quarta-feira, 24 de junho de 2009

Previsões da OCDE
Portugal recua 4,5 por cento em 2009 e desemprego atinge os 11,2 por cento em 2010
24.06.2009 - 09h34 PÚBLICO
Previsões do Governo são as mais optimistas de todas
A economia portuguesa deverá recuar 4,5 por cento este ano e em 2010 continuará em terreno negativo, segundo o Outlook da OCDE divulgado hoje. Com a economia em recessão, o desemprego deverá atingir os dois dígitos: em 2009, a taxa de desemprego deverá subir para os 9,6 por cento para no ano seguinte chegar aos 11,2 por cento.
As novas previsões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam ainda para que a economia portuguesa não volte a terreno positivo em 2010, ano em que deverá registar um recuo de 0,5 por cento. Os dados da organização sediada em Paris aponta para que o défice orçamental português atinja os 6,5 por cento este ano e no próximo e que a taxa de inflação seja negativa em 2009 (-0,2 por cento) e volte a valores positivos (1 por cento) em 2010.
As previsões publicadas hoje pela OCDE são as mais pessimistas até ao momento quando se revêm as previsões de outras instituições internacionais, mas também nacionais. Por outro lado, 'pintam' um cenário bastante mais negro daquele que é previsto pelo Governo. De facto, na última revisão de previsões feitas pela equipa lider ada pelo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, o Governo apenas previa uma contração da economia em 2009 de 3,4 por cento, ou seja, menos 1,1 pontos do que a previsão agora avançada pela OCDE.
A previsão do Governo é, aliás a mais optimista de todas já que o Banco de Portugal prevê uma contracção de 3,5 por cento para o corrente ano. E do lado das restantes previsões de órgãos internacionais, todas são ultrapassadas pela actual estimativa da OCDE.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, prevê que a economia nacional recue 4,1 por cento este ano e 0,5 no próximo.
Já a Comissão Europeia aponta para uma quebra do PIB de 3,7 por cento em 2009 e de 0,8 por cento em 2010.
Ao nível do desemprego, também as previsões da OCDE são as mais pessimistas. O FMI prevê que a taxa de desemprego chegue aos 11 por cento em 2010 depois de atingir 9,6 por cento este ano e a Comissão Europeia aponta para taxas de desemprego de 9,1 e 9,8 por cento, respectivamente este ano e no próximo

4 comentários:

AF disse...

Tanto sacrifício de 2005 a 2008,tanto corte no investimento público, tudo em nome da baixa do défic3e, para chegarmos ao fim como estavamos, 6,5% senão foi mais.
Foi uma tristeza o PS ir atrás da política do PSD em que os principais pontífices foram o Cavaco e a Manela FL. Política que seguiu a do Salazar, subir impostos sem preocupação da quebra da economnia.
A MFL vir falar da diminuição da despesa é treta. o Que o PSD fez, e depois o PS também, foi simplesmente subir os impostos principalmente o IVA que atinge mais o povo e o mais injusto.
Ningu´wem fala sobre o assunto, mas a política financeira do PS foi a pior de todas as suas politicas, porque foi igualinha a dos laranjas.

Primo de Amarante disse...

Não só a financeira, mas a da Justiça (com um ministro muito polémico - lembrem-se da sua passagem por Macau), da educação, da economia e, sobretudo, do trabalho.

O PS correu atrás da moda neo-liberal, do imperalismo do indivíduo, do hedonismo e da política só espectáculo.

Esqueceu os mais pobres, os que justificam o socialismo e não foi capaz de seguir um velho princípio republicano e socialista: só há bom governo, quando a preocupação de governar consiste em diminuir o sofrimento dos que mais sofrem.

Este PS governou para os ricos e tornou os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Governou mais à direita que o PSD. E vejam o que é paradoxal: se fosse o PSD a governar como o PS teria contra si pelo menos 45% dos eleitores, sendo o PS, governando com a bandeira do socialismo, não teve praticamente oposição, mas lançou um labéu terrível sobre o significado do socialismo: quando as futuras gerações ouvirem falar no socialismo deitarão a mão ao bolso para se certificarem se ainda têm a carteira.

Polícia de giro continua a investigar. disse...

Vejam ao que isto chega. Linguagem de sargeta.
O anónimo diz e o Primo confirma acusando.
É preciso ter lata.
Qualk é o País do Mundo que não está com problemas desde 2008?
Mesmo os que crescem pouco estão em dificuldades como o Brasil e a India.
É preciso não perceber mesmo nada de Economia para se dizerem estas patacoadas.
Ferreira Leite e Portas não diriam melhor do que o tal Primo do BLOG sem visitas.

Unknown disse...

Ao escrever o que vou escrever a seguir também vou ser investigado, "paciencia"; dizer que concordo com o comentário do Primo de Amarante para o policia giro, vai parecer uma heresia!!Mas eu explico e faço a minha declaração de interesses 1º não sou policia, estou mais habituado a fugir das bastonadas com que queriam "presentiar!!!2ºTambém não sou economista! mas tenho que gerir um orçamento! Para o fazer, tirei antes um curso de contornicionista! Por parecer mais adquado.Sabe sr "guarda" com este governo já perdi cerca de 12% do poder de compra da minha reforma!Por causa dos calculos deste governo.