sábado, 27 de junho de 2009

SONDAGEM
Sexta-feira, Junho 26, 2009
Fonte: Margens de erro
Legislativas. Marktest, 16-20 Junho, N=800, Tel.

PSD: 35,8%
PS: 34,5%
BE: 13,1%
CDU: 8,4%
CDS: 4,4%
OBN: 3,8%


Projecção de deputados:
PSD 96
PS 88
BE 27
PCP 18
CDS 5
PSD à frente mas em empate técnico... Maioria de Esquerda... Maioria quase absoluta PS+BE. Mas não são boas notícias para os socialistas... E como foi possível chegar-se a este ponto, em tão pouco tempo, e com a faca e o queijo na mão? Ainda por cima, em princípio, a situação agravar-se-á por o trabalho de campo ser anterior ao último debate parlamentar e à entrevista de MFL à SIC. E porque o desgaste de um governo, que quase não teve remodelações, e tendeu para o one man show, debaixo da pressão eleitoral final e do agravamento económico e social, poderá levar a mais sinais de cansaço e a mais erros.
Era preciso mudar a imagem mas sem cosmética: com ideias novas, com uma nova forma de se relacionar com os cidadãos e com medidas de moralização da vida política a partir do PS. Irão a tempo? Quererão mudar? Conseguirão mudar?
Já se viu que no Porto a coisa está difícil. O facto da maioria não ter querido discutir estes assuntos que constituiam a moção que apresentámos e foi rejeitada é significativo. Insistem na pouca-vergonha das duplas candidaturas parlamento-câmaras, não vislumbram a dupla representividade dos deputados (do país e do eleitorado) e nem sequer são capazes de prometer um PS-Porto autónomo, criativo, solidário e crítico em lugar duma mera agência local do PS-Nacional, ou seja, de Lisboa.
As bandeiras regionais que foram sempre do PS Porto foram todas entregues numa bandeja ao PSD... O ascenso moral passou para o lado do PSD (!!!) com a proibição das duplas candidaturas e com as candidaturas do PS a deputados e às câmaras presos em negociatas de política obscura...
Que resultados se esperavam senão estes?
Haverá tempo para mudar?
Mais fundo: quererão mudar?
Mais fundo ainda: Poderão mudar?
Rico Congresso o de Espinho! É o que fazem congressos onde ninguém discute nada, onde apenas se entroniza o chefe! Os resultados estão à vista... Oxalá não se confirmem e a coisa não piore... Mas é mesmo Ox Alá! (P.B.)

30 comentários:

Polícia de Giro disse...

É preocupante. Mas...

Polícia Sem Giro em COMA PROFUNDO disse...

Bati três vezes com a cabeça na parede e não consegui sair do coma profundo.
"PS arregaça as mangas"
José Sócrates encontrou-se quinta-feira à noite, em privado, com um grupo de personalidades de quem "ouviu ideias e propostas para os próximos 4 anos".
José Miguel Judice, Isabel Megre, Danel Proença de Carvalho, Ant´nio Carrapatoso, António Mexia, Henrique Granadeiro, Carlos Monjardino, Névoa de Oliveira, e outros.
Inspiração para o novo outdoor
"Avançar Portugal, Juntos Conseguimos" a colocar a partir de 2ª. feira.
Depois da estrondosa derrota a estratégia é ouvir o Compromisso Portugal?
E os mlitantes Socialistas?
E s eleitores Socialstas?
E as desavenças nas autarquias?
E as listas de Deputados?
E os responsáveis das Federações?
E os estragos das trapalhadas da PT, da Fundação, mais uma,do Freeport, do TGV e Aeroporto, da 3ª. autoestrada?
E os problemas da CRISE?
E Desemprego?
E os POBRES?
NÂO, deixem-me continuar em coma profundo e pensar que isto não aconteceu, São invenções do Expresso.
Manuela Ferreira Leite sem qualquer ponta de vergonha regressa ao menos Estado. Ao neoliberalismo e o PS cala-se.
As Federações estão tao atordoadas que não reagem.
NÃO quero entrar neste filme. Deixem-me estar em coma profundo. Nao chamem o 112.
Um dia voltarei.
Que o Primo me desculpe de o ter provocado tantas vezes.

Policia de Giro em Coma Profundo disse...

O primeiro-ministro José Sócrates está a preparar um programa eleitoral para as próximas legislativas que irá ter alguns contributos ao centro-direita. O DN sabe que Sócrates reuniu um vasto grupo de membros destacados da sociedade civil e empresarial para discutir "políticas para os próximos anos", contam fontes próximas da organização da reunião.

Entre os presentes no encontro, que se realizou-se esta quinta-feira, em Lisboa, sob rigoroso sigilo, estiveram José Miguel Júdice (ex-bastonário da Ordem dos Advogados e ex-dirigente do PSD, agora desfiliado), Daniel Proença de Carvalho (advogado, antigo director de campanha de Freitas do Amaral em 1986), António Carrapatoso (presidente da Vodafone Portugal), António Mexia (presidente da EDP, ex-ministro das Obras Públicas no Governo de Santana Lopes), Henrique Granadeiro (presidente da Portugal Telecom) ou Carlos Monjardino (presidente da Fundação Oriente e um nome sempre próximo do PS e de Mário Soares).

Segundo as mesmas fontes, a ideia de José Sócrates passa por "reunir algumas das pessoas mais representativas da sociedade civil, como advogados, gestores, gente da cultura, das Instituições Particulares de Solidariedade Social para avaliar e dar conta de algumas ideias e propostas para os próximos quatro anos". Isto à margem do Partido Socialista e também do Fórum Novas Fronteiras, dirigido por António Vitorino, que está encarregue de compilar todas as propostas num programa único que Sócrates irá levar às legislativas que se irão realizar a seguir ao Verão.

O próprio Fórum Novas Fronteiras é já uma iniciativa do PS que "pretende mobilizar sectores alargados da sociedade portuguesa que não desenvolvem uma actividade política ou partidária regular". No entanto, aqueles nomes estarão, tudo o indica, à margem deste fórum e incluídos numa espécie de grupo de reflexão informal, mas organizado, que irá "acrescentar valor às propostas do Partido Socialista", dizem aquelas fontes ao DN.

1ª. parte

Polícia de Giro em fim de carreira disse...

Para além daqueles nomes, Sócrates reuniu ainda com Isabel Megre, João Luís Carrilho da Graça (arquitecto galardoado com o Prémio Pessoa em 2008), António Ramalho, Julião Sarmento, José Bento dos Santos, António Gomes Mota, Filipe Vilanova, José Manuel Fernandes (empresário) e Tiago Neiva de Oliveira (Grupo Cabelte), entre outros.

Com este encontro, ao jantar na quinta-feira, José Sócrates pretende em termos estratégicos "secar" o crescimento do PSD em alguns sectores da sociedade civil e das empresas. As mesmas fontes adiantam ao DN que "ideologicamente, é uma pedrada no charco ao centro-direita", tendo até em linha de conta que alguns dos comensais estiveram nos últimos anos ligados a movimentos como o Compromisso Portugal. António Carrapatoso e António Mexia são inclusivamente da Comissão Promotora daquele think-tank tido como mais próximo dos ideais neo-liberais e conotado com o centro-direita.

Ao mesmo tempo que está a tentar conquistar independentes maioritariamente do centro-direita, José Sócrates aproveitou os últimos dias para fazer alterações na estrutura do Fórum Novas Fronteiras. Para o Conselho Coordenador entram agora Luís Amado (ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros), João Tiago Silveira (novo porta-voz do PS e secretário de Estado da Justiça) e Fernando Medina (secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional). Estes três nomes juntam-se ao núcleo duro das Novas Fronteiras, onde estão também Sócrates e Vitorino, para além de Augusto Santos Silva, Gomes Canotilho, Jaime Gama, João Ferrão, Lídia Jorge, Manuel Pinho, Maria João Rodrigues, Mariano Gago, Sérgio Sousa Pinto e Vital Moreira.

Como convidados há também surpresas. O DN sabe que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS convidou a actriz Inês de Medeiros (que foi mandatária nacional da candidatura de Vital Moreira nas europeias) para integrar o fórum, ao lado de Carolina Patrocínio (apresentadora de televisão, ex-Clube Disney), Pedro Alves (jurista), Teresa Mendes, Irene Pimentel (historiadora, Prémio Pessoa em 2007) e João Galamba.

Aqui, salientam fontes socialistas, Sócrates pretenderá "revelar que o PS tem armas novas, rostos jovens e de várias áreas de actuação para enfrentar os actos eleitorais que aí vêm". Também neste caso a maior parte dos novos membros associados às Novas Fronteiras não tinha antes qualquer ligação ao PS ou ao seu aparelho.

"há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"
2ª. parte

Anónimo disse...

Sócrates o Sarkozi Português ou Blair da 3ª. via?

leixão disse...

A solução seria -e não é possível - mudar a liderança do partido, redefinir programa político, e fazer tudo isto antes das eleições.
Não é materialmente possível, pelo que provavelmente vem aí o dilúvio!

M.Machado disse...

Leixão tem razão. Mais do que provavelmente. Elas cá se fazem, cá se pagam. Eles fizeram-nas, nós pagaremo-las!
Também merecemos porque todos somos responsáveis sobretudo os que por cobardia ( também conhecida por boa educação, alinhamento, disciplina e patacoadas quejandas) nunca alinharam com os que apontaram que o rei ia nu.

Anónimo disse...

Ainda estamos a tempo de mudar isto.
Eu não me conformo.
Regressa o neoliberalismo.

Anónimo disse...

"A esquerda unida jamais será vencida"
Saia uma petição para tocar a reunir.
A direita não pode vencer.
O País já pagou uma factura muito elevada durante 35 anos.
às 13H00 será dado o golpe final em Sócrates e no PS.
Cavaco vai falar e marcar eleições. Se marcar eleições simultaneas, assume-se como lider da direita e abre campanha para a reeleição.
Não pode haver contemplações.
O PR pode ser criticado e deve.
Como não está a ser o garante do bom funcionamento das instituções tem de pagar pelo erro.

Polícia de Giro disse...

Cavaco cumpre a Constituição e respeita a vontade maioritária dos Partidos.
Ganhou o bom senso e a Democracia.
Perdeu o Sd e Ferreira Leite.

M. Machado disse...

No neoliberalismo estivemos nós até há muito pouco tempo. Temos feito a política do PSD. Mais, fizemos a política que o PSD nunca foi capaz de fazer contra os trabalhadores. Eles riram-se e calaram-se, Bateram-nos palmas e comentaram: realmente só os socialistas é que tinham condições para fazer isto. E agora estamos nisto.
O Cavaco isolou-se do povo ao marcar para dois dias diferentes. Ganhou o PSD que ficou com a opinião pública esmagadoramente ao seu lado. Mas Cavaco conseguiu que ninguém o pudesse colar ao PSD e ficou em boa posição para o futuro.
Preparêmo-nos para a maior abstenção de sempre, em autárquicas, para o dia 11 de Outubro.

Anónimo disse...

Sabiam que o PS esteve nestes 4 anos a preparar o programa para os próximos 4 anos? É o que o novo porta-vos acaba de dizer.
MM tem razão. Esta marcação de datas é um presente envenenado para a esquerda que fica com a opinião pública contra. Cavaco diz que a culpa foi dos partidos e que lava dali as suas mãos.

Micaela disse...

A Marktest é a que tem acertado mais nas sondajens tá mau

Anónimo disse...

Esta sondagem é péssima para o PS e infelizmente, nas autárquicas, a situação é ainda mais preocupante.

Sou socialista de alma e coração, podem crer, mas olho para alguns Ministros deste Governo que debitam asneiras a cada palavra; para um José Sócrates que denota prepotência e tiques "fascistas" em cada intervenção; para candidatos autárquicos puramente "carreiristas", que vêem na politica não uma forma de servir as populações, mas de compor o rendimento do agregado familiar; para candidatos autárquicos manifestamente desonestos, inclusive acusados pela justiça, nos quais o PS mantém a confiança; para dirigentes distritais e concelhios cuja medida mais admirável seria imporem a si mesmos um voto de silêncio, se são vazios no conteúdo e caricatos na forma. Posto isto questiono-me: "Com gente desta o PS merece vencer eleições?"
Sou do povo e é assim que pensam os meus pares! A resposta segue dentro de momentos, eis o primeiro esboço.

Anónimo disse...

Mas com esta direita ficamos melhor servidos?
Temos e de obrigar o PS a governar à esquerda e não se deixar levar no canto do neoliberalismo.
Dizer mal agora só favorece o PPD.

Primo de Amarante disse...

Há ainda uma outra sondagem. Não veio, até agora, a público. Penaliza ainda mais o PS.

Mas, o pessoal já não acredita no palavreado e só está atento aos testemunhos de vida. O que lhe interessa é o mundo da vida, onde se faz a separação entre a honra e a falta dela, os homens coerentes e os aldrabões, os honestos e os vigaristas. E nesta destrinça há muito que o PS está a perder.

A imagem de Sócrates desde há muito que se tornou num deficit para o PS. Prejudica o PS porque vai contra a corrente da história e das raízes do partido.

A ela se junta a mediocridade dos seus líderes. Como no princípio de Peter, quanto mais medíocres, incompetentes e analfabetos, mais longe querem chegar. Veja-se a corrida ao segundo lugar nas listas para as autarquias, nomeadamente para a Câmara do Porto.

Mas o pior, ainda, é a corrupção que vai grassando no Pais. Vejam a quem são entregues projectos, obras e pareceres. Por que razão a um só arquitecto são entregues 40 escolas e só um empreiteiro vai construir uma dezena de centros de saúde e não sei quantas escolas?!... Não falo das luvas à cabeça, do tráfico de influências, dos “jobs” , dos empregos por favor, etc. etc..

Naturalmente, muita coisa se diz que será exagerado, mas não há fumo sem fogo!

E, ainda, há uma outra coisa terrível: é a ideia, que no PS vai passando para as gerações mais novas, de que a política é paleio sem respeito por regras, responder com sofismas, fazer oposição à oposição com insultos, habilidades, jogos de simulação, teatro, espectáculo, etc.

Com esta cultura, que outros resultados para o PS poderiam aparecer nas sondagens?!...

Dir-me-ão que no PSD se passa o mesmo. É verdade, mas, como se vê, isso não reverte a favor do PS.

Também sou socialista e sou avô, mas não foi nesta imagem de socialismo que me formei politicamente, não foi esta imagem que transmiti aos meus filhos e não queria que esta imagem servisse de referência para minha neta.

Por isso, enquanto a cultura política do PS não for corrigida não votarei PS. Penso que há muita gente a pensar como eu! Mas, na minha vida, já vai ser muito difícil que o PS se reforme.

Há quem diga que o PS está a criar condições para que uma extrema direita ganhe força, conote o socialismo com uma fraude, e ocupe o poder. Nessa altura, pode ser que o medo leve a abandonar a carruagem do partido toda essa gente oportunista que o ocupou em andamento.

Polícia de Giro reconciliado disse...

Mas isoladamente não se consegue mudar coisa nenhuma ó Primo.
Porque não criar a Norte uma corrente de opinião socialista a sério para obrigar o PS a mudar de rumo?
Há muito gente fora e dentro do PS que está desesperada à espera disso.
Com técnicos capazes apresentar alternativas.
Defender o Norte.
Ja não se voltou a falar em Regionalização e ninguém diz nada.
Se as listas estão a ser cozinhadas à revelia dos õrgãos e por interesses particulares há que denunciar publicamente.
Pergunte-se à Federação do PS/Porto qual é a estratégia para o futuro.
Qual é a estratégia autárquica no Distrito?
Ninguém sabe.
Ainda estamos a tempo de dar mais um exemplo aos nossos netos e filhos.

Anónimo disse...

Ora aqui está uma boa opinião ( as opiniões são todas boas ) .Uma corrente "Norte Socialista". Pourquoi pas?

M. Araújo disse...

Já se manifesta infelizmente, tardia qualquer alteração no rumo encetado. Se dentro do partido SOCIALISTA não houve até agora quem fosse escolhido para dar ideias, reforçar a militância e chamá-la ao campo de batalha, não será certamente com pálidos e decrépitos figurantes de outras cenas já representadas mas falidas, que se alcançará o sucesso.
O erro do PS chama-se José Sócrates; não pelo que representa como imagem pessoal mas porque deixou entregar o poder e a organização do aparelho do Parido e da Administração Pública, a actores menores, sem competência, sem ética e movidos apenas por interesses pessoais. Todos os regimes sucumbem à escassez de rigos,valores e princípios dos seus próprios agentes; a queda é sempre uma questão de tempo...

HS disse...

Por onde tem andado toda esta gente que agora é tão de esquerda?
Enquanto o Sócrates fazia merda, com a "Milu" e o "Jamais", mas as sondagens iam dando vantagem ao PS, nada parecia incomodar alguns destes militantes, agora tão preocupados.
Porquê só nestas alturas, o PS se reivindica da esquerda?
Tanta gente com medo de perder o "tacho"!
O Só crates já não é garantia de emprego. Por isso o Sócrates será abandonado e está fodi......

Anónimo disse...

Os homens passam e as instituições ficam.
Sócrates não é nem será nunca o homem providencial, que não existe.
São s eleitores e os militantes que não exigiram quando deviam e se calaram.
É por isso que defendo a Democracia Directa.

Anónimo disse...

Excplique o que entende por Democracia Directa,por favor.

Primo de Amarante disse...

Isso é verdade, mas as instituições não falam por si e quem fala pelas instituições pode deixar delas uma imagem muito negativa. E é esse o drama para o PS!

M. Araújo disse...

Errar é próprio do homem. Insistir no erro é que se torna defeito. A todo o tempo,Sócrates pode regressar ao país real, encontrar o povo, ecará-lo de frente, explicar os erros,os desvios de rumo e as razões das falhas. Tem de lhes falar de trabalho, de pão e de solidariedade, bandeiras a apodrecer nas arrecadações das federações e concelhias do PS. Tem de lhes dizer quem é, o que pretende de melhor para eles e o que está disposto a sacrificar em nome dos valores, dos princípios e da ética. Tem de exonerar muita gente e dizer porquê. Tem de ouvir o partido na suas raízes de onde sempre apareceu a sabedoria em momentos semelhantes e tão aflitivos como este. José Sócrates sabe isso melhor que ninguém mas para se trasformar naquilo que era tem de romper com as malhas em que o prenderam e fazer isso não vai ser fácil...

Nota: este espaço é de todos.

Anónimo disse...

Há a Democracia representativa que é a nossa e a Democracia participativa, onde os eleitores são mais ouvidos e os deputados são eleitos por circulos unnominias.
Directa ou participativa é quase o mesmo.Pode ser uma forma mais avançada.

Polícia de Giro disse...

O Primo de Amarante hoje está impecável.
Assim todos compreendem a razão dos seus desabafos.
Um homem com a formação que tem deve ser mais pedagógico e menos violento na crítica. Pode dizer-se tudo sem ofender pessoalmente.

Pedro Nunes disse...

Esclarecido. Mas directa e participativa não é bem a mesma coisa. A primeira sai do ideário anarca, a segunda do republicanismo de esquerda incluindo a deriva marxista que em alguns casos (leninismo) acabou com qualquer participação e a partir do esmagamento dos sovietes (Kronstad) se tornou numa ditadura burocrática, na prática de essência fascista.
Mas talvez só se possa chegar à directa por via do aprofundamento da participativa. Isso é que interessa discutir em termos ideológicos. As bases anarquistas oitocentistas têm muito a dar à democracia que os cidadãos hoje pretendem, nomeadamente em relação ao grupo de malfeitoes intitulados banqueiros.

Polícia de giro disse...

Não são só os malfeitores banqueiros.
É a Globalização selvagem e a economia de casino.
As holdings deram nisto
Os oligopólios deram nisto.
As SGPS deram nisto.
Os empresários e os accionistas só pensaram no lucro rápido.
Desinvestiram nas empresas para jogar na bolsa. A confusão das participações, a OMC com regras para lixar os países mais pobres, levaram a este estado.
Crise financeira, económica e social.
Mas alguém vai pagar isto muito caro.
Muita gente está a sofrer e o emprego a escassear.Q!uando os milhões de desempregados reclamarem comida vai ser o desastre total.
Tem de ser tudo revisto e criar um novo modelo económico. Não odemos deixar enganar-nos de novo.

Pedro.Nunes disse...

Se o inimigo não for definido concretamente, isto é tudo verbo de encher. O inimigo dos cidadãos são a banca e os seus lacaios políticos. É assim á dois seculos, Claro que a banca é global. E a cidadania também.

Anónimo disse...

Parabéns ao Bófia por ter saído do estado comatoso profundo...