terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Automobilistas do Porto em buzinão contra portagens
22.12.2009 - 10:45 Lusa
Os membros das comissões foram distribuídos panfletos aos automobilistas
O buzinão teve lugar entre as 8h00 e as 9h00 na Rotunda dos Produtos Estrela, Porto, onde cerca de duas dezenas de activistas destas comissões distribuíram panfletos aos automobilistas, apresentando-lhes as razões deste protesto.
Em declarações à Lusa, José Rui Ferreira, membro de uma das comissões, fez um “balanço muito positivo” desta acção de protesto contra a introdução de portagens nestas vias.
“Correu muito bem”, disse, “os automobilistas, lendo os painéis que colocámos na rotunda dizendo ‘não às portagens’ começaram logo a buzinar”.
Nesta acção, os membros das comissões foram distribuídos panfletos aos automobilistas, dando a conhecer as razões do protesto.
No documento, as comissões de utentes lembram que o programa deste governo referia que as portagens não seriam introduzidas nas três SCUT - Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata - “enquanto se mantiverem as duas condições que justificaram, em nome da coesão nacional e territorial, a sua implantação”.
Essas condições passam por as SCUT se localizarem em regiões cujos indicadores de desenvolvimento socioeconómico são inferiores à média nacional e não existirem quaisquer alternativas no sistema rodoviário.
Para as comissões, de acordo com estes critérios, não podem ser introduzidas portagens nas SCUT, uma vez que as estradas se localizam em regiões com indicadores socioeconómicos inferiores à média nacional e por não disporem de vias alternativas.
José Rui Ferreira acrescentou que, “estranhamente, o senhor ministro das Obras Públicas anunciou que a introdução de portagens vai para a frente”.
O ministro garantiu recentemente que a introdução de portagens nas SCUT vai avançar e disse que o calendário já está definido.
Outra das razões que levou à promoção desta acção de protesto prende-se com o facto do ministro das Obras Públicas não responder, há mais de um mês, a um pedido de audiência por parte destas comissões.

Sem comentários: