domingo, 7 de junho de 2009

Política dominante no Partido Socialista com resultados catastróficos na avaliação eleitoral dos portugueses.
Tudo indica que terá sido o 2º pior resultado de sempre em europeias. O responsável principal é a linha política que levou a 4 anos de política de direita e tem rostos. Ou o PS altera a sua política que tem tido os piores resultados para o país na avaliação dos portugueses mudando políticas e rostos, ou o Tsunani alastrará às legislativas e influenciará as autárquicas, numa devastação nunca vista para o Partido Socialista. Estamos prontos a colaborar na edificação imediata de uma nova política que recupere a confiança dos portugueses. Que tenha confiança nos portugueses e que governe para eles e com eles. Se quiserem meter a cabeça na areia, agarrados aos seus lugares, e não perceberem os sinais dos tempos nem as indicações do povo, se quiserem marginalizar os que sempre disseram que esta política conduziria a estes resultados no país e nas eleições, então não contem connosco, que se afoguem sozinhos.
É preciso tomar medidas
Sócrates tem de mostrar com humildade democrática que percebeu o que se passou e como estão a ser avaliados estes 4 anos pelos portugueses. O que passa, no mínimo, por mudar de políticas, mudar de rostos, mudar de atitudes. O que poderá implicar, para além da mudança da atitude política altaneira e autista, uma nova atitude eleitoral para as próximas legislativas implicando dois pontos (uma vez que não haverá tempo para grandes reformas internas como a instituição das "primárias" nem tão pouco para a grande remodelação governamental que deveria ter ocorrido há muito):
Em primeiro lugar, o fim das duplas candidaturas (legislativas-autárquicas) que levaram a que na desastrosa campanha donde saímos, o tema "Elisa" fosse contra nós mortiferamente utilizado, dando-nos uma imagem imoral perante os cidadãos; nenhum candidato a câmaras, à presidência ou a vereadores poderá ser candidato a deputado.
Em segundo lugar, abertura do PS às diversas sensibilidades internas, mormente à ala esquerda, plasmando tal participação nos documentos eleitorais e necessariamente na constituição das listas que deverão ser profunda e largamente renovadas.
Em terceiro lugar, compromisso dos candidatos a deputados não só de responderem perante os cidadãos do país conforme o preceituado constitucional, como também o de responderem perante o eleitorado do círculo que o elegeu, razão pela qual, de resto, existem os círculos. (P.B.)

23 comentários:

José Silva disse...

É destes comentários que o PS precisa e o seu secretário-geral e quem o acompanha na política do descalabro.
Pela positiva mas com objectividade.
O POVO falou e mostrou um cartão vewrmelho ao PS. Ainda estamos a tempo de mudar o rumo.
Parabéns Dr. Pedro Batista. Critica construtiva e propostas sérias e oportunas.
Como disse Manuel Alegre estará na 1ª. linha para derrotar a direita de Ferreira Leite e Portas.
Hoje começa um novo dia.
O século XXI pode ser o século do socialismo democrático, se homens e mulheres de convicçoes e saber, apresentarem uma alternativa a este capitalismo selvagem.
è preciso interpretar os resultados e saber porque PS só venceu em Portalegre. Até o Porto se foi e os Açores foi um desastre total.
Força Pedro Batista e até um dia.

Anónimo disse...

A social-democracia (PS e PSD) em Portugal acompanha o declínio e a falência do capitalismo senil.

Não há regulação que salve o capitalismo e a sua vontade de acumulação e concentração de capital

Pedro Aroso disse...

Correcção:
Onde se lê que " O responsável principal é a linha política que levou a 4 anos de política de direita e tem rostos" deve ler-se: "O responsável principal é a linha política que levou a 4 anos de política de esquerda e tem rostos".

Pedro Baptista disse...

É proverbial o fino sentido de humor do nosso amigo Pedro Aroso...

José Silva disse...

Boa resposta Pedro Baptista.
O pedro Aroso quer brincar com coisas sérias e fazer humor.
Ainda estamos a tempo de apresentar um programa de esquerda.
A 1ª. cara a mudar devia ser o porta-voz do PS que já nem a ele se convence.
Força Doutor Pedro Baptista.

Primo de Amarante disse...

É interessante o modo como funciona o raciocínio do sr. Silva. Comparem os seus comentários do dia 5 no post “Europeias: as quatro últimas sondagens” e o de hoje.

Vai ser muito difícil ao PS recuperar a sua imagem sem uma profunda reforma do partido. A imagem pública do partido é a de se ter transformado num grupo de interesses, onde a política foi substituída pelo clientelismo, o mérito pelo aparelhismo, a ideologia pelo “chico-espertismo”, o blá…blá…de esquerda por uma prática autoritária, autista e direitista, o pensar mais nos cifrões que nas pessoas.

Isso cavou um profundo descrédito que implodiu nestas eleições e, a partir delas, funciona como luz verde para a manifestação do descontentamento em próximos actos eleitorais.

O PS precisa de harmonizar as suas escolhas de liderança com a sua base de apoio potencial. Para isso, tem de haver uma reforma dos estatutos que permita duas voltas nas eleições internas: na primeira, os candidatos têm de se sujeitar ao crivo da opinião pública e na segunda só ficam os melhores que serão escolhidos pelos militantes.

Alguém acredita que renatos sampaios e gaspares possam mobilizar alguém para um apoio ao Partido? Alguém acredita que os potenciais votantes no PS votariam nesses senhores? Então quem os escolheu?!... Um aparelhismo de interesses, que leva a filiar no PS os velhindos dos lares, toda a família e o pessoal desempregado que acredita que, sendo cliente do PS, terá possibilidade de se safar na vida.

Depois, a espiral da incompetência camuflada em blá...blá... cresce até ao topo, apoiada por um aparelhismo acéfalo.

Um partido de clientelas, de concepções chauvinistas, não é um partido mas um grupo de interesses ou uma máfia. E foi nisso que o PS se transformou.

No PS fala-se em esquerda, mas que ideia têm os silvas que proliferam no PS da esquerda?!...

É certo que o PSD não é melhor, mas não é o PSD que me preocupa: o que me preocupa é o PS ser igual ou pior do que o PSD.

Pedro Aroso disse...

Eu só gostava que me explicassem uma coisa (como se eu fosse muito burro):
Se o PS perdeu as eleições por seguir uma política de Direita, porque é que o Povo o castigou, votando ainda mais à direita?

Primo de Amarante disse...

Será que a sua concepção de direita, Pedro Aroso, é a mesma que têm os eleitores. Talvez seja ocasião para se pensar: o que é ser de esquerda ou ser de direita?!...

Por que não se harmoniza a "minha" concepção de direita ou de esquerda com a concepção que têm os eleitores?!...Ou, então, por que é que a dita esquerda proclama paraísos e deixa as pensoas a viver no inferno? Será mais importante pensar em esquerda ou direita ou perguntar: o que será um bom-governo? Seá o que governa para fazer com que os que vivem felizes vivam cada vez mais felizes ou o que diminui o sofrimento dos que mais sofres?

Este é o problema que temos de reflectir, para não fazermos dos eleitores burros.

E há uma outra questão que a direcção do PS tem de perceber: convencer os eleitores não é uma mera questão de aplicação das tecnologias do espectáculo. Os eleitores demonstraram nestas eleições que não andam atrás das cenouras que o PS lhes coloca no caminho

José Silva disse...

Meu caro Primo de Amarante:

Os Silvas que há no PS e falo do que conheço bem, não são José Silva.
Hoje gosto dos seus escritos.
Bater no PS e na sua Direcção política é uma coisa. Julgar todo o PS e os seus militantes é outra.
E depois temos os eleitores, que como diz e bem, não são BURROS, nem ESTÚPIDOS.
Confesso que nalguns escritos me excedi como provocador para numa altura em que sentia que o PS se ia afundar, o desastre não fosse tão grande.Esta situação e nota-se bem no distrito do Porto, já vem de há 20 anos, com uma "mafia" ou "clan" familiar a decidir o que é o PS/Porto. Mas a verdade é que os militantes aceitam a situação. Porquê? Necessidades de ocasião, lugares,negociatas, arranjos, favores. Tudo isso tem sido dito mas não adiantou nada.
Uma sondagem passou a toda a gente: a Marketest dava a vitória ao PSD.
As sondagens só falharam no PS: e não foi a abstenção, quanto a mim. Foi a transferência de votos ara o BE e os votos brancos como sinal de protesto.
Era isso que eu queria provocar: uma discussão hoje, século XXI, do que é esquerda e direita. É que a esquerda a nível Europeu hipotecou-se ao neoliberalismo e a direita faz discursos de esquerda.
Algum eleitor compreendeu o apoio acalorado de Sócrates, Zapatero, Brown a Durão Barroso?
Alguém compreendeu o falhanço da falta de diálogo com os professores? É que as reformas são necessárias, mas sem os professores não.
Recnheço que nos dias de campanha não soube cativá-lo para uma discussão politica sobre o que é ser de esquerda ou de direita.
Não pretendi ofender ninguém e só ataquei políticamente.
No plano pessoal tenho muito consideração e respeito por todos, excluindo um ou dois anónimos, que não acrescentam nada.
E por si, pelo que tenho acompanhado, considero-o um Homem sério, utópico e bem formado politicamente.Mas aceite que por vezes no calor da discussão também se excedeu e recorreu a argumentos falsos e ataques pessoais.
A grande sondagem está feita e espero que os dirigentes do PS tirem as consequências.
A Direita não dorme e ganha alento com esta derrota do PS.
Se desejamos um Socialismo Democrático forte a nível europeu e nacional, temos de ser firmes nas nossas convicções e lutar por elas, mas nunca dar nesta fase, argumentos à direita para nos "malhar" como dizia o outro.
Chegou a hora de dizer: ACORDEM!!!
Sempre a considerá-lo e as minhas desculpas por algum excesso de linguagem.

josant disse...

Att.Pedro Aroso

Não sei a leitura que faz, para se basear que foi (mais) a direita que ganhou.
Se fizer bem as contas logo vê(o que era previsível)que, quem mais cresceu em número de votantes, foram o BE e o PCP.

Para o Primo de Amarante:
Isto não e coisa...dos Silvas mas, dos prós e dos contras.
É a sina do PS
Saudações

M. Machado disse...

Sr. Pedro Aroso
A prova de que houve uma política de direita e não de esquerda e que essa é que foi penalizada pelo eleitorado é que à esquerda do PS surgem 21,5% ds eleitores, coisa nunca vista na história d3e Portugal. E é por isso que o PS perde.
Camaradas:
Sócrates andou satisfeito (e enganado ou talvez ele seja mesmo assim) por as sondagens (algumas de amigos) lhe darem sempre maioria (por deslocação de votos do PSD para o PS, por o PS fazer a política do PSD mais bem feita ou seja com mais eficácia)sem perceber (poderia lá!)que aqueles a quem servia, na hora, seriam capazes de se organizarem para lhe cuspirem depois de servidos.
Este é um problema do PS. Há décadas houve os complexos de esquerda mas agora o problema desta geração que esteve (e está) à frente do PS é o complexo de direita.
Haverá tempo para alterar as coisas como espera o Doutor Pedro Baptista?
Talvez sim... Mas com Sócrates a dizer que o governo não mudará de rumo... Não aperece estar a perceber grande coisa.
Temos de lutar para ser o partido mais votado em Outubro! Para isso, uma vez que não há tempo para a remodelação ministerial que há muito deveria ter ocorrido, temos de apresentar nova cara e que corresponda á realidade.
Ao contrário do que alguns pensam, as exposições mediáticas são de tal forma multímodas e variegadas, que acaba por passar a "verdade" das imagens.
Ainda bem para a democracia.
As propostas do Camarada Doutor Pedro Baptista parecem-me adequadas. Esperam-se mais. à esquerda pois claro! E à esquerda quer dizer com mais preocupação pelas pessoas, com mais transparência, com mais seriedade, no sentido da justiça social retributiva e da assumpção de um projecto nacional mobilizador deste país quase milenário!

Pedro Aroso disse...

Estou inteiramente de acordo com o Primo de Amarante quando coloca a questão: "o que é ser de esquerda ou ser de direita?!...".
Eu, que cresci no seio de uma família liberal, mas profundamente anti-salazarista, nunca me considerei, nem identifiquei, com a Direita. Sou um social-democrata assumido, porque entendo que esse é o modelo de sociedade mais justo. Nestas circunstâncias, estou ideologicamente mais próximo do PS, do que estou do CDS. Aquilo que me desagrada profundamente é ver gente do Partido Socialista utilizar a mesma linguagem do PC, que nestas eleições voltou a concorrer sob o pseudónimo de CDU. Não se governa à esquerda, como não se governa à direita; governa-se bem, ou governa-se mal. O Eng. Sócrates foi castigado nestas eleições, porque tem governado mal.

Ainda bem que o BE e o PCP aumentarem o número de votantes. Segundo Jerónimo de Sousa e Ilda Figueiredo, o PCP até conseguiu um excelente resultado, que por coincidência foi igual ao do CDS (2 deputados). A matemática que eu aprendi na escola conduz-me a conclusões ligeiramente diferentes:
1. O PSD foi o partido mais votado e ganhou as eleições.
2. O CDS passou dos 2% das sondagens, para quase 9%.
3. Caso o PSD e o CDS formem uma coligação para as legislativas, correm o sério risco de ganharem as eleições.

A forma como a Esquerda justifica as derrotas eleitorais, faz-me lembrar sempre as explicações que os adeptos do Benfica e do Sporting dão para as vitórias do meu querido FC Porto.

Manuel Silva disse...

Assim está bem, com elevação e bom senso..

A esquerda pode e deve avançar com outras Politicas...


Dr. Pedro Baptista..Favor não o azul MUITO ANIL em cima do BORDEAUX...fere a vista...o azul mais claro está melhor...

GAVIÃO DOS MARES disse...

A anarco-socialista deu uma grande ajuda, assim como o candidato entendido em saúde.
E o lente de Coimbra re(?)cuperaria alguma dignidade se não aceitasse o lugar e regressasse à borla e capelo ( e ao blog e artigos manteigueiros).
Um dia os portugueses dirão: como foi possível um projectista pato-bravo chegar tão longe? (Os aristocráticos sportinguistas também um dia elegeram o Gonçalves dos bigodes).

Anónimo disse...

Ja andam a disser que o Manuel dos Santos esige ser cabeça de lista pelo Porto da lista de deputados porque era vicepresidente e nao foi eleito

Primo de Amarante disse...

Sr. Silva nunca tomei a iniciativa de tratar mal, seja quem for. Não é esse o meu estilo e quem me conhece pode confirmá-lo.

Dialogar é dar razões e foi sempre isso o que procurei. Se me insultam não esperem que dê a outra face da cara!

Por discordar deste governo e por afirmar que não é socialista não quer dizer que seja comunista ou não sei mais o quê... E se fosse comunista, não podia ter opinião sobre um governo que tem implicações sobre a minha vida?!...

Se é possível o diálogo entre confissões religiosas, tão diferentes como muçulmanos e católicos, por que não poderá ser possível o diálogo entre diferentes concepções políticas?!...

E se eu digo que até a Igreja já se manifestou contra as políticas sociais deste governo, porque é que a resposta há-de ser a de que “são pedófilos”! O ataque ad hominem é escabroso, sem nível. O que quer que diga de quem assim ataca!

Agora, repare: Se o governo fosse do PSD confirmava as expectativas de que governaria contra os trabalhadores, os professores, os funcionários públicos, etc. Agora, sendo do PS as expectativas eram outras e, por isso, a grande frustração que se sente.

Uma das matrizes do socialismo e do republicanismo é o de valorizar a cidadania activa: o que se faz para as pessoas não pode ser feito sem as pessoas.

O Governo não só legislou de forma arrogante, sem querer ouvir os visados, como também fez crer que a partir de si se abria um mundo de maravilhas nunca pensado. E esta propaganda era contrariada todos os dias por medidas de chico-espertismo: por exemplo, fez crer que o relatório sobre o ensino era da OCDE, quando era de uma agência privada; fez crer que o simplex resolveria tudo e tudo continuava conplex; fez crer que o Magalhães era uma inovação revolucionária e não passava de uma contrafacção cheia de erros, etc. etc., Deste governo não saiu uma única lei que defendesse os trabalhadores nesta crise. Este governo, tenha a certeza, fez o que a direita não conseguiria fazer.

Ser crítico do PS não é ser contrário ao socialismo. O que dói mais a um socialista é constatar que as expectativas que criou, relativamente a um governo socialista, se frustraram. Por isso, muitos socialistas votaram no BE e outros no PC e outros em branco ou se abstiveram.

Os que do PS se passaram para o PSD são os que fazem parte de um universo de eleitores sociais-democratas, que umas vezes pensam que o PS responde melhor aos seus interesses e outras vezes pensam que é o PSD. Foi para este eleitorado que o PS governou e acabou por não agradar a gregos nem a troianos.

O pior para mim ainda é a direcção do PS pensar que as técnicas de marketing fazem resultados eleitorais e não fazem, como se viu.

Veja no que deu a propaganda! Com é patético o seguinte raciocínio de Vital Moreira:

“Enquanto o PS realizou um grande comício em Braga, o PSD teve de esperar até às 11 horas da noite para fazer um comício com meia casa. Mais valia que a líder do PSD tivesse respeitado o seu horror aos comícios. Teria poupado esta humilhação eleitoral.” – VM, 31/5/2009

josant disse...

ATT Gavião dos Mares
Estou farto de dar voltas ao "miolo" (estou em crer que o tenho) a ver se consigo perceber o que realmente quer dizer, no seu comentário.
Para mim, escritos destes, mais parecem enigmas para decifrar, do que própriamente para discutir.
Com pena minha, pois não sou Gavião,não entendo patavina dos seus trocadilhos.
Desculpe a franquesa e ou, a minha ignorância.

José Silva disse...

O Gavião dos Mares está a brincar connosco ou quer divirtir-se? Um dia o POVO saberá dizer a quem governa a Europa e são 19 governos de direita, alguns apoiados por sciais-democratas como na Alemanha, que esta CRISE criminosa e esta roubalheira da globalização nao servem e têm de mudar.
O facto de a direita ter crescido 4% na Europa, significa que o POVO é sábio. A grande maioria não votou e os que votaram estão a dizer à direita que têm de resolvar esta CRISE que criaram ou serão corridos nos seus países. Tão sipmles como isto.
Quando 40 milhões de desempregados e muitos milhões de POBRES vierem para a rua, vou vê-los a esconderem-se ou fugir para Paraísos Fiscais.
Agora ninguém quer ser neoliberal. Menos Estado, privatizações até dos cemitérios, capitalismo de casino. Estão muito calados e a procurar culpar outros e a esquerda.
Os partidos de esquerda deixaram ir no conto do vigário, mas vão acordar.
O nosso PSD que começou por ser PPD,formado pela Ala Liberal da UN, passou a Social-Democrata por conveniência e até quis entrar na Internacional Socialista.Como nao conseguiu foi parar ao PPE junto com CDS.
A Social Democracia é um caminho
para atingir o socialismo como dizia ou ainda diz o programa do PSD/PPD como lhe chama Santana Lopes.
A JSD tinha um jornal que até se chamava o Socialista.Outros tempos, outra gente...
Em Portugal vai haver mudança e grande. O POVO pode por vezes não saber em pormenor o que quer, mas sabe sempre o que nao quer.
Ou os partidos mudam ou vão ser mudados. Não podem ser agências de empregos e associações de interesses.

Anónimo disse...

Mas todos nós sabemos que Manuel dos Santos não tem qualquer hipótese, porque a escolha de José Sócrates vai recair sobre um independente. Foi assim para a Câmara do Porto e para o Parlamento Europeu, por isso o melhor é não alimentar muitas esperanças. Aliás, consta que Sobrinho Simões já foi sondado, uma vez que a presidência da Assembleia Municipal da Câmara do Porto... já era!

Anónimo disse...

Elisa é uma das principais culpadas do arraso do PS pelo menos 3% deu uma imagem vergonhosa da politica isto foi tudo uma LIXEIRA

José Silva disse...

Estou a gostar de algumas mudanças e da elevação do comentário do Primo de Amarante. Valeu a pena insistir, pois sei que e um Homem bom, com ideias e um socialista a sério.
Nunca defendi que não se podia criticar o governo do PS. O que pedia é que não se olhasse só para o mal que o PS faz no governo. Também fez coisas certas.
Será que não temos de mexer na Justiça? A acusação a Jorge Sampaio hoje desmentida com pedidos de desculpa do Ministério Público é um sinal do estado da justiça.
O Serviço Nacional de Saúde obra de um socialista - António Arnaut - tem de ser defendido custe a que custar.
A Educação tem de mudar com diálogo e com nova equipa na Educação.
O combate à pobreza é uma obrigação de todos os socialistas.
O Primo de Amarante tem hoje um bom comentario, mas alguns reparos, para podermos dialogar sem azedume:
- O Magalhães não foi todo concebido em Portugal. Mas é uma empresa portuguesa e de Matosinhos que deve ser acarinhada. O Japão é o que é porque soube copiar bem.
- O Vital Moreira foi um erro de casting para captar a esquerda. É bom intelectualmente e politicamente. Mas cabeça de lista?
- A Elisa e a Ana Gomes não deviam ser candidatas a dois lados. Mas não devemos só falar nos nossos. O PCP candidata Ilda de Figueiredo a Gaia.
- Quanto à igreja pronunciar-se contra as políticas sociais, pode e deve fazê-lo, mas entrar como entra muitas vezes no política geral é um erro.
- Quanto a marketing temos de começar a falar que é um escandalo o que se gasta nas campanhas, com subsidio do Estado. O PS tem de dar o exemplo e fazer um orçamento mais apertado.
Mas para quem nos l~e não odemos só ser críticos do PS e do seu governo.
O SIMPLE pode ainda não funcionar em plen, mas há avanços significativos quando se podem tratar tantas coisas sem sair de casa. Já fiz a experiência.
Não seria mau se pudessemos fazer um balanço do mais e do menos deste governo seguindo o programa que apresentou.
E por fim fazer uma apreciação das forças políticas em disputa eleitoral.
Ser comunista tem todo o meu respeito. Mas deixe que lhe diga, mas não o comunism do PCP.
O BE não me surpreendeu pois soube cativar a juventude e foram mais 900 mil a votar pela 1ª. vez.

Miguel Castro disse...

Quando li o primeiro "post" do "Primo de Amarante" nesta noticia esbocei um sorriso de orelha a orelha, sentindo que podia perfeitamente ter sido escrito por mim. Subscrevo-o por completo, sem reservas ou receios!

Saudações!

GAVIÃO DOS MARES disse...

Enigmas?!!!!
Querem que faça um boneco?
E já agora:
Os governos de direita que realizam políticas sociais-democráticas ganharam e... os governos de esquerda que realizaram políticas de direita perderam.
ISTO é que é um enigma.