domingo, 31 de janeiro de 2010

Presidenciais: "Não serei candidato em nome de nenhum partido"- Manuel Alegre
31 de Janeiro de 2010, 16:05 (Lusa) Joana Felizes
Manuel Alegre garantiu hoje, no Porto, que não será "candidato [à Presidência da República] em nome de nenhum partido" mas sim "por Portugal e pela necessidade de dar uma nova esperança à democracia portuguesa".
Manuel Alegre falou hoje no final de um almoço comemorativo do 31 de janeiro, promovido pelo Movimento de Intervenção e Cidadania da Região do Porto, que decorreu na mesma cidade onde, poucas horas antes, Cavaco Silva iniciou oficialmente as comemorações do centenário da República.
O ex-deputado socialista, que a 15 de janeiro anunciou a sua disponibilidade para se candidatar novamente à Presidência da República, afastou a hipótese de entrar nesta corrida eleitoral "em nome" de um partido.
"Não há democracia representativa sem os partidos, mas os partidos não podem monopolizar a democracia", considerou Alegre, que acrescentou que "o cargo de Presidente da República (PR) é unipessoal e independente".
Alegre disse não renegar o seu "percurso", as suas "convicções" ou a sua "afetividade partidária", mas considerou "irónico" que alguns "que durante décadas combateram o PS e as suas causas, venham hoje, por puro oportunismo e com o zelo de recém-convertidos, fazer a defesa dos supostos interesses do PS".
"Seria bom que na Presidência da República houvesse uma visão mais aberta e defensora das liberdades, da igualdade e do respeito pelas minorias", enfatizou, acrescentando que "a tolerância passa desde logo por não querer impor, em leis gerais da República, dogmas ou juízos de censura moral e religiosa".
Garantido que não se apresenta como "um salvador da pátria", o também candidato ao cargo de PR nas últimas eleições, disse que não ia ser "um presidente corta-fitas".
"É desejável, especialmente em períodos de crise, que o Presidente exerça uma magistratura de influência e promova uma cultura de responsabilidade, mas não no sentido de patrocinar alianças nem de interferir no consenso ou dissenso que tem o seu lugar próprio: os partidos políticos e a Assembleia da República", avisou.
Alegre enfatizou ainda o facto de que não se irá candidatar "para governar", não tendo "como objetivo principal e imediato criar as condições para demitir o atual governo, ou outro, na primeira oportunidade".
"A minha decisão é pessoal e marca desde já o propósito de independência que é inerente ao cargo de Presidente da República", afirmou, acrescentando que "não obriga nem pressiona ninguém".
Para além das questões da candidatura à Presidência da República, houve ainda espaço no discurso de Alegre para falar sobre aquilo que considera ser "uma crise mundial sem paralelo".
"As empresas de rating, que perderam toda a credibilidade depois da crise de 2007, estão a fazer pressões inadmissíveis sobre o orçamento português, contra as quais já reagiu, e bem, o Ministro das Finanças", considerou.
Alegre falou "em racismo económico", com um "desagradável sabor a ultimatum" aquilo que as agências de rating têm feito ao equiparar Portugal à Grécia.
No almoço comemorativo do 31 de janeiro, estiveram alguns nomes do PS/Porto, como o líder da oposição da autarquia portuense, Correia Fernandes, o opositor a Renato Sampaio nas últimas eleições para a distrital socialista do Porto, Pedro Baptista, e o deputado da Assembleia Municipal do Porto, Gustavo Pimenta.
Do Bloco de Esquerda estiveram o deputado eleito pelo círculo do Porto, João Semedo, e o candidato nas últimas eleições autárquicas à Câmara do Porto, João Teixeira Lopes.

1 comentário:

M. Machado disse...

Força Manuel Alegre! Os portugueses vão estar contigo! Portugal precisa de um Presidente e não de uma pau de vassoura!