quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A agência Fitch disse hoje à Reuters que deverá cortar o 'rating' da dívida pública nacional, na sequência da proposta de redução do défice do Orçamento de Estado de 2010, apresentada ontem pelo Governo e que para a Fitch não permitirá atingir as metas estabelecidas pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou ontem que o défice de 2009 chegou aos 9,3% e que a proposta do Governo no Orçamento de Estado de 2010 prevê uma redução do défice para 8,3%. Na sequência da apresentação desta proposta, a agência de notação de risco Fitch admite cortar o 'rating' português, por não considerar realista a previsão da diminuição do défice em 1%.
O director da Fitch, Christopher Pryce, afirmou ao Bloomberg que “será muito difícil” Portugal baixar o défice até aos 3% em 2013, uma condição imposta por Bruxelas para corrigir o défice excessivo, ao abrigo do PEC.
No diário espanhol 'El País' também se escreve hoje que “o cenário que desenha a agência americana de notação Moody's sobre o futuro de Portugal não pode ser mais sombrio".
Na sequência deste aviso, a desconfiança dos investidores tenderá a aumentar, porque a diminuição do 'rating' aumenta a percepção do risco de investir na dívida pública portuguesa. Segundo o 'Diário Económico', os mercados de dívida já estão a reagir ao anúncio da Fitch e os juros para comprar obrigações da dívida pública nacional estão a aumentar.

3 comentários:

Fortuna disse...

Pois, esta fitch e mais umas poucas foram as agencias de rating que não conseguiram prever a crise, nem do subprime, nem a falencia da islandia, nem o descalabro da outrora liberal irlanda nem a p... que os pariu. Devem ser assim como o medina carreira, estão sempre a debitar merda que não interessa para coisa nenhuma a não ser para diminuir uns quantos portuguesinhos. Salazar usava a mesma tactica!

AM disse...

À ganda Fortuna

Nem mesmo eu conseguiria dizer isso mais bem explicadinho :)

Um abração

AM

Manuel Silva disse...

Este Fortuna inda vai chegar a acessor de deputado para ajudar o deputado a mexer o naris a dizer que sim