segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Em resposta a entrevista do ex-Presidente
Alegre lembra que Soares também já teve "um pé dentro e outro fora" do PS
07.12.2009 - 16:49 Por Leonete Botelho
Manuel Alegre não está incomodado com a forma como Mário Soares se referiu a ele numa entrevista ao diário i, em que o ex-Presidente da República afirma que o político-poeta "tem um pé dentro e outro fora do PS". Só depois de lhe dar os parabéns pelo 85º aniversário e de salientar a forma "afectuosa" como Soares se referiu a ele é que Alegre dá a resposta política: "Também Soares já esteve com um pé dentro e outro fora do PS e nessa altura eu estive com ele, porque achei que tinha razão", afirmou ao PÚBLICO.
Alegre aproveitou para dar os parabéns ao camarada Mário Soares.
Numa longa entrevista de vida a propósito do seu aniversário, Mário Soares refere-se, às páginas tantas, a Manuel Alegre e as primeiras palavras são de afecto. "Fui durante muitos anos amigo dele, tínhamos um contacto quase diário. Eu gosto dele, dou-me bem com o temperamento dele...", começa por dizer o líder histórico do PS.
E é esta frase que Alegre começa também por realçar, quando questionado pelo PÚBLICO sobre a entrevista do seu correligionário."Aprecio a que se tenha referido a mim em termos afectivos, há muito tempo que não o fazia e isso também quer dizer alguma coisa", comentou Alegre, mas só depois de desejar "Parabéns e saúde da boa, por muitos anos" ano seu velho amigo.
De resto, não se surpreende com a referência menos agradável que lhe é feita na entrevista, quando Soares diz não apreciar "a forma como se tem comportado com um pé dentro e outro fora" do PS. "Nada que já não soubéssemos", considera Alegre, acabando por devolver as declarações ao remetente.
"Ele próprio já teve um pé dentro e outro fora", afirma, aludindo ao episódio ocorrido no final da década de 70, quando o grupo do “ex-Secretariado” (liderado por Salgado Zenha) ficou ao lado do então Presidente da República Ramalho Eanes contra a vontade do fundador do PS.
"Mário Soares auto-suspendeu-se do cargo de secretário-geral do PS. Nessa altura, muita gente o criticou, mas eu estive com ele porque achei que ele tinha razão. Fui dos poucos dirigentes do partido que ficou com ele", frisou o ex-candidato presidencial.
De resto, Alegre sublinha que sempre teve "espírito crítico" e nem sempre esteve ao lado de Soares: "Votei contra a lei de segurança interna quando Soares era primeiro-ministro e não votei a primeira revisão constitucional, que ele e Sá Carneiro combinaram".

2 comentários:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Claro que qualquer socialista que se prese e democrata que se sinta tem sempre um pé dentro eoutro fora do PS...essa é a força do PS... e é por isso que ainda sou e espero ser por muitos anos..se clahar até morrer militante do PS com um pé fora e outro dentro...Só os conformistas tem os dois pés dentro ou os dois pés fora...

ernesto disse...

Quando aderi ao Partido Socialista,(já fiz 30 anos de filiação)não me tornei mais domcrata nem mais Socialista.Decerto não me torno menos quando discordo do PS.
Socialista não sei se vou ser até ao fim da vida! Democrata não tenho dúvidas que serei. l