segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Orçamento do Estado 2010 em vias de ser viabilizado com a abstenção da direita
Por Sofia Rodrigues

CDS-PP vai abster-se na votação na generalidade mas lança tabu para a votação final. No PSD, a abstenção é o cenário em cima da mesa

14 comentários:

Pedro Aroso disse...

É isto que distingue os partidos democráticos (PS, PSD e CDS), dos partidos da esquerda marxista-leninista, ou seja, colocam à frente os interesses do país e dos portugueses, em vez das fantasias revolucionárias. É pena que o candidato do BE às presidenciais não entenda isto.

Paulo MB disse...

Mas o Manuel Alegre já se pronunciou sobre o orçamento?
Ó meu caro Pedro Aroso, não se confundam as questões. Tenho estado muitas vezes de acordo consigo, mas não percebi esta sua intervenção. Então o BE já anunciou um candidato, ou limitou-se a dar o seu apoio a um socialista que tanta "porrada" lhes deu no passado? Mas tinham eles alguma hipótese de ir a votos nas presidenciais e depois cantarem vitória? Assim talvez o possam fazer.

Manuel da Silva disse...

A desonestidade intelectual e a má-fé são coisas muuito feias. Mas não faz mal, toda a gente percebe o que é: são os cagufes. E como passam a vida a sonhar com um PREC que lhes tire qualquer coisa que têm sem terem direito a ter, os cagufes são mais pesados. É por isto que a má-fé geralmente expressa a má consciência. O Orçamento será uma orçamento à Sócrates e Pedro Aroso mais um qualquer do PP, será o orçamento da direita que tem vindo a arruinar o país. Este filme já tinha passado há dois meses. Mas não é preciso deixar de ser mentalmente honesto para enfrentar as coisas que gostamos ou não.

Pedro Aroso disse...

Desonestidade intelectual e má-fé? É assim que o Manuel da Silva classifica aqueles que pensam de maneira diferente da sua? Tudo bem, nesse caso nem vale a pena discutir consigo, porque me faz lembrar o Salazar.

Meu caro Paulo MB
É verdade que o Manuel Alegre ainda não se pronunciou sobre o Orçamento, mas também não é difícil adivinhar aquilo que vai dizer. Vamos aguardar e depois conversamos.
Em relação ao candidato Manuel Alegre, tanto quanto eu sei só é apoiado pelo BE e pela Juventude Socialista. Em termos percentuais, as últimas sondagens dão-lhe cerca de 30 e poucos por cento, contra os 60% de Cavaco ou seja, uma votação inferior ao resultado que obteve nas urnas. Não acha isto estranho e motivo para reflexão?

Paulo MB disse...

Claro que se deve refletir. E pode crer que o MA se avançou é porque já o fez. O que pensa que o eleitorado, tradicionalmente mais à esquerda, pensa do actual PR? Foi mau demais para, os que se tentaram uma vez, o voltem a fazer.

josant disse...

Caro Pedro Aroso
Não se esqueça que para além dos partidos, existe sempre...o povo e este, é quem mais ordena!

Pedro Aroso disse...

Ainda bem que é o Povo quem mais ordena só que, às vezes, também se engana. Vejam aquilo que está a acontecer com o Cavaco Silva. Para mim, o último ano deste mandato tem sido uma verdadeira desilusão. Desejo, sinceramente, que não volte a candidatar-se e que o Partido Socialista encontre um candidato credível e responsável, que possa ser apoiado pelos partidos democráticos.
A eventual eleição de Manuel Alegre vai criar mais problemas a José Sócrates e ao PS, do que ao PSD e CDS. Disso não duvidem.

AM disse...

Caro Pedro Aroso

É mais do que limitativo considerar que toda a análise tem que ser feita entre os que considera como partidos "democráticos" e os que considera partidos "da esquerda marxista-leninista".

É mais do que limitativo considerar que uns "colocam à frente os interesses do país e dos portugueses" e outros "as fantasias revolucionárias".

Felizmente a realidade vai muito para além do preto/branco, norte/sul, porto/benfica, esquerda/direita, indios/cow-boys, Cavaco/Alegre.

Não existem só as soluções "de direita", usadas, repetidas e mais do que estafadas desde Novembro de 75 (há 34 anos) com os resultados miseráveis que constatamos de estarmos sempre na cauda da Europa e a perder terreno, de estarmos a agravar mais e mais o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, etc. etc. etc.

Nem, em alternativa, as soluções ensaiadas em outras paragens e que alguns tentaram aqui meter de "calçadeira" sem qualquer sucesso.

Manda a verdade dizer que tão culpados como Otelo, Vasco Gonçalves e outros que tal, terão sido as aventureiriçes irreflectidas de Spínulas, e as covardias de Sá Carneiro e tantos outros do PPD e CDS (para já não falar dos oportunistas sem carácter nem escrúpulos tipo Durão Barroso e Pacheco Pereira, para citar só alguns).

Insistir nas receitas de salários baixos e na ilusão das exportações é continuar a repetir erros em cima de erros!
Não resultou até agora, vai continuar sem resultar.

É preciso ensaiar novos caminhos, é preciso apostar no consumo interno, é preciso apostar na produção local e, acima de tudo,é preciso pressionar a EUROPA para a imposição de barreiras com base em pressupostos sociais,humanitários, ambientais, de justiça, etc. de forma a combater eficazmente este modelo de globalização que mais não é que capitalismo selvagem, a forma moderna da velha "lei dos mais fortes".

Não Pedro Aroso, este orçamento não serve nem Portugal nem os Portugueses...
Como não serviria qualquer orçamento feito por esta gente pequenina sem visão e sem ideias.

Não há só dois caminhos, há muitos mais...

Basta abrir os olhos.

Um abraço
AM

Pedro Aroso disse...

"Não Pedro Aroso, este orçamento não serve nem Portugal nem os Portugueses...".

O meu amigo António Moreira não concorda com este orçamento, mas tem várias soluções para resolver a crise, a saber:
1. "Apostar no consumo interno".
2. "Apostar na produção local".
3. "Pressionar a EUROPA para a imposição de barreiras com base em pressupostos sociais,humanitários, ambientais, de justiça, etc".

Finalmente, uma luz ao fundo do túnel! Na minha opinião, o António Moreira prestava um belíssimo serviço ao país se fizesse chegar estas dicas ao ministro Teixeira dos Santos.

Um abraço

M. Machado disse...

Orçamento é um descalabro num pais posto pelo PSD, CDS e PS no descalabro. São eles os donos do poder em Portugal e vão continuar a enterrar o país. Só não cortam nas mamas deles e dos afilhados, nos que estão na teta do poder e nos que estão na teta das pensões milionárias.
1ª medida: passagem do governo para metade, com apenas 6 ministros; 2ª redução do parlamento para 2/3; 3ª medida:
passagem de assessores do governo e do parlamento para metade; 4ª medida: regionalização e redução ainda maior do aparelho central político e administrativo; 5ª tecto das aposentações a 3500 euros ilíquidos.

Pedro Aroso disse...

M. Machado

Não subscrevo a passagem das tetas e das mamas, mas estou inteiramente de acordo consigo em relação às cinco medidas que preconiza. E digo-lhe mais: a Dra. Manuel Ferreira Leite deveria ser a primeira a ver reduzida a sua reforma para 3500 euros, mas brutos.

M. Machado disse...

Tem razão quanto às tetas e às mamas. A metáfora é um bocado machista porque são órgãos femininos pelo menos em termos funcionais. Cortem em tudo o que dê para mamar, seja o que for, então.Tornemos a metáfora mais... abrangente como agora se diz.
Agora ilíquido é o mesmo que bruto. Penso eu de que...

Sílvio Mendes disse...

Passo a passo a Esquerda caminha positivamente para um alternaiva. O mais provável é passar pela divisão do PS; mas também pela evolução do BE sem passar pelo marqueting; e pela recauchetagem do PC se é que os jovens que para lá são metidos conseguem fazer o que os velhos gaiteiros (reformadores) não conseguiram.
Este país precisa disso, quanto mais depressa melhor, de uma solução cívica, patriótica e social.

Pedro Aroso disse...

M. Machado

Tem toda razão, só agora reparei que no seu post escreveu "ilíquido". Como deve imaginar, eu li "líquido". Obrigado pelo reparo e as minhas desculpas pelo lapso.