segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quem cruza o Douro "devia rebelar-se"
(Público) 29.06.2009
Quem devia agitar estas bandeiras era o PS-Porto como sempre foi a sua tradição, e não entregá-las à luta de galos no PSD, sobretudo com um Rio que nunca quis saber dos interesses regionais, mas está a passar pelo campeão da região, de tal maneira que até Menezes sente necessidade de disputar esse espaço. Quem não sente nada são os nossos mui queridos dirigentes socialistas o Porto. São estóicos, dir-se-ia na filosofia... embora o estoicismo seja um pouco mais complicado (P.B.)
O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, afirmou ontem que "o investimento previsto na construção da terceira travessia do Tejo dava para construir 30 pontes no Douro". "Os cidadãos que todas as manhãs penam em intermináveis filas nas pontes da Arrábida, do Infante e do Freixo deviam lembrar-se disto e rebelar-se contra esta situação", disse o autarca à margem da inauguração da requalificação do Convento de Corpus Christi, em Gaia.
Menezes reagia assim a várias acusações do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, sobre o alegado desvio de verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Nos últimos dias, Rui Rio considerou "um verdadeiro escândalo" o desvio para Lisboa de verbas destinadas pelo QREN às regiões de convergência, aproveitando o chamado efeito de difusão, previsto no regulamento deste instrumento. "Grande parte das verbas destinadas ao Norte estão a ser aplicadas em Lisboa, o que é absolutamente ilegal. São obras atrás de obras em Lisboa que estão a ser feitas com o dinheiro que devia ser destinado às regiões do país que apresentam um PIB per capita inferior a 75 por cento da média europeia", frisou o presidente da Câmara do Porto. Lusa

4 comentários:

Primo de Amarante disse...

A qualidade da representação dos cidadãos na A.R. tem diminuido assustadoramente.

Hoje, a retórica política é igual em todos os partidos e é feita de falácias, sendo a mais usada a que julga o presente pelo passado, como se fosse possível que o que aconteceu até hoje, se repetisse de igual forma amanhã.

Sai, hoje, um livro de Oliveira e Costa que faz uma proposta com a qual, eu, concordo. Noticia o SOL:

«Menos deputados na Assembleia da República e a possibilidade de candidaturas independentes ao Parlamento são duas das propostas de alteração à Lei Eleitoral feitas por Rui Oliveira e Costa. As sugestões constam de um livro que é lançado esta terça-feira»

Anónimo disse...

Rui Rio está na CMP há 8 (OITO) anos. Qual a obra emblemática?
Nem o saneamento ainda conseguiu acabar.
Mas o PS/Porto está num marasmo arrepiante.
Só se discutem lugares e pagamentos de favores.

Anónimo disse...

Qual a obra emblemática de Rui Rio? É por causa desta mentalidade de novo-rico que o PS Porto está no estado em que está. Chegou a altura de correr-mos com o bando de analfabetos que se instalaram na direcção do partido e colocar lá gente como o Dr. Pedro Baptista. Estou cansada de xuxialismo pimba, à moda da Dra. Elisa Ferreira.

Anónimo disse...

Só agora reparei que escrevi "correr-mos". A forma correcta é "corrermos". Como sou professora de Português, não podia deixar passar este erro. As minhas desculpas.