domingo, 13 de dezembro de 2009

Discurso para apoiantes de 2006 no Entroncamento
Manuel Alegre acredita na força dos portugueses para “dar a volta a isto”
(Público)11.12.2009 - 23:29 Luciano Alvarez
Num encontro com apoiantes da sua candidatura a Belém em 2006, realizado no Entroncamento, Alegre começou a sua intervenção logo a dizer que “a maledicência, a suspeita e o insulto substituíram o debate de ideias e projectos”. “Sobram o sectarismo e a mesquinhez, faltam a generosidade e a grandeza necessárias para nos unirmos em torno de um propósito comum. Sem truques, sem falsas ilusões, mas também sem descrença e fatalismo”, acrescentou.
Para o socialista, acima de “sectarismos, das corporações, dos clubes, dos lobbies, das capelinhas e interesses particulares”, está a democracia, está Portugal” e a “crença em valores comuns, na qual acredita que se revêem a maioria dos portugueses, salientando a decência, o trabalho honesto, a liberdade e a confiança nas instituições.
Quanto aos “profetas da desgraça”, “que estão constantemente a decretar o fim iminente de Portugal”, Manuel Alegre disse haver “quem faça disso uma profissão”: “Há quem deva o seu estatuto entre nós ao facto de estar constantemente a passar atestados de doença terminal à democracia e ao nosso país. Mas nada disto é novo. Profetas da desgraça já houve muitos, em todas as épocas da nossa história. E, no entanto, passaram mais de oito séculos e ainda cá estamos.”
A seguir vieram as palavras de esperança nos portugueses, “na magnífica vontade humana”. Em gente que, “mesmo contra a vontade de alguns grandes interesses privados, que em vários momentos da nossa história foram ‘entreguistas’”, tem desejo “de dar a volta a isto”.
E citou vários sectores profissionais e instituições de onde poderá vir a “força da mudança”: pequenas e médias empresas, empresários, trabalhadores, professores – “sobretudo do ensino público” -, de quem se espera “que eduquem os nossos filhos e netos com rigor e exigência, em nome não das estatísticas”, invocando ainda a “experiente diplomacia”, as forças armadas e terminando na justiça.
“[A força] Tem de vir da nossa justiça, de uma justiça independente, imune às pressões, tanto do poder político e económico como das tentações corporativas, uma justiça que garanta a separação de poderes, que restaure a credibilidade das instituições, que permita o funcionamento da economia e que devolva aos portugueses a convicção de que vivemos num Estado de direito, em que há absoluta igualdade dos cidadãos perante a lei”, afirmou.
“Esta é a nossa gente”, disse ainda Alegre lembrando que”é para eles e sobre eles que se deve debater na AR”: “Com uma cultura democrática de negociação, da parte de todos, Governo e oposições. Não há problema em haver discussões fortes no parlamento. Isso é próprio da democracia. E sempre é melhor um parlamento em que se discute do que não haver parlamento nenhum ou então a caricatura que havia na ditadura. Simplesmente: na situação actual é bom que se discuta o que merece ser discutido.”
Lembrando que a “crise mundial está longe de estar resolvida”, referiu que as grandes instâncias mundiais, OCDE, Banco Mundial, FMI, Banco Central Europeu, “parecem mais empenhadas em preservar o sistema que provocou a crise do que propriamente em resolvê-la”. “O Mundo está sem modelo.”
Para o socialista “é incompreensível que perante a falência da ideologia neoliberal”, as “forças de esquerda na Europa não sejam capazes de encontrar novas soluções e novos caminhos ou, pelo menos, de defender o Estado Social que é a sua principal criação.” Portugal tem a sua própria crise, agravada pela crise mundial. Os tempos estão difíceis. E podem vir tempos piores. Tempos que exigem coragem, verdade e imaginação.
E, mais uma vez, voltou a apelar à união das forças de esquerda em Portugal: ”Será que as esquerdas do nosso país, para além das diferenças dos seus projectos, não serão capazes de fazer um esforço para encontrarem um denominador comum à volta das questões essenciais (…). Será que, tal como em outros períodos históricos, nomeadamente o 25 de Abril, não seremos capazes de ser de novo precursores e descobrir novos caminhos que dêem outro sentido à democracia e outra esperança aos portugueses?”
Para Manuel Alegre, “este é tempo de repor o primado da política e da solidariedade sobre os egoísmos e os grandes interesses”.
“O que hoje se pede aos políticos”, acrescentou, “não é que se refugiem no silêncio, nem em habilidades tácticas ou querelas artificiais”. “O que se lhes pede é verdade, sentido da responsabilidade, vontade de mudança.”
E terminou dizendo que há um objectivo que deve unir todos os portugueses: “Esse objectivo é Portugal. Esse combate vale a pena e chama por nós. Para mudar, não para que tudo continue na mesma. Basta ter esperança e acreditar no nosso poder, no poder dos cidadãos. Porque Portugal não é só de alguns, Portugal é de todos.”

11 comentários:

Pedro Aroso disse...

Manuel Alegre insiste em ser presidente das esquerdas. Alegre parou no Maio de 68 e deixou-se "fossilizar". Portugal precisa é de um presidente de todos os portugueses, que saiba interpretar os sinais dos tempos.

Anónimo disse...

Alegre, é um dos que pensam que há coisas que nunca mudam!e que é possivel um mundo melhor.A pensar como ele haverá mais portugueses. Comigo já são dois!!Penso que um dia destes vamos ter contar quantos.

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Chegou a hora de se perceber que para o Povo pouco mudou,ou pouca coisa mudará no futuro...e não é Alegre a bandeira da mudança..alegre pertence ao regime e ao sistema..pouco o poderá mudar...A menos que mude radicalmente de discurso e se tormne umcentrista..coisa que nunca será...e não o sente nunca gfará parte da solução mas do problema...

josant disse...

Pedro Aroso
Continuo a não entender esta sua mania de perseguição.O sentimento de "fastio" que denota ter por Manuel Alegre é por muito que queira disfarçar incompreensível.
Como diz o povo, mais vale cair em graça do que ser engraçado ou então, antes dizer aos outros, do que digam de mim.
Porque raio, é que Manuel Alegre não pode ser O presidente, para a maioria dos outros portugueses, mesmo que não seja para si?
Com que consciência politica ou sabedoria(?) digna de um "Soba",entende que Manuel Alegre e tudo o que ele "arrasta" ou representa está fossilizado?
Qual é a diferença que existe entre o seu tempo e o meu?
Porque borda se guia para intuir que os sinais de Alufá, são os que indica.
Meu caro
O tempo,não tem tempo para discutir sinais.
O tempo é perene e não insistente.
Logo o que é para si,não tem de ser, por muito que lhe custe, para os outros.É uma questão de prespectiva global.
Isto é: cada um é como cada qual e não todos, como...iguais.
Por esta razão e por intelecto,não aceito a premonição como um dom, nem a envangilização política como sendo a via útil ou necessária para uma decisão ou opção consciente.
Por isso meu caro, limite-se ao que é, porque tem todo o direito de o ser, mas não ponha no mesmo saco os que não são...como é.
Os Arqueólogos merecem mais respeito,já que não o tem pelos outros.
Att.Renato Pereira
Uma pergunta.No seu entender quem se apresenta "fora do regime e do sistema"?.
Um desafio. Apresente quem no seu entender, lhe preencha totalmente o ego, para ver seu,que também tenho direito, estou de acordo.
Porque será que a antipatia pessoal sobrepõe-se à política e "mutila" o raciocínio?
Saudações

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Meu caro e estimado josant...
Alegre não me alegra,nem me entristece...é apenas "mais do mesmo"...Claro que felizmente nós temo eleições presidenciais reais e verdadeiras e não aquela farsa que o seu inestimavel camarada do MPLA , presidente ilegitimo há trinta anos, vai querer transformar em Angola...Claro que tudo lá acontece por culpa do colonialista e eu dou razão aquem disser isso...Porque OMPla é uma colonização mental do nosso PCP...
Quero distância da extrema-esquerda do corporativismo sindical...e do revanchismo do Bloco...quero um candidato PS à PS...alguém que sendo eleito se transforme num presidente de todos como foi o caso de jorge Sampaio. ramalho eanes, e mário soares...e poderá ser um guterres, um ferro rodrigues, um gama, e sei lá... um freitas do amaral...Sou existencialista e baseio-me em realidades e não em ficções ou floreados literários...

Pedro Aroso disse...

Caro Josant,

Confesso que não compreendo o seu nervosismo. Embora eu não seja socialista, votei em Mário Soares e em Jorge Sampaio e não me arrependi, porque ambos souberam ser presidentes de todos os portugueses. Manuel Alegre, que ainda é mais velho do que a Dra. Ferreira Leite e o Prof. Cavaco, será sempre uma referência na história da nossa democracia, mas jamais será Presidente da República, porque está manifestamente fora do prazo de validade. O seu discurso não traz nada de novo. É mais do mesmo e eu já não tenho paciência para ouvir aquela cassete.

josant disse...

Meu caro G.Pereira
Com esta do meu inestimável camarada(?)do mpla é que você me deu. Mas tem azar que não me belisca,pelo simples facto de não ser, nem ter, ramificações africanas e muito menos simpatia por esse presidente que indica. Mas
estou de acordp quanto à escolha de um candidato PS à PS.
Mas o gostaria saber qual é o seu verdadeiro PS?. Se é o que deixa transparecer das escolhas, faz lembrar a rábula do todos ao molho e fé em Deus.Se é existencialista, como diz ser, acredita na sua doutrina filosófica;logo acredita no homem como sendo fundamental, para a solução de todos os problemas.
Assim a realidade, no sentido lato da palavra, em que se baseia,não é diferente da minha, mas podemos como é o caso divergir mas só, na sua concepção.
mas não é por este facto que o seu entendimento desmerece o meu,uma vez que só resume pontos de vista diferentes, é certo, mas não verdades exclusivas,pois estas não existem, como deve saber.
Dito isto, francamente não vislumbro, onde possa existir, na mais que certa,a meu ver, candidatura de Manuel Alegre a presidente da républica, qualquer laivo de ficção ou mesmo de
floreado literário. Mas mesmo que assim entenda, até nele, existe muito de realidade.
Assim, continuo a insistir nesta máxima, que é de dificil explicação: mais vale cair em graça,do que ser engraçado.
É a vida...
Att.Pedro Aroso
Muito se engana quem cuida e neste caso digo-lhe francamente, que está cpmpletamente enganado.
Não me enervo com a facilidade que me atribui, por duas razões fundamentais.
Pela idade que tenho e pela experiência que resulta de mais de 35 anos de viver e conviver com políticos e também, porque os há, politiqueiros.
Ao contrário de si, penso que a competência o saber e os valores não tem idade, razão pela qual não subscrevo a ideia do prazo de Validade.Não compare as figuras que descreve, com produtos de super-mercados. Não é etico e muito menos respeitável.
Duas das suas referências também são minhas, mas o que estranho em si,é não ter percebido que Mário Soares quando se candidatou, era mais velho e continua a ser, do que Manuel Alegre mas não o preocupou nem o considerou, usando a sua frase, fora de prazo. Porque será? Talvez pela cassete ser diferente... com mais consonância.
Mas compreendo-o e até aceito o fastio que sente por Manuel Alegre. Sabe porquê!? pela simples razão do meu caro não ser socialista e eu sou.
É aqui reside a diferença.
Os nossos Credos são bem diferentes.
Saudações

RENATOGOMESPEREIRA disse...

olhe JOSANT..havia uma mulher abrangente, que se quizesse ser canssadidata PS à presidência e eu quase que tenho acerteza que o camarada Alegre a apoiaria também é a dinissima esposa que fou do professor Sousa Franco, ou seja a Dra MATILDE SOUSA FRANCO...Essa até que seria uma óptima aposta- se é que se pode chamar aposta no bom sentido- e uma Candidata de limpar uma maioria absolutissima...
è de candidatos assim abrangentes e democratas que precisamos par sairmos vencedores...

Pedro Aroso disse...

Caro Josant

Quando Mário Soares se candidatou a primeira vez tinha apenas 62 anos e, quando acabou o segundo mandato, tinha 72. Recordo-lhe que o Manuel Alegre nasceu em 1936 pelo que, daqui a 2 anos, terá 77 anos. Veja aquilo que está a acontecer com o Prof. Cavaco que, apesar de ter feito 70 anos recentemente, está completamente gágá. Não lhe parece que o Manuel Alegre está na hora de gozar a sua merecida reforma?

Anónimo disse...

Do que conheço da Dra. Matilde, que muito respeito e aprecio como MULHER e cidadã, não encaixa num cargo de PR.É uma Senhora muito culta e de muito bom senso, que é coisa que falta a muita gente deste País, como tal não a vejo a dar corpo a essa aventura. O PS tem grandes cidadãos, com prestigio e valor, para escolher. Não tenhamos pressa. Falta muito e por agora há muito em que pensar. Afinal os melhores PR foram e são grandes socialistas. Mário Soares e Jorge Sampaio. Duas magistraturas de grande referencia. Por mim apreciei muito Jorge Sampaio

josant disse...

Caro Pedro Aroso.
Para mim este caso não é de extrema importância logo, nem mereçe para já, ser discutido.
Volto a êle, para fazer uma pequena correcção. A altura ou o ano, que referi não diz respeito à primeira candidatura de Mário Soares,pois para mim não fazia qualquer sentido porque ambos são da minha geração e sei bem o tempo que os separa, mas sim às últimas onde concorreu com o Manel e com o Cavaco. Lembra-se? E agora, já concorda comigo no respeitante a "fósseis"?
Para mim a idade, modéstia à parte, continua a ser um "posto".
Saudações