quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

CÂMARA DE BAIÃO NA LINHA
DA FRENTE DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Redução de 25 por cento nas emissões de gases com efeito de estufa; poupança nos custos dos combustíveis; e aproveitamento de óleos domésticos usados, evitando descargas para as condutas de saneamento. Estas são algumas das vantagens do biodiesel, um combustível mais amigo do ambiente, que é produzido em Baião graças a uma parceria entre a autarquia e a empresa Enercalis.
“Esta foi uma aposta na qual nos empenhamos e que permite afirmar que estamos na linha da frente do uso de biocombustíveis e do tratamento de óleos usados”, referiu José Luís Carneiro na apresentação da unidade de produção a 22 de Dezembro. Esta unidade, instalada nos armazéns da autarquia, foi dada a conhecer a responsáveis políticos, representantes de associações empresariais, de instituições de solidariedade social e de ensino da região.
O biodiesel resulta de um processo de filtragem de óleo alimentar usado, ao qual é acrescentado metanol, daqui resultando um combustível, denominado B30, que pode ser utilizado por em viaturas com motor a gasóleo que pertençam a frotas cativas (propriedade de empresas ou instituições). Este combustível é um terço mais barato do que o gasóleo convencional.
José Luís Carneiro sublinha que este processo vai traduzir-se em vantagens ambientais e económicas. “Em primeiro lugar vamos evitar a descarga dos óleos domésticos nas condutas de saneamento e nas águas superficiais e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. Além disso, permitirá economizar recursos financeiros da autarquia na despesa com combustíveis convencionais”, explicou o presidente da Câmara.
Para já, apenas três veículos da autarquia estão a utilizar, a título experimental, este combustível, mas o processo evoluirá nos próximos meses com a introdução de mais viaturas. Actualmente as viaturas utilizam uma mistura de 10 por cento de biodiesel e 90 por cento de gasóleo convencional. Até ao final de 2010 espera-se que a incorporação de biodiesel atinja os 30 por cento.
Também as autarquias de Marco de Canaveses, Amarante, Resende, Cinfães e Mesão Frio já manifestaram interesse na utilização de biodiesel produzido na unidade de Baião.

Sem comentários: