quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PS viabiliza censura ao presidente socialista da freguesia da Sé
(Público) 19.02.2009, Patrícia Carvalho
A moção foi apresentada na assembleia de freguesia, pelo PSD e pela CDU. Três dos cinco eleitos do PS votaram a favor, ao lado da oposição
A Assembleia de Freguesia da Sé, no Porto, aprovou, anteontem à noite, uma moção de censura ao presidente socialista, José António Teixeira.
O documento, apresentado pelo PSD e subscrito também pela CDU, foi aprovado com cinco votos a favor e dois contra, o que significa que três dos cinco elementos do PS naquele órgão o viabilizaram.
O PSD já veio exigir a demissão do autarca. O texto da moção acusa o PS de desenvolver, na Junta da Sé, "uma política frágil, arrogante, desorientada, de puro compadrio e em permanente conflito interno".
A justificar estas acusações, os responsáveis relembram o caso de "uso ilegal de verbas da junta para questões de ordem pessoal" do presidente. Em causa está a alegada transferência, vinda a público no ano passado, de 4900 euros da junta para uma conta da esposa do autarca.
Este argumento é também citado pela concelhia do PSD, que, em comunicado, exigiu, ontem, a demissão de José António Teixeira, acusando o PS de "apoiar e compactuar com o comportamento ilegal" do autarca, recorrendo ao "silêncio".
A reunião extraordinária da assembleia de freguesia foi pedida pelo PSD e contava, no 1.º ponto da ordem de trabalhos, com uma proposta para a destituição da mesa daquele órgão. Este ponto foi, contudo, retirado, e a mesa demitiu-se, na sequência da aprovação da moção de censura.
José Augusto Teixeira, membro social-democrata da assembleia de freguesia disse, ao PÚBLICO, que "a aprovação da moção não obriga o presidente a demitir-se". Contudo, frisa: "É uma questão moral. Esperamos que o PS tome uma posição sobre isto."
O PÚBLICO tentou ouvir o presidente da concelhia socialista, Orlando Soares Gaspar, sobre esta matéria, mas não foi possível.
Contudo, em declarações à Lusa, José António Teixeira já garantiu que não se demite. Para o autarca, a moção de censura "não tem peso nenhum." O socialista diz mesmo: "A moção só foi aprovada porque dois camaradas do PS estão hoje contra o executivo da junta por ambição política". José António Teixeira diz ainda não comentar a acusação de utilização ilegal de verbas da junta, por o caso se encontrar "em segredo de justiça". O presidente da Junta de Freguesia da Sé já garantiu que não se vai demitir: a moção "não tem peso nenhum", afirma

2 comentários:

Anónimo disse...

Há um erro na noticia do Público, foram 7 votos a favor e 2 contra.

O caso da Sé só chegou a este ponto por falta de coragem de alguns membros da Comissão Politica Concelhia que têm interesses profissionais na Junta. E quem sai prejudicado é o nosso Partido...

Anónimo disse...

Coitado....dos presidentes.O da Junta, é o que é;-o da concelhia não é coisa nenhuma.
Só serve para o mediatismo, como a apresentação da Drª Elisa Ferreira à CMP. São preferências. O resto tem pouca relevância.