sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

História do Anarquismo

Esta nova edição de "História do Anarquismo", de Jean Préposiet, disponível em português, é simultaneamente uma das obras mais rigorosas, mais actualizadas e de mais agradável leitura que alguma vez se escreveu sobre o tema.
Cingindo-se especificamente ao anarquismo, como não podia deixar de ser, a obra faz, no entanto, o seu enquadramento nas diversas correntes do socialismo, logrando estabelecer os denominadores comuns e as principais linhas de força que as agrupam de um lado, de outro, ou em emaranhadosa complexos.
Desengane-se quem considera o anarquismo uma corrente desaparecida e sem interesse para a actualidade. O anarquismo, ou os anarquismos, como as mais diversas correntes socialistas, estão presentes com os seus propósitos, os seus valores e mesmo as suas utopias, quando hoje lutamos pelo aprofundamento da democracia, quando equacionamos o socialismo em liberdade, o colectivo e o individual, o plural e o singular, a totalidade e o único. Ou quando simplesmente enfrentamos a crise provocada pela agiotagem bancária e pela especulação financeira.
Para a esquerda moderna, que é a que procura novos caminhos para o combate ao capitalismo e para a luta pela dignidade humana, é essencial restabelecer o diálogo entre as suas diversas correntes históricas, mesmo as que se tornaram antagónicas umas das outras, evitando a sobranceria da ignorância que tem caracterizado o nosso estudo político se é que alguma coisa desse género tem existido. E não só com as que foram triunfantes como com as que foram derrotadas pela história, mas que essa mesma história, em mais uma das suas irónicas voltas, acaba por redimir, atribuindo-lhes, afinal, a razão histórica.
Uma obra a ler e sobre que reflectir. (PB)

1 comentário:

Anónimo disse...

O anarquismo também é socialismo?