quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PS/Congresso: Anúncio do cabeça de lista ao Parlamento Europeu apenas nas mãos de Sócrates
25 de Fevereiro de 2009, 18:57
Lisboa, 25 Fev (Lusa) - Dirigentes socialistas admitiram hoje à agência Lusa a possibilidade de o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu ser anunciado domingo, em congresso, mas adiantaram que a sua concretização depende de uma decisão de José Sócrates.
Ao longo dos últimos dias, têm sido avançados como prováveis cabeças de lista do PS os nomes de Freitas do Amaral, do seu sucessor na pasta dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, do ex-secretário-geral socialista Ferro Rodrigues e da actual eurodeputada Edite Estrela.
No entanto, de acordo com vários membros da direcção do PS, o assunto da escolha do cabeça de lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu "nunca foi discutido no Secretariado Nacional" - órgão que, de resto, não reúne há cerca de três semanas.
Os mesmos dirigentes socialistas consideraram por isso que o nome do cabeça de lista, assim como a escolha do calendário para o seu anúncio, "será uma decisão tomada sobretudo pelo secretário-geral, consultando um núcleo muito restrito" de colaboradores.
Em 1999, ano em que disputaram eleições europeias em Junho e legislativas em Outubro, o então secretário-geral do PS António Guterres anunciou o nome de Mário Soares como cabeça de lista no último dia do congresso.
Um dos mais importantes elementos do Secretariado Nacional do PS admite que essa opção possa repetir-se dez anos depois, mas também assinala diferenças face a 1999.
"Desde que José Sócrates foi eleito secretário-geral do PS, em Outubro de 2004, nunca partilhou o palco dos congressos com ninguém. Neste congresso, a opção poderá ser a de centrar a mensagem no Governo, nas suas políticas e nas eleições legislativas", disse.
Se prevalecer esta linha, José Sócrates poderá então ter um segundo momento mediático para anunciar o cabeça de lista ao Parlamento Europeu, deixando que o congresso se centre apenas nas políticas do Governo e na batalha das eleições legislativas.
Outro membro do Secretariado Nacional admitiu à agência Lusa que José Sócrates poderá anunciar o cabeça de lista no domingo, "se entender que dos pontos de vista estratégico e mediático as consequências serão benéficas".
Ou seja, Sócrates "poderá ponderar até ao último momento se gasta o cartucho do anúncio do cabeça de lista ao Parlamento Europeu no último dia do congresso de Espinho".
Quanto aos nomes que têm sido avançados pela comunicação social, os sectores da direcção mais próximos da linha tradicional de José Sócrates preferem os nomes do fundador do CDS-PP, Freitas do Amaral, e de Luís Amado.
A sensibilidade mais à esquerda do PS inclina-se para Ferro Rodrigues, alegando a dificuldade de Freitas do Amaral passar junto do eleitorado de esquerda e, por outro lado, apontando alguma falta de notoriedade da parte do actual ministro dos Negócios Estrangeiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vais mas é gramar com o Freitas que é um mimo!

Anónimo disse...

Freitas de Amaral a cabeça ou na lista do PS seria um escandalo. Esse senhor nada tem de socialista, antes pelo contrario. E agora já não lha doíam as costas?