quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Narciso Miranda: "Disse a Sócrates que não queria nada"
i, Pedro Sales Dias, 12 de Agosto de 2009
Narciso Miranda regressa à política na sua terra de sempre. Critica o governo e alguns dirigentes socialistas por tratarem "as pessoas e os membros do PS como um guardanapo que se deita fora", ainda que deseje que o seu partido de sempre ganhe as legislativas. "Já para Matosinhos" - acrescenta - vota "Matosinhos Sempre".
Porque se candidata depois dos desenlaces políticos do passado?
Aprendi muito durante estes quatro anos, cresci muito. Aprendi a dar importância a coisas a que não dava quando exercia o poder. Analisei melhor o funcionamento dos partidos. Aprendi a seleccionar melhor os meus amigos e a destrinçar os amigos do poder dos amigos pessoais. Constato que as pessoas têm saudades. Querem novamente um líder carismático, capaz de bater o pé a Lisboa. Há quatro anos entendi que chegara o momento de sair da política. Disse a Sócrates que não queria nada. Só divulgo esta parte da conversa. A outra parte interessante que depois continuou no gabinete do primeiro-ministro não divulgo. Abdiquei do poder que me foi oferecido de bandeja. Disse não aos tachos na administração pública.
Ofereceram-lhe alguma coisa?
Não divulgo. Estou disponível para continuar a fazer cidadania. O melhor que me podia ter acontecido foi ter recebido convites aliciantes do ponto de vista financeiro. Recebi um convite da EFACEC e um convite para desempenhar uma função principescamente paga, da AEP e da Exponor. Não aceitei nenhum.
Como se sente após estes quatro anos de afastamento?
Muito melhor. Cresci muito politicamente. Aprendi a lidar com as pessoas e a gostar mais delas. Aprendi também que não é possível estar na vida política sem paixão e vacinei-me contra uma prática que é muito normal entre os políticos portugueses, que é actuarem com calculismo e frieza, com um desfasamento brutal entre o que se diz e o que se faz.
Ainda se sente socialista?
Mantenho as mesmas causas que persigo há décadas, valores e princípios. Estou no mesmo sítio de sempre. Há pessoas no PS que desviaram a rota. Todos os secretários-gerais do PS, incluindo Sócrates, disseram que eu era um autarca modelo, no qual o PS se revia.
Identifica-se com o PS de Sócrates?
Acho que o governo governou bem, só que está a pagar uma factura cara pela sua arrogância e insensibilidade. Não foi o governo que falhou, foi a sua liderança. Há dirigentes do meu partido que se acham donos da verdade e do país. Trataram as pessoas e os membros do PS como guardanapos que se deitam fora. Se fossem mais respeitadores por quem dentro do partido tem opinião diferente, o PS estava muito bem. Hostilizaram muitos. Mas desejo que o PS ganhe as eleições legislativas. Já para Matosinhos, voto Matosinhos Sempre.
Quem espera que vote no Narciso?
Espero que votem na candidatura Narciso Miranda Matosinhos Sempre, cidadãos de todas as classes. Os que votam no PS - muitíssimos -, PSD, CDS e BE. O nosso partido é o partido de Matosinhos. Largas centenas de pessoas do PS de Matosinhos entregaram-me um documento assinado a dizer que são socialistas e me apoiam. À frente do PS está Matosinhos. Só as pessoas politicamente cegas, que só pensam no aparelho, é que ficam perturbadas com o gesto.
Gosta mais de ser independente ou socialista?
Gosto muito de Matosinhos, tenho um grande amor por esta terra. Não gosto mais de ser independente, interpretei o sentimento da esmagadora maioria que está cansada dos partidos. O problema não está nos partidos, está em algumas pessoas. O problema não é o PS. O problema é de algumas pessoas que alimentam o aparelho do meu partido. Calculistas. Quando os dirigentes do PS tratam mal um membro da família, que durante anos se dedicou ao PS, que farão aos outros?
O que acha de os partidos estarem isentos de IVA e os independentes não?
Acho que no nosso país há a tendência para proteger a vida partidária. As leis penalizam de forma grave e injusta os independentes. Só em Matosinhos são precisas 12 500 assinaturas. É um trabalho gigantesco. Os partidos recuperam o IVA, nós não. Somos penalizados em 20 por cento do custo da campanha. Não podemos, no boletim de voto, usar um símbolo; tem de ser um número romano de 1 a 20 escolhido por sorteio. A Comissão Nacional de Eleições já me deu razão e diz que o legislador se esqueceu quando fez a Lei do Financiamento dos Partidos.
Quais são os principais problemas que afectam Matosinhos?
Pararam o investimento. Não há dinheiro para fazer obras. Houve muito despesismo. Em Matosinhos esbanja-se dinheiro. Destruiu-se a estrutura financeira. A câmara está numa ruptura financeira total. Há mais de 100 milhões de euros em facturas por pagar e há empresas em risco. É preciso poupar, cortando nos carros, no combustível, nos telemóveis, em almoços, jantares, viagens e festas excessivas. E nas páginas de jornais que se compram para imprimir a fotografia do presidente num populismo confrangedor. Nunca tivemos em Matosinhos um número tão elevado de desempregados. Quase 30 por cento dos jovens não têm trabalho. Em vez de apoiar os grandes empresários e de dar terrenos à JP Sá Couto, devem ser apoiados pequenos e médios empresários.
Se for eleito que medidas tomará?
Em primeiro lugar, rigor financeiro. As chefias atropelam-se umas às outras, mas vou manter os postos de trabalho e cortar nos gastos supérfluos. Reduzir o número de chefes e de directores. Há 200 trabalhadores que não estão a fazer nada. Vou anular todos os contratos de assessorias e consultorias e projectos de especulação imobiliária e reduzir 30 por cento o índice de construção. Chega de betão armado em Matosinhos. Investir nas escolas e fomentar a criação de emprego. Espero ir a tempo de revogar um contrato de cedência do matadouro a um grande grupo. Era bom para criar uma incubadora de empresas. Vou retirar os cartazes e construir no local a obra que está lá anunciada, fazer para quem precisa creches, lares, equipamento desportivo e cultural. Este executivo não fez tudo mal. Acabou as obras que deixei, como a recuperação do Teatro Constantino Nery e a marginal de Leça da Palmeira.
Guilherme Pinto diz que nunca se fez tanto pelo ambiente e pela cultura como agora, concorda?
É injusto o que o actual presidente da câmara diz do meu vereador do Ambiente, Guilherme Pinto. Só pode ser de quem luta pelo lugar político, para não dizer pelo tacho.Como avalia os restantes candidatos a Matosinhos?Gente prestável. Tenho pena que o PSD não tenha conseguido um candidato de Matosinhos. Já não sente traído e magoado como no passado?Quem na vida política está à espera de gratidão falha. Na vida política os valores não existem. Fui três anos vereador pelo PS, 26 anos como presidente de câmara, fui secretário de Estado?
Acredita que vai ganhar?
Acredito na inteligência dos cidadãos de Matosinhos. As obras falam por mim. Por Matosinhos vou ao fim do mundo. Não há governo nenhum que, comigo a presidente, não tenha respeitinho por Matosinhos. É preciso dizer aos senhores de Lisboa que quem manda em Matosinhos são os matosinhenses.
Prefere uma maioria absoluta?
Prefiro uma maioria sólida e estável.
Se não vencer, fica como vereador?
Sou candidato a presidente da câmara.

22 comentários:

Vai de Vela disse...

Grande entrevista Narciso. É um crime vergonhoso o que te andam a fazer. E o PS arrisca-se a perder a Camara de Matosinhos por causa dessa perseguição. E o Manuel Seabra a deputado. Tu não servias para presidente e ele serve para deputado. Bonita coerência.

Anónimo disse...

Sim, que fes o Narciso para ser erradiado do PS? Pediram-lhe para não ser candidato depois da lota, indicou o Guilherme e depois? está lá á muito tempo? E o Guilherme esta lá á vinte anos. O logico tinha sido convidaremno para voltar a presidencia.

Anónimo disse...

O título seria mais correcto. "PARA AS LEGISLATIVAS VOTO PS"

Anónimo disse...

Há aqui sempre um tipo com vários nomes que acha que devia ser o dono da comunicação social. Complexo de Goobels. Já agora, com a mesma mentalidade de propagandista, o título podia ser:
NINGUÉM ACREDITA QUE O NARCISO VOTE SÓCRATES! Era pelo menos de quem conhece minimamente as situações.

Anónimo disse...

Sócrates em nº 1, Renato em nº 2, são os responsáveis pela situação de Matosinhos. E de Valongo que com muitas diferenças também tem algumas semlehanças. E do Porto. Veremos os resultados.

Micaela disse...

É escusada andar a esconder-se que boas parte do eleitorado do PS não se revê neste PS, é novidade?

Anónimo disse...

As sondagens dizem precisamente o contrário.
E os resultados de hoje são prova disso.
Só não vê quem não quer ou está a fazer campanha por outras bandas.
Mas o POVO não dorme e na hora da verdade sabe onde colocar a cruzinha.
O resto são desabafos de insegurança e conversa de escárnio e mal dizer.

Anónimo disse...

Narciso é inteligente e diz que vota PS.

Anónimo disse...

Por ser inteligente é que o diz. Ou não ia disputar o eleitorado PS-Sempre? Mas por ser inteligente pode ser também que não o faça.

Anónimo disse...

Que resultados de hoje? Só tenho seguido o ciclismo e o Sócrates não vai à frente, vai outro qualquer. Não me digam que fazem sondagens em Agosto por telefone fixo?

Anónimo disse...

Vê-se logo que você sabe de rodas.
Mas quem falou em sondagens de telefone fixos?
Não sabe que há sondagens semanais?
Enfim...

Anónimo disse...

Que sondagem? Não há sondagem nenhuma. E quase todas as sondagens são feitas por telefone fixo, excepto as (raras) que são presenciais. Há alguma sandagem dos últimos dias. Qual? Onde? Quais são os resultados?
As últimas sondagens têm duas semanas. E dão péssimos resultados para quem pedia e pede maioria absoluta e tem um adversário que é uma miséria que sempre que a líder abre a boca entra mosca. Mesmo assim, o PS de Sócrates tem nas duas últimas sondagens dois empates técnicos. E uma delas é do amigo da EUrosondagem, o Rui Costa. Mesmo assim, empate! Quer pior resultados? Então de resultados anda a falar, ó suprasumo da inteligência?
E quanto a sondagens semnais, o que V. quer dizer Barómetros, são todas por telefone fixo, Não seu como sendo tão sábia para prosápia não sabe estas coisas. Tenho a impressão que V. é o do costume... Anda a disfarçar mas há uma coisa que o denuncia: a prosápia, a arrogância de quem não sabe enm quer saber nem pode saber.
E por mim já estou esclarecido. Ficamoa assim.

Anónimo disse...

Sim, de que sondagens semanais esse iluminado fala? Anda a apanhar sol demais na moleira.

Anónimo disse...

Queria sabe das sondagens semanais?
Que ideia!
Vocês sabem as que os jornais públicam mensalmente e mais nada.
Há sondagens do governo, da Presidência da República, das Embaixadas, dos partidos e das seitas secretas.
Que tristeza a estes comentadores.
Quando o PS pediu 42% e afixou cartazes no penúltim dia de campanha, já sabia há muito que a embaixada americana dava 23 a 26% ao PS.
E mAIS NÃO DIGO.
o ps ESTÁ A SUBIR POUCO MAS SOBE.
O PSD mantem ou baixa pouco.
O BE baixa pouco.
A CDU sobe alguma coisa.
O CDS começou a descer.
Que ignorância a desta gente.
E depois como a ignorância é atrevida insultam-me.

Anónimo disse...

Quando virem o Marcelo a fugir do PSD a coisa está preta.
Prestem atenção à próxima missa dominiacal.

Anónimo disse...

Este anónimo sabe do que fala.
Os que o criticam deviam ter mais cuidado com os insultos que não dignificam o BLOG.
Então pensam que as sondagens que contam são as que a comunicação social encomenda?
Eu nem quero acreditar.
Há estudos nacionais e internacionais que nunca chegam ao conhecimento público.
Só com muito boas relações é possível saber mais.
Deixem o homem ou mulher falar para nos dizer qualquer coisinha válida.
Posso garantir-vos que até 12 de setembro vai acontecer qualquer coisa de espectacular que pode mudar o panorama político em Portugal e na Europa.
Estejam atentos aos sinais e às duas luas de dia 27 de Agosto.

Anónimo disse...

O anónimo, que depois põe outro anónimo ( que é ele) a apoiá-lo, e é sempre o anónimo do costume,com os dez ou doze nomes que já donhecemos, embora aparente patologia esquizofrénica, não passa dum pobre diabo. Ele sabe segredos, ele ouve os sinais do Empíreo, ele tem relações, na sua vesânia, ele é que sabe o que ninguém, ou só meia-dúzia de alumiados como ele, conseguem saber. Sondagens em Agosto! Coitado do homem! E tudo só para fazer propaganda a nível zero de pensamento e informação. O Dr. Pedro não se deixe iludir, o bicho é o mesmo, se for preciso pôe-se para aí ao vivas ao BE para dizer que propaganda ao BE já é permitida.

Anónimo disse...

Ppropaganda ao BE porquê? Já precisa por estar a cair umas décimas.
vOCÊ NÃO PERCEBE NADA DE NADA. é IGNRANTE E ATREVIDO.
Até parece o Primo de Amarante que trocou de nome porque foi denunciado.
Eu nºao sei segredos, mas estou bem informado.
Sondagens todas as semanas. Digo e confirmo.
Porque se vira sópara mim quando há aqui tantos anónimos como você?
Porque os meus comentários distingu~-se da vulgaridade e da chorrilhice.
Esteja atento ao dia 12 de Setembro e ao dia 27 de Agosto.Registou?Depois peça-me desculpa.
E mais uma vez. O candidato à Sé não é o Teixeira. É uma mulher.

Anónimo disse...

esqueci-me de uma coisa:
você deve ser um dos dois que traiu o Professor Pedro Baptista nas negociatas.
Pelo que tem dito quer-se limpar e cair nas boas graças.

Anónimo disse...

V. é mesmo chanfrado. Não dá.

Anónimo disse...

Mais um que se acusa e foge.
Querem entrar de mansinho para lixar o mano.
Agora eu é que sou chanfrado.
Mas quem traiu Pedro Baptista não fui eu.

Micaela disse...

Este, o Primo do Marco-José da Silva-Anónimo ultrapassa tudo é o maior artolas que vi na política , se é que anda em alguma coisa. No Conde Ferreira já á Internet, ainda bem. Ou será no Magalhaes Lemos