terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Discurso do Presidente foi "importante" mas "teve contradições"
02.01.2010 - 16:14
No discurso, Cavaco Silva apelou ainda a um entendimento entre as várias forças políticas
O líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) considerou hoje que os alertas feitos pelo Presidente da República na mensagem de Ano Novo foram "importantes", embora recorde que Cavaco Silva desempenha um papel fundamental na mudança.
"O que digo é que as observações são importantes, mas as práticas e a acção política são fundamentais. Não esqueçamos que o Presidente da República é o primeiro actor político", sublinhou o secretário-geral daquela confederação, Carvalho da Silva.
O responsável pela CGTP-IN reagia, assim, ao discurso de Ano Novo proferido pelo chefe de Estado ontem à noite, no qual Cavaco Silva apontou a elevada taxa de desemprego e a dívida externa de Portugal como alguns dos problemas que os portugueses enfrentam, conjuntura que poderá conduzir Portugal "a uma situação explosiva".
No discurso, Cavaco Silva apelou ainda "a um entendimento" entre as várias forças políticas, adiantando que a discussão do Orçamento de Estado para 2010 é "o momento adequado para essa concertação política".
"Há aspectos positivos no conteúdo do discurso e na observação dos problemas, mas há também lacunas", disse Carvalho da Silva à Lusa, apontando o silêncio do Presidente da República relativamente a assuntos como o valor dos salários dos trabalhadores ou a actuação dos agentes económicos como algumas das falhas.
"A crise tem causas e responsáveis e é preciso denunciar tudo isto", acrescentou o secretário-geral da CGTP-IN, frisando que o apelo de Cavaco Silva para um entendimento partidário "só será positivo se for para criar mudança".(...)

Sem comentários: