Despertar Para a Essencia da Vida" de ECKHART TOLLE.
É este despertar que pode ajudar-nos a mudar o Mundo em que vivemos.
"Do erro de Descartes à perspicácia de Sartre" transcrevo um ou dois parágrafos deste livro, ara reflexão:
"Descartes, filósofo do século XVII, considerado o fundador da filosofia moderna, deu expressão a este erro primordial através da sua famosa máxima (que considerava uma verdade fundamental): "Penso, logo existo" Esta foi a resposta que encontrou para a questão: "Há alguma coisa que eu possa saber com uma certeza absoluta?" Ele entendeu que o facto de estar sempre a pensar não deixava qualquer dúvida, e, por isso, comparou pensar a Ser, ou seja, comparou a identidade - Eu Sou - ao pensamento. O que ele realmente tinha descoberto era a origem do ego, não a verdade fundamental, mas ele desconhecia isso.
Passaram quase tresentos anos (300) até outro célebre filósofo ver naquela afirmação algo que tinha escapado a Descartes e a toda a gente. Este filósofo chamava-se Jean Paul Sartre. Sartre reflectiu intensamente sobre a afirmação de Descartes, "Penso, logo existo" e subitamente apercebeu-se, citando as suas palavras, "A consciência que diz "existo" não é a consciência que pensa. O que pretendia ele dizer com isto? Quando temos consciência que estamos a pensar, essa consciência não faz parte do pensamento. É uma dimensão diferente de consciência. É esta consciência que diz "EXISTO". Se não houvesse mais nada dentro de nós a não ser o pensamento, nem sequer saberiamos que estávamos a pensar. Seríamos como uma pessoa que está a sonhar e não sabe. Identificar-nos-iamos com cada pensamento, como o sonhador se identifica com cada magem do seu sonho. Ainda há muitas pessoas que vivem assim, como os sonambulos, presas a antigos padrões de pensamento disfuncionais que recriam permanentemente a mesma realidade de pesadelo. Quando sabemos que estamos a sonhar, permanecemos conscientes dentro do sonho. Entramos noutra dimensão de consciência.
A sugestão inerente ao pensamento de Sartre é profunda, mas ele próprio ainda se identificava demasiado com a mente para perceber o verdadeiro significado do que tinha descoberto: uma nova dimensão de consciência emergente".

E isto tudo para quê Primo de Amarante?
Para lhe dizer que sendo um leigo na matéria, mas que em dia de reflexão, com o seu saber e cultura, vai concluir que à esquerda e à direita do PS existe uma oposição oca, folclórica e oportunista.
Estamos no momento certo de afirmação do PS e de exigência de mudança dos seus dirigentes.
Um bom dia eleitoral ara todos e desculpem qualquer coisinha.

josant disse...

Depois de ler os escritos do Primo de Amarante e de José Silva, não resisto à tentação de dar a minha opinião.
Sou militante do PS e europaísta.
Não achei graça à frase "porreiro pá" nem concordo com o apoio prévio de José Sócrates a Durão Barroso.
Disse e repito, que estas eleições apesar de não parecerem, são Para o PARLAMENTO EUROPEU. As outras, vão ter o seu tempo para serem apreciadas,discutidas e também votadas.
Nestas os socialistas,os sociais democratas e os trabalhistas,que fazem parte da mesma familia, tem como patrono o PARTIDO SOCIALISTA EUROPEU e é chegada a altura, da Europa mudar de rumo e é para isso que todos os homens de esquerda, devem colaborar.
Tenhamos presente o que se passa no MUNDO e particularmente em Portugal tendo como protagonistas os neo-liberias, a "falsa" direita (que sabemos quem os representa e se escandaliza com o termo roubalheira), mas pior com a extrema direita e neo-nazis que por cá, também já vão montando acamampamento.
O tempo do "orgulhosamente sós" realmente já lá vai, mas não é difícil de entender que, com ou sem orgulho "sózinhos", também não vamos a lado nenhum.
A questão que se põe é o de saber (e realmente muito boa gente ,não sabe) se para Portugal é importante ou não,estar na União Europeia, apesar das vicissitudes que atravessa.
Eu acredito na União dos Europeus e numa política comum, mas que respeite a independência e a cultura de cada país.
Para que Portugal e o parlamento europeu saia mais reforçado, é vital... que se vote.
Assim vou fazer.
Saúdações

Primo de Amarante disse...

"Socialismo real" é um “conceito-non-sense”! É uma construção pejorativa dos que não são socialistas.

O socialismo não pode ser real, porque é uma utopia e como tal é um horizonte para onde se deve caminhar. E os passos que conduzem a esse horizonte são, em cada momento histórico, os de promover a solidariedade com os que mais sofrem, fazendo com que sofram cada vez menos.

Este PS dos jobs for boys, dos diplomas por fax, do carreirismo partidário, do tráfico de influências, do sucesso da incompetência, da arrogância e dos tacho tem governado com sentido contrário ao horizonte socialista:

1º-acabou com o sentido e significado de “ter uma profissão”; isto é, testemunhar um saber de que se gosta. Hoje, não se tem uma profissão, mas desempenha-se um papel num posto de trabalho. E se for na função pública, esse papel é desempenhado com sofrimento e muito desejo de sair do posto, o que só aconteceu com o governo do PS. Ainda por cima, o PS chama a isto flexibilização.

2º - em vez de diminuir o sofrimento dos que mais sofrem, este governo dito socialista, promoveu a felicidade dos que são cada vez mais felizes.
3º em vez de responder às expectativas que criou, este governo aumentou a frustração dos cidadãos que acreditaram na bandeira do socialismo.

Amanhã, voto pela Europa, mas pela Europa dos cidadãos, pensando nos que vivem do seu trabalho e têm direito a exercer com prazer uma profissão, nos que verdadeiramente constroem o mundo com as suas mãos e dão sentido à ideia de democracia.

Naturalmente, não poderei, em consciência, votar neste PS. Esperarei para que ele se reforme.

Estou convencido que o PS não vai ganhar! Isso não me dá prazer. Mas, infelizmente tanto me faz que seja o PS ou o PSD a ganhar. Só vejo uma vantagem no PSD: é que não colocou a cabeça de lista um desavergonhado (pelo menos!...).

Anónimo disse...

O PS tem isto mais que ganho. E só fazer a media das sondagens. Deixem os pessimismos.

Primo de Amarante disse...

Se fossem as sondagens a votar? Mas, as sondagens são sondagens e nas sondagens há gente que diz que vota num sentido e vota noutro. Veja, por exemplo, que as sondagens nunca acertam no PC e no BE. Sabe porquê? Muita gente pensa: o que farão do que eu respondo?!...

Anónimo disse...

Se o Socrates não tivesse entrado na campanha o PS atéperdia com o morcom do Vital. Mas com o Socrates é outrqa loiça. O eleitorado está com ele. O PS ganha largo, vai ter mais de 37.

José Silva disse...

Gostaria de não ter de escrever mais porque estou em paz com a minha consciência e com o meu socialismo democrático em que acredito.E para que ele se afirma no futuro só há um caminho: o voto no PS-Partido Socialista, de homens e mulheres sérios e que não vergam a cerviz.Os homens passam e o PS fica.
Não há homens providenciais. Isso já lá vai.Sócrates com todos os seus defeitos e virtudes, foi eleito democráticamente pelos votos, quer no PS, quer no País. E quem não aceita esta regra, quer voltar à revolução Russa de 1917.
Esse comunismo de má memória, IMPLODIU. Os bolcheviques perderam a guerra.
Ou então estão saudosos do homem de Santa Comba. O fascismo já se finou.
É preciso um novo rumo na Europa e no Mundo. Este capitalismo ou o capitalismo já dá snais de ceder. Haja alternativa que ainda não apareceu.
Cumprimento de pé o Josant com o seu comentário e as suas afirmações.
O 3º. parágrafo do Primo de Amarante e no mínimo, uma crítica arcaica, de mal dizer e sem conteúdo, para alguém que se afirma de esquerda. Qual erquerda? A do jerónimo?
Essa do diploma por fax, dos jobs for de boys estão gastas. Sócrates tnha um curso de Engº. Técnico como muits milhares de óptmos engenheiros que or aí dão provas. Mas tinhas mais formação superior antes e depois da Independente.
Com este argumentário de taberna não estava a contar.Repete-se a infeliz cena da Elisa Ferreira.Lamento a falta de seriedade e de objectividade. ara se atacar alguém e defender um tipo de socialismo não é preciso descer tão baixo e tão rasteiro.
Quanto a profissão e emprego para a vida na Função Pública é não conhecer a realidade e resistir à mudança. A Revolução Industrial já deu lugar a outro tipo de operariado. A revolução Tecnológica avançou e entramos na Era da Nova Inteligência (desenvolvmento da parte direita do cérebro). Não vou aprofundar este tema para não o assustar e complicar as suas ideias tão enraizados no século passado Tem de evoluir. Ou estarei a falar para um criacionista? Se assim é, parou no tempo. Tem de se actualizar pois por alguns escritos que já li, tem capacidade e cultura.
Tudo de mau que existe em Portugal, na Europa e no MUndo é culpa de Sócrates e do PS. Essa nem se compreende de quem fala com desenvoltura de Aristóles, Marx e Decartes.
Pensei que tinha apontado à sua consciência de cdadão e homem livre e respeitador das regras democráticas. Enganei-me.
Pelas afirmações que faz não leu programa eleitoral em que POVO deu a maioria absoluta ao PS.
O seu último parágrafo deixou-me perplexo.
O PS e Sócrates são os culpados das asneiras desde o reinado de Afonso Henriques. Em 25 anos o PSD governou 14 e o PS 11. Cavaco o actual PR governou 10 anos com duas mairias absolutas. Não tem críticas, Fez tudo bem e o ais desenvoleu-se. Acabou com a pobreza e com o desemprego.
Quando se quer fugir da realidade é tudo mau. Há algumas coisas erradas e algumas políticas que um governo do PS não devia defender e imlementar. Mas daí a dizer o que diz...
O balanço é altamente positivo e vai melhorar.
O cabeça de lista do PS é desavergnhado? Fico quase sem palavras. Será porque saiu do PCP há 18 anos antes de ser corrido por não aceitar as práticas ortodoxas?
Quanto ao BE, que me parece não perfilhar, tem de se esclarecer se vota no comunsmo de Miguel Portas, no Trotskismo de Louçã ou no Albanismo de Fazenda, ara não falar nos grupos mais à esquerda.
O candidato do PSD não lhe mereceu nenhum comentário? Andou pela Democracia Cristã, flou-se à pressa no PSD e foi levado ao clo pela comuncação social para tapar o negrume de Ferreira Leite e arranjar mais sarilhos no PSD.
Alguma ceita o protegerá? O tempo dirá.
Depois só resta o CDS/PP de Portas e Nuno Melo (o da fotocópias) elevado a heroi por pretender prender o governador do Banco de Portugal e deixar à solta os responsáveis da roubalheira do BPN e do BPP. A campanha já terminou e por vezes há excessos. Mas que não vi nenhum partido ou coligação com mais consistência que o PS, sso não vi. Vi muitas acusações ao governo e nada de Europa.

José Silva disse...

continuação
O CDS é céptico; O PCP é contra a Europa; O BE é e não é, depende dos dias e de quem fala primeiro.
Para terminar quero lembrar que o PS é uma instituição e não anda por ela. Tem homens e mulheres, votantes, e como em tudo na vida há sempre erros que se cometem. Mas pelo que vejo não encontro melhor.Lá estarei àmanhã ara confirmar a minha vontade de afirmação na Europa e com a esperança que o PS será melhor a partir do dia 8 de Junho de 2009.
E como diz JOSANT é VITAL QUE SE VOTE, mesmo sendo desavergonhado.
O saudoso Cunhal nos momentos de aflição sabia mandar.E mesmo tendo de tapar a cara apostou n canddato do PS. Outros tempos. Outros políticos.
Não seja descrente caro Prim de Amarante. Olhe para figuras dessa linda terra e lembre-se de que se Amadeu Souza Cardoso fosse vivo, votava PS.
O PS é uma instituição de homens e mulheres livres, com defeitos e virtudes.
Tal como a Democracia não conheceu melhor.
Quanto às sondagens que nunca acertam n PCP e no BE é um erro seu. Sempre acertaram. No CDS é que se enganam muitas vezes.
Quando funciona o voto útil à boca das urnas. Tem de explorar mmelhor a técnica das sondagens. Porque falha e quando falham.
Durma descansado e para não ter problemas de consciência só tem uma escolha acertada.
É Vital para Portugal e ara a Europa votar bem e com consequÊNCIAS.
Acredito na sua capacidade de análise e de decisão. Se é um homem de esquerda e de convicções a estabilidade é um bem e quem combate a crise não é a oposição.

josant disse...

Caro Primo de Amarante.
Respeitando todos os seus porquês, o que pensa do parlamento europeu e dos partidos ou familias politicas,que o compõem, para não votar PS?.
Mas...não estão lá outros?
É que dá a entender que o mal para a europa está como diz,Votar neste PS. Portugal no seu entendimento,deve ou não estar integrado?
Para si, o que é a Europa afinal?
Um conjunto de "coisinhas" sem interesse e sem significado?
Repare que estou a falar nas Europeias...
Saudações

Anónimo disse...

A minha aposta é:

PSD: 33/34%
PS: 30/31%
BE: 14/15%
CDU: 9/10%
CDS: 6/7%

José Silva disse...

O JOSANT hoje está imbativel. Objectivo, , convicto e racional.
Se o Primo de Amarante honrar a sua consciência não se deixa embalar por cantos de sereia em mar alto revoltado.
Não há alternativa ao PS e à Europa neste Mundo globalizado.
O que se deseja é uma mudança profunda das forças de esquerda democrática.
Lutar contra a pobreza e as desigualdades;
Por uma Justiça a sério e séria;
Por um novo modelo económico e uma Europa Social mais consequente;
Pela criação urgente de emprego;
Por apoios sociais a quem precisa;
Pelo fim do capitalismo selvagem.
Os vencedores de hoje serão o futuro da Europa.

Primo de Amarante disse...

A Europa falhou e a crise que vivemos demontra isso. Precisava de muito espaço para clarificar esta ideia. Mas leiam o último livro de Krugman.

Eu não voto no PS por uma questão de dignidade. Foi o partido que depois do 25 de Abril mais perseguiu os professores, mais abriu as portas à corrupção e mais negou o ideal socialista. Mas vou votar.

Anónimo disse...

De que livro se trata? O Primo podia dizer mais alguma coisa sobre essa obra...Afinal, gostou sempre de ensinar...

José Silva disse...

O Primo de Amarante desabafou: o problema são os professores. Foi o PS que teve mais de 20 ministros da Educação incluindo Ferreira Leite. Sinceramente!!! Se a Educação está mal é preciso mudar a começar nos professores. Se quiser podemos falar sobre isso, é assunt que domino perfeitamente.As férias, as horas em casa. as explicações, os artigos para dispensa, os testes, enfim o que quiser.Razão tinha Magalhães Godinho a seguir ao 25 de Abril. Encerrar por 2 anos e renovar tudo na Escola. Voltarei se quiser flar com seriedade. Esqueci-me dos vencimentos a começar na primária e as reformas, a compra de anos de serviço e mais muito mais.
Se defende o ideal socialista só tem um voto: PS.
Foi o Ps que abriu as portas à corrupção? Sinceramente, esta +e de cabo de esquadra.
Portucale, Furacão, Apito Dourado, Somague, Submarinos, BCP, BPN, BPP, Facturas Falsas.
Negar o socialismo?
Quando os argumentos são estes, de um homem que se diz socialista e usa argumentos da direita e da extrema direita...
Quanto aos professores, já se interrogou por anda o líder da FENPROF? Desde que foi eleito para o Comitè Central sumiu. Usou os professores. Enganou-os.
Pense bem no que vai fazer. Só há um caminho e é muito estreito.
Nao embarque em cantos de sereia onde se promete tudo a todos como faz Louçã.
Porque será que o POVO nunca deu mais que 10% ao PCP?
E porque só deu até 6% ao BE? Poderá agora ganhar com descontentamento, mas são votos perdidos.
Como homem sério que é o Primo tem de fazer uma reflexão profynda.
Paul Krugman prémio Nobel da Economia de 2008 - não é da esquerda radical. Não se iluda. E no livro "O Regresso da Economia da Depressão e a CRise Actual" não diz que foi o PS português e Sócrates que causaram esta CRISE. Pode falar em mais: Jean Zigler que há 10 anos denuncia esta Globalização, é membro da ATTAC, está na NET. Stiglitz outro Nobel da Economia alertou desde 2002 para esta CRISE do capitalismo e não culpou o Ps, nem Sócrates, mas a extrema esquerda como o BE e os PCPs ortodoxos e as direitas dos interesses. Mário Soares os dois últimos livros desde 2000 que alerta para esta roubalheira. Dominique Strauss Khan, presidente do FMI, um homem da esquerda democrática do s francês, fala das varias esquerdas radicais como o BE.E até Celso Cruzeiro "A Nova Esquerda" diz da sua justiça. Barack Obama- A Minha Herança - a forma como encara o undo; e "A Chama e a Cinza - O Socialismo, A Globalização e a Europa" de Dominique Strauss-Kahn c/ prefácio de Eduardo Ferro Rodrigues, vale a pena ler e reler.E havia muito mas.
Por isso o Primo de Amarante fica sem argumentos por querer enterrar o PS e reablitar o PCP ortodoxo de Jerónimo de Sousa.Este socialismo faliu.

Anónimo disse...

Este anónimo Silva é mesmo tal qual a PIDE: se não é por nós, é comunista! É só ver qa conclusão que tira. Se eu fisesse os mesmos raciocínios dissia-lhe que era um infiltrado do PRN! Inda por cima pensa que diz grande coisa a apresentar-nos listas de livros e só vomita disparates: parece o Readers Digest

Anónimo disse...

É mais outro que odeia os professores (inveja) e que precisava de ir para a escola...

Primo de Amarante disse...

Passei a vida a procurar aprender e não a ensinar. O novo livro de Paul Krugman ainda não está traduzido. Eu li a sua apresentação na internet. É um conjunto de conferências em que fala da moeda virtual criada pelos bancos e a falta de inspecção dos bancos centrais. O livro que desse economista ando a ler é "O regresso da economia da depressão e a crise actual"; Editorial Presença. Está na feira do Livro.

Lê-se com gosto. Aí Paul Krugman mostra como a incapacidade dos reguladores de acompanhar os avanços de um sistema financeiro cada vez mais fora de controlo, predispôs a Europa e obviamente os Estados Unidos a afundar-se na mais grave crise financeira desde a década de 1930.

Crise que os governos estão a tentar resolver de forma enviesada, pois não são capazes de ir ao cerne do problema: a criação de moeda pelos bancos. Não querem pôr em causa os interesses dos banqueiros. E colocam a classe média e quem vive do seu trabalho a pagar a crise.

Como sabe, esses controladores não se reduzem aos inspectores dos bancos centrais ou às ERM(s), mas também aos ROC(s) e, sobretudo, aos institutos legislativos que orientam esses reguladores.

Tem sobretudo a ver com políticas de regulação. E a Europa esteve a leste de tudo isso, permitindo que a economia financeira, o jogo bolsista, desse mais lucros que a economia produtiva. E este desfasamento foi dramático. Os bancos criaram moeda virtual que esteve desfasada com o que eles deveriam ter em depósito.

Quanto a José Silva não consigo ler o que sai da sua boçalidade, está ao nível dos que lideram o partido a nível distrital e concelhio.

Nada tenho a ver com essa gente e, por isso, farei tudo para que o PS que alimenta esse estilo, trauliteiro e reaccionário, perca, para que um outro PS possa regressar à sua matriz.

Primo de Amarante disse...

O que eu penso politicamente esá em dois livros que estão na Eitora Afrontamento (Feira do Livro), onde também publicou Pedro Baptista. Esses livros são "A carta sobre a tolerância, no seu contexto filosófico" e "A Ideia de progresso em Thomas Kuhn".

josant disse...

Meu caro anónimo.
Desculpe que lhe diga, mas se você não existisse, a meu ver, tinha que ser inventado.
Ainda não percebeu que para fazer um raciocínio, é necessário te-lo. Não sei de que lado do seu cérebro, extraiu essa sim, a conclusão que tira.
Quanto ao saber o que pensam os outros, basta olhar para o seu, para se perceber que nem o Reader's
Digest o "salva".
Não sei a sua idade, daí a pergunta: Sabe o que foi a PIDE?
Não seja como os fogueteiros que fazendo parte da festa, não se limitam a atirar os foguetes, mas vão apanhar as canas. Ao colaborar neste espaço, faça o esforço para dizer alguma coisa que jeito tenha.
E já agora fique a saber que é bem melhor "vomitar" disparates que sejam pois alivia, do que ser "vomífico". Compreende este trcadilho???... Não se cuide não e espere pelo resultado.

josant disse...

Sei que o Primo de Amarante, que muito estimo e respeito, foi sempre um socialista de valores e convicções,bem antes e bem depois do 25 de Abril.
Basta recordar entre muitas outras coisas,a criação de um jornal de campanha em 1990 a que deu o nome O PLURAL, que tinha como lema "Afirmar o PS / Dar sentido à Esperança.
Nessa altura, muitos já lutavam precisamente contra os mesmos defeitos e vícios que hoje aponta, e que teimam (até quando)em prevalecer.
Até aceito, segundo a sua visão, que o socialismo real em termos filosóficos seja um "conceito-non-sense, mas nem sempre foi esse o seu entendimento e se foi, nunca o demonstrou.Pelo ontrário;sempre defendeu a luta por causas e valores dentro do Partido Socialista.
Admira-me pois esta "alergia", embora reconheça que nem tudo está bem.`É natural que entretanto coisas piores, no seu entender, mas que a mim me ascapam, tenham surgido que o levem a extremar o seu pensamento e o obrigue a proceder em conformidade.
Quanto ao não votar no PS por uma questão de dignidade,... não concordo e até repúdio por uma questão de princípio. Para mim não é de todo uma questão de mais ou menos dignidade, mas sim de pura convicção e de acreditar nos homens e nas coisas. Não é pelo
facto do meu sentido de voto ser "eventualmente" diferente do seu, que é menos digno. Até pela sua formação sabe que todos somos dignos de tudo e para tudo, até prova em contrário.
Por isso o mais importante é ser digno de nós próprios e eu sei porque o conheço que o Primo até o é. Honra lhe seja feita.
Saudações

Primo de Amarante disse...

Obrigado Amigo Josante. Não sei quem é, mas já sei que é meu amigo e é bom sentir isso!

O que, geralmente, se entende por “socialismo real” é o socialismo implantado por Estaline. Esse sempre o combati. O que sempre desejei e lutei foi pelo socialismo plural, de rosto humano. E este constitua uma utopia que defendo; isto é, um sonho que acredito ser possível realizar.

O que me distingue deste PS de Sócrates já o referi. Por dignidade ou por coerência não ia votar no que me farto de criticar. Este PS socrático frustrou tudo o que eu defendo, como socialista! Mas continuo socialista e, por isso, votei em quem continua a defender essa utopia.

Primo de Amarante disse...

Só mais isto:

o realismo político (desenvolvido por Maquiavel), no qual se fundou o socialismo real, significava a procura de resultados a qualquer preço (os fins justificam os meios), subtraindo os actos políticos a qualquer avaliação moral. Essa foi a prática estalinista, mas faz lembrar outras! ...

José Silva disse...

Parabéns aos que aqui combateram o PS e Sócrates.
Elegeram o PSD e Ferreira Leite para dar força à direita no PE e mais uma vez eleger Durão Barroso por mais 5 anos.
Os neoliberais agradecem.
Por mim despeço-me com amizade e não há um minuto a perder para exigir políticas de esquerda e uma governação firme que vença esta CRISE que a direita provocou e que agora foi premiada.

Primo de Amarante disse...

O cinismo foi sempre a arma dos fracos.

Era esperado este resultado. Seria bom e sério que o PS o aceitasse e soubesse fazer uma auto-crítica sobre a sua governação, governação que colocou professores, funcionários públicos, operários e agricultores, pequenos empresários, contra si.

Era bom para o PS que Sócrates tivesse sentido de Estado, fosse honesto e soubesse interpretar os sinais que, com todo o direito, os eleitores deram ao governo.

Se não souber tirar conclusões, o problema é do PS. Mesmo que tente vitimizar-se e pensar que, por ter a bandeira socialista, pode governar à direita, muito mais à direita que o PSD, com o assentimento da esquerda.

Mas mesmo que o Silva não perceba nada do que está a passar-se, ache que a vergonhosa derrota foi culpa da esquerda (vejam só!,,,), os ratos, deixarão em breve, o navio e vamos ver o turbilhão que nas sedes do PS, das distritais e das concelhias, vai acontecer contra Sócrates.

Os jobs estão à rasca e não sabem fazer mais nada do que” lamber as botas do chefe”. E os militantes que se batem pela camisola, sem esperar uns trocos da mesa dos contribuintes, não vão deixar passar em branco, sem uma critica, as políticas desastrosas do PS.

A onda contra Sócrates vai crescer e manifestar-se nas autárquicas, onde a maioria dos candidatos não são maus, mas péssimos.

A frustração é enorme! E não há sondagens que possam adivinhar o que vai acontecer nas próximas eleições.

Primo de Amarante disse...

Reparo nas sondagens que a SIC acaba de revelar sobre as legislativas.

O que diz Barreto é verdade: tais sondagens são ridiculas, porque nada já podem representar. A atitude dos eleitores, a partir desta derrota, constroiem a imagem que a derrota configurou sobre o PS.

O Governo está fragilizado, queiram ou não todos os Silvas que vagueiam pelas sedes do PS